Saiba quais os países que mais utilizam QR Code

A tecnologia do QR Code é algo cada vez mais presente na vida de todos os brasileiros, especialmente após o início de seu uso como meio de pagamento em estabelecimentos comerciais. No entanto, enquanto o Brasil começa a conhecer os benefícios deste importante recurso tecnológico, muitos países já o utilizam com uma frequência ainda maior.

Exatamente por conta deste uso mais comum em outros países é que usar QR Code para diferentes funções e serviços do dia a dia é possível, pois há a constante evolução e melhoria do recurso.

Assim, é comum que existam países nos quais todos os aparelhos estão prontos para ler QR Code, para que seus habitantes não encontrem dificuldade em usar estes códigos em sua rotina. Além disso, sua utilização é ainda mais ampla da que conhecemos hoje no Brasil, com códigos QR em serviços e locais públicos de uma maneira muito mais frequente.

Os países em que o QR Code é mais utilizado

Para compreender melhor a importância do QR Code ao redor do mundo, é preciso saber quais são alguns dos países em que esta tecnologia é mais utilizada, bem como a maneira que os códigos são empregados.

Desta maneira, a seguir, veja quais são alguns dos países com maior utilização de QR Code, e maior diversidade de emprego desta tecnologia. Confira:

  • Japão

Obviamente, o Japão não poderia estar fora da lista de países que mais utilizam a tecnologia QR Code, uma vez que é o país de origem desta tecnologia. No entanto, sua concepção ocorreu de forma muito diferente da que se conhece e utiliza atualmente.

Isso porque o QR Code foi criado por uma empresa japonesa do setor automotivo, como uma forma de catalogar melhor seu estoque de peças. No entanto, pela grande capacidade de armazenamento de informações e versatilidade em seu uso, a tecnologia evoluiu ao nível atual.

Hoje, no Japão, uma das principais utilizações do QR Code é em propagandas, para divulgar campanhas de marketing e compartilhar informações a respeito de produtos e empresas. Desta forma, é bastante comum que as propagandas japonesas sejam acompanhadas de um QR Code.

Além disso, os códigos QR também são muito utilizados em pontos históricos e locais públicos, como monumentos, por exemplo. Neste caso, ao realizar a leitura do código, são recebidas informações a respeito do local e de sua história, com o compartilhamento da cultura e de informações.

  • China

Outro país oriental que faz um grande e frequente uso do QR Code é a China, local em que é ainda mais comum se deparar com esta tecnologia em seu cotidiano. Isso porque muitos dos serviços do país já utilizam este recurso como forma de pagamento.

Assim, não é difícil encontrar cidades chinesas em que o pagamento de passagens de ônibus ou metrô deve ser feito por meio da leitura de um QR Code. Isso se deve, em especial, à agilidade e segurança deste método de cobrança, que permite um serviço mais eficiente para atender à grande demanda diária.

  • Dinamarca

Na Europa, um dos países em que o QR Code mais se destaca é a Dinamarca, onde o recurso é bastante utilizado para finalidades de serviços financeiros e de empresas. Isso contribui para que os habitantes tenham uma facilidade muito maior em seu dia a dia.

No entanto, um dos pontos que mais merecem destaque a respeito do uso do QR Code no país nórdico é sua implementação em cemitérios do país. Recentemente, algumas cidades passaram a contar com esta tecnologia em lápides de seus cemitérios, como uma forma de melhor diferenciar as pessoas ali sepultadas.

Quando lidos, os códigos levam a informações a sobre estas pessoas, como seus nomes completos, familiares, fotos e até mesmo áudios gravados por estas pessoas. Esta é uma forma de os amigos e familiares manterem ainda mais viva a memória dos entes falecidos por meio da tecnologia QR Code.

Como deve ocorrer a implementação e popularização do QR Code no Brasil

De uma maneira geral, usar QR Code no Brasil já é algo bastante facilitado, pois diversos estabelecimentos estão em processo inicial de implementação desta tecnologia. Até mesmo alguns livros e órgãos governamentais fazem uso deste recurso para oferecer maiores facilidades e informações às pessoas.

No entanto, isso não significa que o recurso seja popular no Brasil, pois muitas pessoas ainda não sabem como utilizar o QR Code, ou possuem receio de utilizá-lo para fins financeiros, por exemplo. Isso, porém, é algo bastante natural, uma vez que se leva algum tempo para que um recurso se torne mais popular no país e, consequentemente, mais utilizado.

Uma comparação simples pode ser feita com os cartões de crédito, implementados no país em 1968, mas que conquistaram popularidade maior apenas nos anos 1990 e atingiram o status de uma das principais formas de pagamento nos anos 2000.

Entretanto, por conta do maior acesso à informação e à internet, o uso do QR Code deve se popularizar no Brasil em poucos anos, sem uma espera tão longa quanto as de tecnologias anteriores. Desta forma, tanto as pessoas quanto as empresas e os estabelecimentos comerciais devem começar a se adaptar a esta nova realidade, que ganha mais adeptos a cada ano por conta de suas vantagens.

Saiba ainda mais sobre o QR Code, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos!