Saiba como o QR Code pode falhar

O QR Code é, atualmente, uma das tecnologias mais utilizadas em diversas finalidades, e muito disso se deve à segurança que este tipo de código pode proporcionar em seu uso. No entanto, o que algumas pessoas podem não saber, é que, sim, o QR Code pode falhar em algumas situações.

Obviamente, estas falhas são bastante raras, e mesmo quando ocorrem, dificilmente geram algum tipo de prejuízo aos usuários. Desta forma, o que acontece quando o QR Code pode falhar é que se encontra uma maior dificuldade na utilização dos serviços ou atividades prestadas por meio desta tecnologia.

Ao saber que um QR Code pode falhar, em qualquer situação na qual você encontre dificuldades na utilização desta tecnologia, é preciso que se saiba o motivo desta falha, de modo que possa conseguir corrigir este erro e evitar novas dificuldades no futuro.

Descubra quais são algumas das situações em que o QR Code pode falhar

Para que se tenha ainda mais segurança, e se saiba o que fazer ao encontrar dificuldade na utilização dos códigos visuais, é importante saber quais são as situações em que o QR Code pode falhar, bem como os motivos que levam a isso.

Assim, para lhe ajudar a identificar estas razões, saiba quais são algumas das formas como o QR Code pode falhar, e atrapalhar o uso deste recurso em diferentes situações:

Impressão falhada

Uma das principais utilizações do QR Code, hoje, é para a sua fixação em pontos nos quais muitas pessoas possam visualizar e fazer a leitura deste código. Isso é utilizado, por exemplo, por lojas, que divulgam seus conteúdos por meio de códigos visuais em outdoors, banners, ou mesmo em suas vitrines.

No entanto, o QR Code pode falhar, em alguns casos, justamente por conta desta utilização física, que requer a impressão do código visual. Esta impressão precisa ser perfeita, para que todos os pixels possam ser identificados e lidos pelos smartphones das pessoas interessadas.

Caso a impressão não tenha uma boa qualidade, isso pode gerar uma dificuldade de compreensão dos pixels pelo aparelho leitor, de modo que o seu uso seja impossibilitado. Desta forma, o QR Code pode falhar por conta da falha em sua exibição, que modifica o desenho do código, geralmente resultado de impressões destes códigos.

Links quebrados

Outra situação na qual o QR Code pode falhar é na sua utilização para o acesso a um link que esteja quebrado. Ou seja, o código visual é utilizado para um redirecionamento digital a uma determinada página da internet, mas se este link não estiver ativo, isso pode fazer com que o QR Code falhe.

Neste caso, embora seja comum que se diga que o QR Code pode falhar, o código visual não apresenta qualquer erro, mas apenas está ligado a uma página que não existe mais. Um dos motivos que pode ocasionar esta situação é a mudança de endereço digital de uma página, de modo que este QR Code perde a sua serventia caso não tenha o seu endereço de resultado atualizado.

Falha no sistema leitor de QR Code

O QR Code pode falhar, sim, em algumas situações, mas existe outra possibilidade de erro no uso desta tecnologia, que é a existência de falhas pontuais no sistema leitor de QR Code utilizado nos smartphones.

Embora esta seja uma situação bastante rara, é algo que já aconteceu, por exemplo, com os aparelhos de sistema iOS, que tiveram problemas para a leitura de códigos QR e foram, por algum tempo, redirecionados a páginas inexistentes.

Nesta situação, entretanto, houve um problema pontual, o que significa que o QR Code pode falhar por conta de algum erro ou instabilidade momentânea do sistema operacional dos aparelhos utilizados em sua leitura.

Falta de contraste nas cores do QR Code

A exemplo do erro de impressão, o QR Code pode falhar, também, por conta do uso de cores que não apresentem o contraste necessário para que os smartphones consigam identificar corretamente todos os seus pixels. Isso pode acontecer, por exemplo, com códigos que utilizem tons muito semelhantes, como branco e cinza, ou mesmo alguns tons pastéis.

Como o uso de cor no QR Code se tornou algo muito normal, especialmente em códigos que tenham o intuito de divulgação de uma marca, ou em materiais publicitários nos quais as cores são importantes, este tipo de erro deve ser evitado. Caso contrário, o QR Code pode falhar e o intuito do uso deste código visual pode ser completamente perdido, de modo que nenhuma pessoa consiga acessar seu conteúdo.

Agora que você sabe que o QR Code pode falhar, se atente ainda mais a qualquer uma destas possibilidades, e busque identificar muito mais rapidamente algum problema que possa comprometer o uso de seus códigos. Na grande maioria dos casos, a correção pode ser feita simplesmente com a reimpressão do QR Code, ou até mesmo com a geração de um novo código em substituição ao que apresenta algum problema.

Para saber ainda mais sobre motivos que causem falhas no QR Code, bem como a sua rápida solução e muitos outros temas relacionados a esta tecnologia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações!