Você sabe o que significa cada quadrado do QR Code?

Encontrar um QR Code e fazer a leitura destes códigos visuais são ações cada vez mais comuns para todas as pessoas, uma vez que esta tecnologia ganhou uma popularidade muito grande nos últimos anos, especialmente por conta de sua versatilidade e fácil utilização. No entanto, algo que pouquíssimas pessoas sabem é a respeito do significado dos quadrados de um QR Code.

Embora visualmente estes códigos sejam sempre muito parecidos, cada QR Code é único e apresenta características que os distinguem de diferentes maneiras, de forma que os leitores possam ter acesso ao conteúdo correto sem qualquer dificuldade.

Desse modo, um QR Code que tenha um arquivo de texto será diferente de um código que é utilizado para o redirecionamento digital, bem como de um outro utilizado para a realização de transferências financeiras e, assim sequencialmente, sempre de acordo com o significado dos quadrados de um QR Code.

Desta maneira, conhecer o significado dos quadrados de um QR Code é algo importante para compreender melhor o funcionamento desta tecnologia e se acostumar ainda mais com este recurso que chegou para ficar definitivamente no dia a dia de todas as pessoas.

Conheça o significado dos quadrados de um QR Code

Para ajudar você nesta tarefa de conhecer melhor o significado dos quadrados de um QR Code, confira a seguir o que representam e qual a importância de cada uma destas formas dentro da composição de um código visual:

  • Margem branca em torno do QR Code

Obviamente, os quadrados que compõem o QR Code que mais chamam a atenção de qualquer pessoa são os quadrados internos, de cor preta, que são distribuídos de forma espalhada dentro deste quadrado maior.

O que poucas pessoas percebem, porém, é que todos os QR Code possuem uma margem branca, em todo o seu entorno, que é o que delimita, de fato, a forma deste tipo de código visual. Para compreender o significado dos quadrados de um QR Code, é preciso, também, que se saiba que esta é exatamente a função deste quadrado externo, que indica ao leitor onde começa e termina o código a ser lido.

  • Três quadrados maiores nas extremidades

Todos os códigos QR possuem um, dois ou três quadrados de maior destaque em suas extremidades, que podem ser tanto nos cantos superiores quanto nos inferiores. O significado dos quadrados de um QR Code nestas posições possui duas respostas, e a primeira delas é a delimitação de seu formato, pois os demais quadrados são espalhados apenas em seu limite de posicionamento.

Além disso, estes quadrados maiores, de acordo com o seu posicionamento, também indicam qual o tipo de código QR será lido. Ou seja, se este código é numérico ou escrito, e se a sua leitura permitirá uma transação financeira, um download ou um redirecionamento digital, por exemplo.

  • Quadrados ao redor dos maiores nas extremidades

Agora que você conhece o significado dos quadrados de um QR Code nas extremidades, é possível conhecer, também, o significado dos quadrados ao seu redor. De uma maneira geral, estes quadrados indicam ao leitor qual é a versão deste código, uma vez que existem mais de 40 tipos diferentes de versões disponíveis de QR Code atualmente.

Entre estas versões, os códigos podem variar desde os que possuem 21×21 módulos em sua composição, até aqueles que possuem 177×177 módulos. Este último, é o mais avançado elaborado até o momento, e que permite uma série quase infindável de combinações diferentes de códigos.

  • Quadrado médio no canto oposto aos maiores

Invariavelmente, é possível identificar um quadrado um pouco menor do que aqueles presentes nas extremidades de um QR Code, mas maior do que os demais espalhados pela figura. Para conhecer o significado dos quadrados de um QR Code, é importante saber que este quadrado possui a função de alinhamento da figura.

Ou seja, a presença deste quadrado de tamanho médio no canto oposto aos maiores, onde não há o quadrado da extremidade, ajuda o leitor a posicionar a figura para a sua decodificação. Assim, sem este quadrado a leitura poderia ser muito mais difícil e demorada, diferentemente do que acontece com a sua presença.

  • Timming patterns

Por fim, para que você possa conhecer o significado dos quadrados de um QR Code de forma completa, existem as “timming patterns”, que são as linhas e colunas preenchidas nestes códigos pelos quadrados menores.

Estes quadrados são os responsáveis por garantir que os códigos sejam diferentes entre si e que a leitura levará o usuário até o destino correto. Além disso, estas linhas garantem, ainda, que o leitor possa se posicionar corretamente de acordo com a figura do QR Code, para que se possa ter uma leitura muito mais rápida e dinâmica.

Agora que você conhece o significado dos quadrados de um QR Code, faça uso deste conhecimento e utilize a tecnologia sempre que possível para obter ainda mais facilidades em seu dia a dia.

Para saber ainda mais detalhes a respeito da tecnologia QR Code, navegue pela página da QR Paga e leia nossos artigos relacionados a este recurso, desde sua composição até a maneira correta de seu uso em diferentes aparelhos celulares!