Saiba como funciona o CPF com QR Code

Os documentos pessoais são de fundamental importância, pois são utilizados para comprovar a identidade de qualquer pessoa, e permitir acesso a muitos serviços e atendimentos, por exemplo. Entre estes documentos, um dos mais importantes é o CPF, que agora possui uma nova possibilidade de uso para qualquer pessoa, uma vez que é possível emitir o CPF com QR Code.

mão segurando cpf

De uma maneira geral, o CPF com QR Code não apresenta grandes mudanças com relação ao modelo anterior, um cartão, semelhante a um cartão de crédito ou débito. Isso porque a sua funcionalidade é a mesma, e o documento pode ser utilizado da mesma maneira para qualquer situação em que sua apresentação seja necessária.

No entanto, no caso do CPF com QR Code, este código visual é impresso no verso de seu documento, de forma que possa ser utilizado para a comprovação de autenticidade de seu documento. Ou seja, com o CPF com QR Code, as chances de falsificação de documentos são praticamente nulas, pois o documento pode ser verificado a qualquer momento por autoridades e servidores públicos.

Para a confirmação da autenticidade de um CPF com QR Code basta que se utilize um aparelho celular com câmera, para que seja feita a leitura deste código presente no documento. Esta leitura irá gerar o redirecionamento a uma página específica, com as informações completas a respeito do titular deste documento.

Assim, a confirmação da identidade de uma pessoa passa a ser ainda mais simples do que antes, com a sua realização de forma completamente digital e com a segurança proporcionada por esta tecnologia do CPF com QR Code.

Porém, a possibilidade de se fazer a emissão de um CPF com QR Code não traz consigo a obrigatoriedade de atualização de seu documento, pois o modelo antigo segue com a sua validade inalterada. Ou seja, se você possui o seu cartão de CPF antigo, não há a necessidade de que se faça a emissão do CPF com QR Code.

Entretanto, é uma forma de garantir uma segurança ainda maior, bem como de comprovar melhor a autenticidade de seus dados em casos nos quais isso seja necessário, como a contratação de um serviço, por exemplo.

Além disso, é importante ressaltar, também, que o seu número de CPF não será modificado a qualquer momento, independentemente da emissão do CPF com QR Code ou não. Desta forma, não precisa haver preocupação a respeito da emissão do novo modelo gerar qualquer mudança de seu documento, que segue com o mesmo número gerado anteriormente.

Assim, o CPF com QR Code é muito mais uma alternativa e uma possibilidade para que os cidadãos tenham maiores facilidades em seu dia a dia no momento de utilização de seu documento do que uma obrigatoriedade de se utilizar este novo modelo de CPF.

Mesmo assim, é importante que se saiba como fazer a impressão deste documento, para que o CPF com QR Code esteja ao seu alcance a qualquer momento em que isso seja necessário, ou se houver o interesse de contar com este novo recurso em seus documentos pessoais.

Saiba como imprimir o seu CPF com QR Code

Diferentemente do que é necessário para que se faça a emissão do CPF tradicional, em sua primeira via, na qual o cidadão precisa, necessariamente, se deslocar a um ponto de atendimento, o CPF com QR Code apresenta uma facilidade muito maior de impressão.

Isso porque este documento pode ser impresso em sua própria casa, por meio da internet, sem que haja a necessidade de se dirigir a qualquer local. Além disso, a emissão deste documento não leva mais do que alguns minutos, e pode ser feita diretamente pelo site da Receita Federal.

Para isso, é preciso apenas que se acesse este site, na página oficial da Receita Federal, e se escolha a opção de “Novo CPF”. Ao clicar sobre esta opção, o visitante será levado a uma página na qual precisará fornecer algumas informações, como:

  • Nome completo;
  • Número do CPF;
  • Data de nascimento.

Com estas informações preenchidas, e algumas outras que podem ser solicitadas, você poderá gerar o seu CPF com QR Code e emitir o documento, que é disponibilizado para a impressão.

Esta impressão é feita com duas imagens de tamanho igual, que compõem a frente e o verso de seu documento. Neste caso, a frente do CPF será composta por dados pessoais do cidadão, como nome, data de nascimento, o número do documento e o logo da Receita Federal.

Já no verso do documento, estará presente o QR Code, que poderá ser lido a qualquer momento para comprovar a autenticidade deste CPF, o que evita que haja a falsificação do documento de qualquer pessoa.

Agora que você conhece melhor o CPF com QR Code, o seu funcionamento e como fazer a impressão, siga estes passos e tenha acesso ao seu documento com muito mais segurança.

Para saber ainda mais sobre o uso do QR Code em documentos e em muitas outras finalidades, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como o uso correto do QR Code, os aparelhos em que pode ser utilizado e as cidades em que está disponível!