Tendências do QR Code no Brasil em 2021

A chegada da tecnologia QR Code fez com que cada vez mais serviços e atividades utilizassem esta ferramenta em diversas finalidades, uma vez que oferece não apenas facilidade, mas também muita segurança. Assim, não é difícil encontrar pessoas que utilizem este recurso em seu dia a dia, ou mesmo várias vezes por dia.

Entretanto, esta maior popularização gera uma série de dúvidas e incertezas a respeito de quais serão as tendências do QR Code no Brasil em 2021. Ou seja, que tipos de serviços passarão a contar com esta tecnologia, em quais locais deverá ser encontrada com maior facilidade, entre outros possíveis questionamentos semelhantes.

Para que você possa estar preparado para isso e começar o próximo ano com conhecimento total a respeito do que esperar desta tecnologia, observe a seguir uma série de tendências do QR Code no Brasil em 2021. Confira:

Forma de pagamento utilizada com maior frequência

Atualmente, o número de empresas e estabelecimentos comerciais que permitem a seus clientes fazer pagamentos com o QR Code já é muito grande, mas os cartões de crédito e débito ainda são os mais utilizados pela população em geral. Entretanto, esta é uma das tendências do QR Code no Brasil em 2021, o avanço da popularização desta forma de pagamento.

Isso quer dizer que, para o próximo ano, o esperado é que um número ainda maior de pessoas passe a fazer os seus pagamentos com o uso deste tipo de código visual, o que fará com que as transações em dinheiro, ou com cartões sejam diminuídas de forma gradual.

Assim, se você ainda não utiliza este recurso, prepare o seu celular e faça uso, também, desta que é uma das maiores tendências do QR Code no Brasil em 2021.

Transferências financeiras

Além dos pagamentos, as transferências financeiras com QR Code também já são uma realidade. No entanto, isso se tornou muito mais facilitado com a chegada do Pix, meio de transferências que permite enviar e receber dinheiro a qualquer hora e em qualquer dia em questão de segundos.

Como o QR Code é uma das formas de se utilizar o Pix, é natural que uma das tendências do QR Code no Brasil em 2021 esteja relacionada a isso. Desta forma, o número de pessoas que fará este tipo de transação com o código visual deverá aumentar de forma exponencial nos próximos meses, independentemente de qual seja o seu banco ou carteira digital.

Maior uso em estratégias de marketing digital

Tornar mais fácil que as pessoas façam as suas compras é algo inerente ao trabalho de qualquer empresa, pois é o que aumenta as suas chances de vendas e consequentemente os seus lucros. Com isso, o uso do QR Code nas estratégias de marketing digital é outra das grandes tendências do QR Code no Brasil em 2021.

Isso porque, ao contar com este recurso, as empresas permitem que o cliente acesse páginas específicas que demonstram seu uso e qualidade, e o redirecionam diretamente para a compra. Assim, os resultados são muito mais rápidos e notáveis em questão de dias, diferentemente de campanhas de marketing tradicional que levam muito tempo até demonstrarem seus resultados.

Desta maneira, qualquer empresa que deseje ter bons resultados no próximo ano deve fazer uso desta que é uma das mais importantes tendências do QR Code no Brasil em 2021.

Redução do uso de materiais físicos e compartilhados

Uma outra questão que se enquadra nas tendências do QR Code no Brasil em 2021 é algo que já começou a acontecer, especialmente por conta da pandemia do Covid-19, que é a redução de peças físicas e itens compartilháveis, especialmente em ambientes comerciais.

Por exemplo, o número de restaurantes que passou a oferecer cardápios digitais, acessíveis pela leitura de um QR Code é muito grande, de forma que os cardápios tradicionais são cada vez menos utilizados. Assim, o compartilhamento destes itens é menor e as chances de contaminação também é reduzida, algo de grande importância neste momento e para o início do próximo ano.

Substituição dos ingressos físicos para acesso a locais reservados

A compra de ingressos e entradas para locais reservados, como cinemas, teatros e estádios, por exemplo, já é uma realidade há algum tempo. Entretanto, ainda hoje é comum que seja necessária a impressão de um voucher, por exemplo, para que este ingresso seja validado.

Isso é algo que está cada vez mais perto de cair em desuso, pois a utilização de QR Code para acesso a estes locais e comprovação de compra de ingresso é algo bastante natural de acontecer, e uma das tendências do QR Code no Brasil em 2021, de forma que este tipo de serviço seja ainda mais agilizado, com a confirmação digital de entradas, por exemplo.

Agora que você conhece melhor as tendências do QR Code no Brasil em 2021, se prepare para utilizar de maneira ainda melhor este recurso no próximo ano, de modo que tenha muitas vantagens, benefícios, facilidades e segurança em seu dia a dia graças a isso.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados a este importante recur