Saiba as 3 principais diferenças entre QR Code dinâmico e estático

Praticamente todas as pessoas já tiveram algum contato com a tecnologia QR Code, seja para fazer um pagamento, para baixar conteúdo digital, acessar uma página, ou muitas outras funções disponíveis. Mas o que muitas pessoas não sabem a respeito desta tecnologia é que não existe apenas um tipo de QR Code.

Embora os códigos sejam sempre semelhantes, estes podem ser divididos entre QR Code dinâmicos e estáticos. Para quem faz a leitura destes códigos para qualquer finalidade que seja, a diferença não é perceptível e não gera nenhum tipo de mudanças em seu uso.

No entanto, para as pessoas que desenvolvem estes códigos e os utilizam para o seu trabalho, para divulgação de uma empresa, ou mesmo para compartilhar um conteúdo, a diferença entre QR Code dinâmicos e estáticos pode ser muito importante.

Exatamente por este motivo, se você já utiliza ou pretende utilizar um QR Code por qualquer que seja o motivo, é muito importante que você saiba o que muda nos QR Code dinâmicos e estáticos, para que possa fazer a escolha mais acertada de acordo com o seu objetivo.

Saiba quais são as principais diferenças entre os QR Code dinâmicos e estáticos

Embora algumas pessoas possam imaginar que a diferença entre QR Code dinâmicos e estáticos seja algo muito complexo, são pontos bastante simples e fáceis de serem compreendidos, assim como toda a utilização desta tecnologia.

Assim, para que você possa compreender melhor o que são os QR Code dinâmicos e estáticos, confira a seguir as principais diferenças entre estes dois tipos de código visual.

  • Possibilidade de edição posterior à sua geração

Esta é a principal diferença que determina que um QR Code seja dinâmico ou estático, pois é a possibilidade de editar o seu código após a sua geração e impressão, caso este seja o seu objetivo.

No caso do QR Code dinâmico, esta edição é possível a qualquer momento, além de poder ser modificado quantas vezes você desejar. Ou seja, se você deseja, por exemplo, mudar a página de destino para a qual o QR Code direciona o leitor, isso é possível por meio de um QR Code dinâmico.

Diferentemente, se você gerar um QR Code estático, esta edição não será possível, e a sua leitura terá sempre o mesmo destino ou conteúdo. Isso faz estes dois tipos de códigos sejam utilizados em objetivos distintos, exatamente por conta desta possibilidade de edição ou não.

  • Finalidades diferentes para cada tipo de código

Obviamente, por contarem com a possibilidade de serem editados, ou não, os QR Code dinâmicos e estáticos possuem utilizações bastante distintas. Isso torna ainda mais importante que se saiba qual o tipo correto de código a ser utilizado em seus trabalhos, de acordo com o objetivo final.

Os QR Code dinâmicos, que são os que podem ser editados, possuem uma utilização mais recomendada para redirecionamentos digitais e conteúdos que possam ser atualizados. Dessa maneira, mesmo que a sua página mude de endereço, ou que você tenha um hotsite, por exemplo, este código segue com a sua validade inalterada.

Por outro lado, os QR Code estáticos, que não podem ser atualizados, são mais indicados para informações de contato ou para o compartilhamento de textos, os quais não precisam de atualização. Desta forma, são mais utilizados por pessoas que compartilham este tipo de informação em páginas da internet, para o download por parte de outras pessoas.

  • Possibilidade de acompanhamento de estatísticas

Algo ao qual as pessoas que trabalham com conteúdo digital estão muito acostumadas, é a necessidade de acompanhamento dos números de interações e estatísticas de uso de suas ferramentas. Esta é, também, mais uma diferença entre os QR Code dinâmicos e estáticos, uma vez que apenas um deles permite este acompanhamento estatístico.

Esta possibilidade está disponível no uso do QR Code dinâmico, o qual permite que seja acompanhado o número de vezes que seu código foi lido e o leitor chegou ao seu endereço digital, ou ao seu conteúdo compartilhado. Com isso, é possível manter uma melhor organização e saber a efetividade de sua estratégia de divulgação, bem como identificar a necessidade de mudanças nesta estratégia.

Diferentemente, o QR Code estático não permite este acompanhamento de suas estatísticas, o que faz com que seja uma ferramenta mais indicada para quem deseja manter uma informação ou conteúdo disponível por um longo tempo, sem a necessidade de acompanhamento estatístico.

Agora que você conhece melhor as diferenças entre os QR Code dinâmicos e estáticos, avalie qual deles pode lhe atender melhor de acordo com os seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Dessa forma, qualquer dificuldade, ou a necessidade de precisar gerar um novo código podem ser evitadas, de modo que você tenha uma otimização de seu tempo e trabalho.

Para saber ainda mais sobre como utilizar os QR Code dinâmicos e estáticos, bem como os maiores detalhes destes dois tipos de códigos disponíveis por meio desta tecnologia, além de muitas outras informações relacionadas a este recurso, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações, de modo que possa saber desde como instalar os recursos necessários, até as cidades em que a tecnologia está disponível!