Utilizar o QR Code traz algum retorno financeiro na empresa?

É cada vez mais comum ver o uso de QR Code por parte de empresas e prestadores de serviços, especialmente por conta da facilidade que isso oferece tanto para trabalhadores quanto para clientes. Mas isso também faz com que surja um questionamento importante, que é sobre a existência de algum retorno financeiro do QR Code para estas empresas.

Ou seja, muitas pessoas podem não saber se o retorno financeiro do QR Code existe para estas empresas ou se é uma simples ferramenta digital utilizada de maneira comum. Isso pode ser ainda mais importante no caso de empreendedores que ainda não utilizem a ferramenta, e desejem saber se é possível ganhar dinheiro com o uso do QR Code.

A resposta é bastante simples, pois sim, existe um retorno financeiro do QR Code para as empresas que utilizam esta ferramenta. No entanto, qual o valor do retorno financeiro do QR Code e a forma como isso é benéfico para a empresa pode ser bastante diversificada.

Isso porque o QR Code pode ser empregado de muitas formas diferentes, de modo que o seu retorno financeiro para as empresas possa ocorrer de diferentes maneiras. Assim, mesmo que se saiba que o retorno financeiro do QR Code existe, é preciso se compreender como isso acontece, para que se possa empregar este recurso da melhor maneira possível em seu negócio.

Para lhe ajudar nesta tarefa, confira a seguir quais são algumas das maneiras como o retorno financeiro do QR Code pode ser obtido por diferentes empresas, de acordo com a forma como utilizam esta tecnologia:

1. Menores custos em suas estratégias de marketing

Uma das melhores formas de obter retorno financeiro do QR Code é com o uso desta tecnologia em suas campanhas de marketing e estratégias de captação de clientes. Isso porque estas áreas demandam um investimento tradicionalmente bastante alto, para que mais pessoas possam ser alcançadas e, assim, conhecer seus serviços e produtos.

Com o uso dos códigos visuais, no entanto, este custo pode ser muito reduzido, uma vez que o QR Code pode ser lido e divulgado de forma ininterrupta, com um alcance muito maior do que as campanhas de marketing tradicionais. Obviamente, ainda é preciso veicular este código em diferentes canais, mas com um mesmo código com alcance de muitas pessoas, a economia gerada é bastante significativa.

Desta forma, o retorno financeiro do QR Code acontece já com a economia em seus gastos, de forma que o valor investido para converter cada cliente será muito mais baixo. Isso faz com que esta tecnologia seja uma importante estratégia para todas as empresas.

2. Maior número de clientes atendidos em menos tempo

Uma das principais formas de utilização do QR Code em empresas é com o uso desta tecnologia para a realização de pagamentos. Isso torna possível que o pagamento seja feito diretamente pelo smartphone de seus clientes, sem o uso de cartões ou de dinheiro em espécie.

Embora possa parecer apenas uma mudança simples na forma como as compras são pagas, isso gera uma rapidez muito maior no atendimento a cada cliente. Essa rapidez, por sua vez, permite que se atenda a um número muito maior de clientes ao longo do dia, o que resulta em mais vendas por conta do uso do QR Code como meio de pagamento.

Com esse aumento das vendas, obviamente o lucro destas empresas será bem maior, o que pode ser qualificado como um retorno financeiro do QR Code, e um motivo direto para que esta tecnologia seja empregada em qualquer estabelecimento comercial do país.

3. Redução nas taxas pagas

Ainda com relação ao uso do QR Code como um meio de pagamento utilizado pelas empresas, outro fator que faz com que isso gere um bom retorno financeiro é a diminuição das taxas pagas por cada venda realizada. Estas taxas são muito comuns em vendas com cartões, e são cobradas pelas empresas responsáveis pelas maquininhas de pagamento.

Com a venda por meio do QR Code, esta taxa é muito reduzida, no caso em que o código é gerado também por maquininhas de pagamento. Já no caso de vendas feitas pelo smartphone do vendedor ou responsável pelo estabelecimento comercial, este tipo de taxa é inexistente, o que significa que todo o lucro desta venda é do profissional.

Assim, mais uma vez o retorno financeiro do QR Code pode ser percebido por meio da economia em algum ponto de sua estratégia de vendas, de modo que, na comparação com métodos tradicionais de vendas, se tenha muito mais dinheiro em caixa por conta do uso do QR Code em sua empresa. Agora que você sabe que, sim, existe um retorno financeiro do QR Code para as empresas, e que este pode ser bastante significativo, considere utilizar esta tecnologia o mais rápido possível em seu negócio, para que também possa contar com estes benefícios.

Para saber ainda mais sobre o retorno financeiro do QR Code, bem como muitos outros detalhes referentes ao uso deste recurso em sua vida profissional ou pessoal, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e diversos outros temas relacionados a esta tecnologia!