Saiba qual o maior QR Code do mundo e como funciona

O uso do QR Code se tornou algo bastante comum a praticamente todas as pessoas, que podem utilizar esse recurso como forma de facilitar ações rotineiras, como pagamentos, por exemplo. Porém, esta naturalidade no uso da ferramenta pode criar algumas dúvidas, como, por exemplo, a respeito de qual o maior QR Code do mundo, bem como a sua utilidade.

Por ser um código visual que pode ser empregado de diferentes maneiras, é possível disponibilizar códigos com os mais variados tamanhos, desde que permitam uma boa compreensão de seus pixels. Assim, o maior QR Code do mundo pode apresentar tamanhos realmente impressionantes, uma vez que não há limites para a utilização desta tecnologia.

Obviamente, para que o maior QR Code do mundo possa ser útil, é importante que se tenha meios de fazer a sua leitura, o que pode ser diferente do modo tradicional, ao qual se está acostumado, com códigos de poucos centímetros.

O maior QR Code do mundo

É natural que se espere que o maior QR Code do mundo seja relacionado a alguma das principais empresas do mundo, multinacionais, bem como parte de suas estratégias de marketing. Entretanto, a resposta pode ser muito diferente do que a maior parte das pessoas imagina, uma vez que nenhuma empresa mundialmente famosa é responsável por este código gigantesco.

Na realidade, este recorde pertence a uma família da província de Alberta, no Canadá, que desenvolveu o maior QR Code do mundo em sua plantação de milho. Para isso, a família precisou remover as plantas de áreas específicas, correspondentes ao código, e escurecer os pontos vazios, de modo que houvesse o contraste e o código fosse realmente válido.

O que faz com que este seja o maior QR Code do mundo é o seu tamanho de, aproximadamente, 29 mil metros quadrados. Este código está localizado na fazenda da família Kraay, e a sua leitura leva os usuários diretamente para o próprio site da família Kraay, no qual os visitantes podem conhecer melhor a propriedade, explorar o labirinto criado pelo código, além de outras atrações existentes na fazenda.

A leitura deste código, entretanto, não é tão simples para as pessoas que desejam fazer a leitura diretamente com o seu smartphone no local. Isso porque, para captar todos os 29 mil metros quadrados, é necessário que se tenha um aluguel de helicóptero ou avião, uma vez que o código só pode ser completamente visualizado com uma visão aérea do espaço.

Outras pessoas que estejam interessadas em fazer a leitura do maior QR Code do mundo podem realizar este feito por meio de imagens de satélites. O Google Earth, por exemplo, pode ser utilizado para que se consiga visualizar este código na região de Alberta, no Canadá e, consequentemente, acessar o site da família Kraay e conhecer os responsáveis por este recorde.

O maior QR Code do mundo feito com drones

Embora o QR Code da família Kraay ainda detenha o recorde de maior código visual do mundo, a possibilidade de montar este tipo de código com diferentes materiais e de diferentes maneiras faz com que outros recordes surjam. Um exemplo disso é o maior QR Code do mundo feito com drones em um espaço aéreo.

Neste caso, o responsável pela criação de um QR Code gigante foi o site chinês de compartilhamento de vídeos, Bilibili. O site realizou um espetáculo com mais de 1500 drones no céu de Xangai para comemorar o aniversário de um ano do lançamento de “Princess Connect! Re:Dive”, um dos jogos mais conhecidos e que teve em sua versão chinesa um dos maiores sucessos recentes.

Os 1500 drones sobrevoaram o rio Huangpu, em Xangai, e formaram no céu de Xangai um QR Code gigante, que proporcionava, a quem fizesse a leitura do código, o download do jogo homenageado. Pelo local em que o QR Code foi formado, e pela altura dos drones no céu de Xangai, pessoas em diversos pontos da cidade puseram fazer a sua leitura sem qualquer dificuldade.

Outro ponto que foi levado em consideração pela empresa foi o horário e as condições climáticas para a realização do evento. Com um céu limpo, e absolutamente escuro, as luzes dos drones formaram um contraste perfeito para que os leitores de QR Code não tivessem qualquer tipo de problema em identificar os pixels e levar os leitores à página de destino em poucos segundos.

Mesmo que não tenha quebrado o recorde de maior QR Code do mundo, a ação realizada pelo site Bilibili se tornou um marco, e abriu espaço para que mais ações de marketing com QR Codes gigantes possam vir a ser feitos no futuro. Assim, é natural esperar que novos recordes de QR Code com drones sejam batidos nos próximos anos, assim como códigos físicos, que possam superar aquele feito pela família Kraay, no Canadá.

Para saber ainda mais sobre os recordes e utilizações do QR Code para diversos fins em todo o mundo, bem como outras curiosidades a respeito desta tecnologia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, de forma que esteja sempre bem atualizado sobre este recurso!