Vale a pena usar QR Code no varejo?

Os comerciantes e vendedores que atuam no varejo estão sempre em busca de melhorarem os seus resultados e conseguirem mais vendas, para, consequentemente, ampliar o seu lucro. Nesta missão, o uso do QR Code no varejo é algo essencial, pois é uma ferramenta que pode garantir bons resultados em decorrência de sua facilidade de uso e da segurança para vendedores e clientes.

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No entanto, mesmo que seja algo visto como uma ferramenta positiva, é comum que se encontrem questionamentos a respeito de se vale, ou não, a pena utilizar o QR Code no varejo. Por conta disso, é preciso que estas dúvidas sejam solucionadas de forma rápida e clara, para que os vendedores e donos de lojas de varejo saibam se devem, ou não, utilizar este recurso.

Para isso, a melhor alternativa é conhecer as maneiras como o QR Code no varejo pode beneficiar o seu trabalho, para que se pese estes pontos positivos e se possa chegar a uma conclusão de que seu uso, realmente, possui algum efeito positivo ou se apenas gera mais dificuldades para os profissionais.

Os benefícios do uso do QR Code no varejo

Para tornar mais fácil a definição de se vale ou não a pena a utilização de QR Code no varejo, confira a segui quais são os principais benefícios do uso desta ferramenta neste ramo comercial, para que se possa avaliar se estas vantagens são significativas para o seu negócio.

  • Maiores facilidades de pagamento aos clientes

Atrair clientes é um dos principais objetivos de qualquer empresa ou profissional que atue no varejo, pois isso é o que irá determinar os seus lucros ao final do mês. E uma das melhores formas de realizar esta atração de clientes é por meio da oferta de vantagens e facilidades, especialmente no momento do pagamento de suas compras.

Desta maneira, o uso do QR Code no varejo é essencial para oferecer maiores facilidades aos clientes, que podem pagar por suas compras diretamente em seu aparelho celular ou smartphone, sem que precisem carregar consigo dinheiro em espécie ou cartões de crédito e débito.

Na comparação com lojas que não ofereçam esta alternativa de pagamento, é possível que se tenha resultados de vendas muito melhores por conta desta facilidade oferecida ao seu público-alvo.

  • Mais segurança para sua loja

Armazenar muito dinheiro em espécie é algo que pode atrair a atenção de assaltantes e pessoas mal intencionadas, o que aumenta a incidência de roubos e furtos contra lojas que atuam no varejo. Assim, é natural que muitas empresas e profissionais prefiram o pagamento sem dinheiro em espécie, para evitar este tipo de problema.

Obviamente, isso já pode ser feito com o pagamento em cartões, mas o uso do QR Code no varejo amplia o leque de possibilidades de pagamentos aos clientes, que possuem mais alternativas de pagamentos digitais. Desta forma o dinheiro é transferido diretamente para uma conta bancária e diminui o risco de assaltos ao comércio varejista.

  • Taxas de juros mais baixas em comparação a outros meios de pagamento

Uma das principais reclamações de varejistas é com relação às taxas cobradas pelas operadoras de cartões de crédito e débito, que são descontadas de cada venda realizada com esta forma de pagamento. EM grande quantidade, estas taxas podem representar um grande valor que deixa de ser conquistado pelos comércios varejistas.

Exatamente por este motivo é que o uso do QR Code no varejo se torna ainda mais atrativo, pois as taxas de vendas por meio desta tecnologia são bastante reduzidas, de modo que o varejista poderá obter um lucro maior sobre as suas vendas.

Este também é um dos principais motivos para que muitos estabelecimentos comerciais incentivem os seus clientes a pagarem por suas compras com a leitura de um QR Code, para que possam ter uma taxa de pagamento reduzida conforme as suas vendas realizadas.

  • Maior economia com equipamentos e manutenção

Mesmo com o avanço rápido do uso do QR Code no varejo, os códigos de barras ainda são os mais utilizados para o comércio de uma forma geral. Porém, para que se possa fazer a leitura de um código de barras, é preciso que se tenha equipamentos muito específicos, como um computador e um scanner de raio vermelho.

O QR Code, por sua vez, pode ser gerado por meio de um smartphone e lido diretamente no celular de seus clientes, sem que seja preciso manter equipamentos caros e de manutenção complexa, o que gera uma economia muito grande aos varejistas em longo prazo.

Com todas estas vantagens e benefícios, e muitas outras mais, a resposta para a questão inicial é que, sim, vale a pena utilizar o QR Code no varejo, pois este recurso apresenta muitas possibilidades de utilização, facilidades e segurança para todos aqueles que estão envolvidos em transações comerciais.

Se você deseja saber ainda mais sobre o uso do QR Code e se a sua utilização é positiva para um determinado setor comercial, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, que lhe permitirão conhecer ainda mais este importante recurso da atualidade!