Saiba como utilizar o QR Code no seu currículo

A necessidade de conseguir um emprego, ou mesmo o desejo de uma melhor colocação no mercado de trabalho, são fatores que levam muitas pessoas a utilizar uma das mais conhecidas ferramentas nesta busca por oportunidades: o currículo.

Este documento simples, mas essencial, reúne todas as informações pertinentes a respeito de um candidato a vaga de emprego, bem como seu histórico profissional. No entanto, embora seja um documento bastante tradicional, até mesmo o currículo deve seguir os avanços sociais, inclusive a tecnologia. E um dos principais recursos tecnológicos da atualidade é o QR Code, que pode ser utilizado como uma forma de tornar seu currículo ainda mais completo.

Por ser uma tecnologia ainda em crescimento no Brasil, muitas pessoas não sabem como utilizar QR Code, o que também dificulta a inclusão deste recurso em seu currículo. Porém, diferentemente do que algumas pessoas possam imaginar, gerar QR Code e incluir esta tecnologia em seu currículo é algo que pode ser feito de forma bastante rápida e simples por qualquer pessoa.

Os benefícios de incluir QR Code em seu currículo

Para que se possa considerar a implementação de um QR Code em seu currículo, é preciso saber o que esta ferramenta pode agregar em sua busca por uma melhor colocação no mercado de trabalho, bem como os seus benefícios decorrentes.

Assim, confira a seguir quais são os maiores diferenciais e benefícios de se contar com um QR Code em seu currículo:

  • Possibilidade de uma melhor demonstração de seus talentos profissionais

Um dos pontos que mais contribuiu para a popularização do QR Code no Brasil é o seu uso para o redirecionamento digital. Ou seja, ao realizar a leitura deste código o internauta é levado a uma página específica ou recebe conteúdos em seu aparelho celular.

No caso de se incluir QR Code no currículo, é possível, por exemplo, levar o responsável pela avaliação de seu perfil profissional até um portfólio online, com exemplos de seu trabalho. Desta maneira, logo ao analisar seu currículo, estes profissionais poderão lhe conhecer de uma forma mais completa e saber como você poderá contribuir dentro da empresa.

Este benefício pode se tornar ainda maior no caso de profissionais que trabalham com conteúdo visual, como publicitários, por exemplo. No entanto, qualquer profissional pode fazer uso desta ferramenta, para buscar demonstrar melhor suas capacidades, além daquilo descrito no próprio currículo.

  • Maiores chances de contratação

Todos os candidatos a uma vaga de emprego buscam, por meio de seu currículo, se destacar dos demais e ampliar, assim, as suas chances de contratação. No entanto, é bastante comum que os currículos sejam semelhantes, especialmente por seu formato padrão e sem grandes diferenciais.

Com a implementação de um QR Code em seu currículo, este problema pode ser facilmente resolvido, pois passa a chamar mais a atenção dos profissionais responsáveis pela seleção e contratação.

Grande parte disso se deve à curiosidade que um QR Code atrai, com o desejo de saber quais são as informações contidas ali. Isto, aliado à inovação do uso desta tecnologia neste tipo de documento, garante que se tenha o destaque desejado, e um consequente aumento de suas chances de conquistar a sua vaga de emprego desejada.

  • Acompanhamento da verificação de seu currículo

Uma reclamação bastante frequente de pessoas que buscam uma vaga de emprego é relacionada ao elevado número de currículos enviados e pouquíssimo retorno dado pelas empresas. Como não podem acompanhar o processo após o envio do currículo, tudo o que estes candidatos podem fazer é aguardar, sem uma garantia de que seu currículo foi sequer visualizado.

Ao usar QR Code em seu currículo, no entanto, este problema é solucionado, uma vez que a página de redirecionamento ou o conteúdo enviado pela leitura de seu código pode ser acompanhado com o número de acessos ou downloads.

Ou seja, pelo fato de seu currículo possuir um QR Code, é possível acompanhar o andamento de seu processo seletivo e saber se suas chances de retorno e contratação são maiores.

Como adicionar um QR Code ao seu currículo?

É comum que muitas pessoas possam imaginar que utilizar um QR Code é algo complicado ou que necessita de um grande conhecimento tecnológico. Diferentemente disso, esta tecnologia possui um uso bastante simplificado e sua implementação em um currículo pode ser feita por qualquer pessoa.

Para isso, basta que se utilize um site ou aplicativo gerador de QR Code, o qual enviará seus leitores para a sua página ou conteúdo de divulgação profissional. Ao gerar QR Code com este objetivo, basta que se baixe esta imagem em seu celular ou computador, e a insira no currículo.

Porém, é importante que este QR Code seja inserido em seu currículo de uma forma natural, e não apenas como uma imagem jogada aleatoriamente. Um currículo mais harmonioso irá transmitir para a empresa a impressão de um profissional mais cuidadoso e responsável, além de criativo e inovador pelo uso da tecnologia QR Code desta maneira.

Saiba ainda mais sobre o QR Code e suas diversas possibilidades de uso ao acessar a página da QR Paga e ler nossos artigos sobre estes e outros temas relacionados à esta importante tecnologia!