Saiba como ler o QR Code do seu livro

O QR Code já faz parte da vida de todos e não poderia ficar de fora de livros. Atualmente, as livrarias vêm utilizando o código bidimensional para diversas funções, inclusive para apresentar ao leitor mais informações sobre o conteúdo. Em geral, eles estão inseridos nas capas e contracapas, mas podem também fazer parte de corpo do texto. Tudo para oferecer uma experiência mais imersiva ao leitor, assim como a oportunidade de conteúdos exclusivos e mais dinâmicos.

Mas há algumas startups criando outras funções para o QR Code na literatura. Uma delas permite que o livro seja conectado através do celular, dando ao leitor a oportunidade de “conversar” com os personagens da história. Esse é apenas uma das diversas possibilidades que o código bidimensional possui, para incrementar a vivência com os livros.

A tecnologia do QR Code já é uma realidade nos livros

No começo de sua expansão, o QR Code passou a ser usado para levar o consumidor a um conteúdo extra do produto ou serviço. Dessa forma, ele passou a ser inserido em embalagens e panfletos, que levavam até dados mais amplos sobre ingredientes, composição química, fabricação, melhor utilização do produto, endereço, etc.

Para os livros, o QR Code começou a ajudar na organização da livraria, em sua disposição com os demais de sua categoria. Mas também a informar sobre o escritor e resenha do livro, de forma mais ampla do que está inserido na contracapa.

Por muito tempo, a maior parte dos leitores não utilizavam o QR Code. Tudo porque ele era levado a páginas sem atrações relevantes, através de conteúdos e design sem impacto. O desestímulo ao cliente o fez acreditar que todos os caminhos eram simplórios demais e sem necessidade, diminuindo seu interesse em utilizá-lo.

Com a inserção do QR para compra de produtos por meio de comerciais e programas de TV, ele começou a ganhar uma nova onda de atrativos. E a ser inserido para informar pontos turísticos, em coleiras de animais onde estão os dados do dono, abrir novos aplicativos, entrar em sites de jogos, compra de ingressos, reforço de segurança, compra por crédito, transferência financeira e muito mais.

Para os livros, a interatividade passou a ser o principal benefício do QR Code. Seja inserido em romances, livros de culinária, infantis ou didáticos, todos podem utilizar o código de forma criativa e imersiva com o leitor.

Com um celular, livros infantis podem oferecer a crianças espaços ampliados da história, levando a ambientação do local onde ele se passa e até mesmo permitindo que conversem com os personagens.

Ou permite que o leitor vivencie o universo do autor, indo até a sua cidade natal e a sua casa, tenha acesso a sua biblioteca e bibliografia, notas sobre a história e até mesmo o seu depoimento sobre o livro.

O QR Code em livros pode levar o leitor a uma série de imagens sobre o assunto do livro, assim como links para sua utilização ou visitação, que vão além da história narrada. Um exemplo são livros com fotografias urbanas, que permitem levar o leitor aos locais onde elas foram tiradas, outras informações turísticas e históricas do local.

Conheça outros benefícios do QR Code em livros, que vão ampliar a experiência com a leitura:

1 – Conhecer outros autores e livros semelhantes, para ampliar a vivência com aquela história;

2 – Acessar opinião de leitores sobre o livro, assim como resenhas e críticas na mídia;

3 – Oferecer um QR Code de avaliação do livro, para permitir ao leitor exteriorizar sua experiência a possíveis novos leitores;

4 – Oferecer trailers promocionais, que podem incluir o depoimento do autor, vídeos e até canções que remetam ao conteúdo do livro;

5 – Para leitores mais jovens e ainda em formação sobre o gosto de leitura, ter a possibilidade de interagir pode ser fundamental neste momento. O entretenimento a parte ajuda a tornar a leitura mais atraente e envolvente;

6 – Permite que o livro faça parte também do mundo tecnológico, mesmo quando ainda físico e em papel. Isso permite que ele se torne mais moderno, mesmo sendo um livro escrito há vários séculos;

7 – Ter QR Code no livro, que ofereça material relevante ao leitor, ajuda a posicionar melhor a editora no mercado e a elevar o potencial de marketing.

Quando o QR Code é impresso na capa de um livro, é importante ficar atento ao acabamento. Isso porque o brilho pode atrapalhar na captação da imagem. Em geral, há um trabalho gráfico nessas capas, que impede o seu reflexo e luz.

As mil e uma utilidades de um QR Code

O Código bidimensional, uma avançada releitura do código de barra, foi criado em 1994 por uma subsidiária da Toyota, a empresa japonesa Denso Wave. Tinha como função catalogar as peças dos automóveis, para facilitar sua montagem.

A tecnologia complexa e ao mesmo tempo simples de ser utilizada, logo começou a ser usada por outras empresas e ampliando suas funções. Mas só em 2002 a linguagem do QR Code começou a ser utilizada em celulares. Isso ocorre porque anteriormente, as câmeras usavam uma tecnologia chamada VGA, com uma qualidade inferior para ler e interpretar as imagens oferecidas pelo código.

A partir dos celulares, o QR Code foi intensamente ampliado, especialmente para o marketing. Quase todas as ações publicitárias passaram a usar o código, inclusive para inserir realidade aumentada, capaz de oferecer ao cliente mais do que a experiência imediata proposta pela mensagem.

A leitura é feita por uma câmera, que fotografa o código e direciona o aparelho ao conteúdo disponível. Pode ser um vídeo, um site ou aplicativo, mapas, contatos telefônicos e endereços, planilhas, catálogos, cardápios e muito mais. Tudo para absorver as possibilidades de comunicação oferecidas pelo QR Code, para suprir praticamente todas as necessidades informativas.

Qualquer pessoa pode gerar um novo QR Code, já que a tecnologia é livre. E de fato, ele está sendo cada vez mais utilizado. Mesmo que ainda não seja possível visualizá-lo sem o uso de um smartphone ou tablet, o que limita o acesso apenas para quem utiliza essa tecnologia -, é fato que o QR Code já está imerso no cotidiano da sociedade.

Ele pode ser impresso ou virtual, tendo como principal vantagem levar o leitor exatamente ao ponto desejado. Ou seja, não precisa passar por outras etapas para chegar ao objetivo da marca, como entrar em outros navegadores e links.

Conheça mais possibilidades de uso de um QR Code, assim como incrementar ainda mais seu smartphone, com aplicativos que oferecem ferramentas mais amplas para uso do código bidimensional, através do qrpaga.com.br site. Sempre informações atualizadas sobre essa tecnologia.