Qual o nível de dificuldade para criar um QR Code?

Encontrar um QR Code ao longo de seu dia é algo cada vez mais comum, uma vez que este recurso é empregado em muitas finalidades distintas por toda a parte. Mas isso pode fazer com que algumas pessoas se questionem a respeito de qual a dificuldade de criar um QR Code, bem como as formas que isso pode ser feito.

Embora as pessoas menos acostumadas a esta tecnologia possam imaginar que criar um QR Code possa ser algo muito difícil e complicado, que exija um conhecimento específico aprofundado, a realidade é bem diferente. Isso porque criar um QR Code pode ser muita mais simples do que pode parecer em um primeiro momento.

Assim, a resposta para a questão inicial, sobre qual a dificuldade de criar um QR Code é que esta dificuldade é mínima, e isso é algo que pode ser feito por qualquer pessoa sem complicação alguma. Porém, para que isso seja um pouco mais fácil, é preciso saber o que se deve fazer para criar um QR Code em poucos passos.

Como criar um QR Code

O primeiro passo para que você possa conseguir criar um QR Code de maneira bastante simples é saber que existem, basicamente, duas formas que isso pode ser feito, as quais podem ser bastante semelhantes. Isso porque a funcionalidade é a mesma, assim como o grau de dificuldade é baixíssimo e que permite que se tenha códigos personalizados em qualquer esforço.

Uma destas opções é utilizar ferramentas online para criar um QR Code. Ou seja, acessar algum site que permita que esse tipo de código visual seja criado por meio de suas ferramentas, como a disposição de pixels, acréscimo de cor, entre muitas outras possibilidades.

A outra opção para que se consiga criar um QR Code é por meio de aplicativos geradores de QR Code, os quais possuem um funcionamento bastante semelhante às plataformas e sites mencionados anteriormente. A principal diferença dos aplicativos é a possibilidade de gerar um QR Code diretamente em seu smartphone, de forma que isso possa ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento.

De maneira geral, tanto os sites quanto os aplicativos geradores de QR Code possuem um funcionamento bastante intuitivo, e permitem que se crie códigos para as mais diversas finalidades. Assim, não é preciso conhecer muito a respeito destas plataformas para que se comece a utilizar a qualquer momento em que você precise criar um QR Code por qualquer motivo que seja.

Plataformas com QR Code próprio

Além da imensa facilidade de se criar um QR Code, ainda existem algumas plataformas que oferecem um código visual personalizado a seus usuários sem que qualquer tipo de ação seja realizado. Desta forma, é possível conseguir compartilhar seu perfil ou sua página com outras pessoas de maneira ainda mais simples e rápida.

Um exemplo de plataformas que oferecem esta possibilidade para seus usuários são redes sociais como WhatsApp e TikTok, por exemplo, embora existam várias outras redes sociais com o mesmo recurso. Neste caso, não é preciso sequer baixar ou acessar um gerador de QR Code para utilizar este recurso, que está disponível dentro do próprio aplicativo.

Estes códigos, porém, servem apenas como divulgação de suas contas dentro deste mesmo aplicativo, e não permitem que se tenha qualquer outro tipo de atividade ou conteúdo compartilhado. Assim, mesmo que cada vez mais aplicativos e plataformas ofereçam esta possibilidade, saber como criar um QR Code é importante para diversificar as formas como esta tecnologia pode lhe ajudar em seu dia a dia.

Por que criar um QR Code

Outro questionamento que pode surgir para muitas pessoas, além da dificuldade de se criar um QR Code é sobre a finalidade de gerar um código visual. Ou seja, para que este tipo de ferramenta pode ser utilizada no dia a dia de pessoas comuns, e não para empresas, que oferecem facilidades a seus clientes por meio disso.

A resposta para isso é que o QR Code pode ser gerado para uma série de ações distintas que podem ajudar a qualquer pessoa em seu dia a dia. No caso de profissionais autônomos, por exemplo, este é um recurso que pode ser bastante útil na divulgação de seu trabalho, por exemplo, para que consiga captar um número mais elevado de clientes.

Porém, mesmo para quem não precisa do QR Code para fins profissionais, esta também pode ser uma boa ferramenta, pois permite que se compartilhe diferentes tipos de conteúdo com outras pessoas. Um vídeo que seja muito grande para ser anexado em um e-mail, ou enviado por meio de aplicativos de mensagens, por exemplo, pode ser facilmente compartilhado por meio de um QR Code.

Atualmente, até mesmo presentes e lembranças como canecas, quadros e camisetas já podem contar com um QR Code para que se tornem peças personalizadas e se diferenciem das demais. Assim, a utilização do QR Code no dia a dia de qualquer pessoa é completamente abrangente, pois é um recurso que pode ser implementado em diferentes situações e finalidades.

Saiba ainda mais sobre a tecnologia QR Code ao visitar a página da QR Paga e acompanhar as nossas publicações sobre muitos temas relacionados!