QR Codes na cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é algo essencial para o abastecimento de mercadorias e produtos utilizados por todas as pessoas em seu dia a dia, e é um segmento que pode ser muito beneficiado pela utilização de recursos tecnológicos. Em especial, o uso de QR Code na cadeia de suprimentos é algo que permite não apenas um trabalho mais facilitado, como maior segurança e prevenção de perdas neste segmento.

De uma forma simples de ser exemplificada, a cadeia de suprimentos é todo o processo que vai desde o produtor até o consumidor final. Porém, até que se complete este ciclo existem muitas etapas, nas quais o uso do QR Code na cadeia de suprimentos pode ser muito útil, como o armazenamento e transporte de produtos, ou mesmo a verificação de fornecedores e o manuseio de produtos.

Assim, pelo fato de o uso do QR Code na cadeia de suprimentos ser bastante versátil, é preciso que se conheça quais são as possíveis vantagens e benefícios de diferentes utilizações deste recurso neste tipo de processo.

A seguir, confira quais são algumas das principais formas de uso do QR Code na cadeia de suprimentos, bem como as vantagens e benefícios que podem ser geradas a partir deste emprego da tecnologia, de forma que se possa ter uma visualização muito mais completa de sua importância:

Estoque de produtos

Uma das principais maneiras de se conseguir utilizar o QR Code na cadeia de suprimentos é com a sua implementação na armazenagem e estoque de produtos entre as suas etapas até a entrega ao consumidor final. Isso porque, nesta etapa do processo, é bastante comum que haja perda de uma porcentagem significativa destes produtos.

Uma das formas como o QR Code pode contribuir para uma melhor estocagem de suprimentos é com a informação a respeito de quais produtos deverão ser enviados e consumidos primeiro. Isso evita que se perca suprimentos por conta do vencimento de sua data de validade, um dos principais motivos de descarte de produtos em estoque.

Assim, com a utilização do QR Code na cadeia de suprimentos é possível que se evite a perda de produtos, de modo que se tenha mais suprimentos em oferta aos consumidores, bem como mais lucro aos produtores e comerciantes.

Separação e transporte de suprimentos

Outro ponto em que o uso do QR Code na cadeia de suprimentos pode ser muito benéfico é na separação e transporte destes itens entre suas diferentes etapas, como de fornecedores para produtores e destes para os estabelecimentos em que serão oferecidos aos consumidores finais.

Isso é importante porque não é incomum que se tenha suprimentos de um mesmo lote que devem ser enviados a diferentes localidades, o que pode, em algumas situações, gerar erros de manuseio e demora na entrega em seu destino.

Com o uso dos códigos visuais, é possível saber, em poucos segundos, qual a rota a ser seguida por cada produto, bem como o local em que devem ser entregues, sem que haja perdas ou extravios que gerem prejuízos a fornecedores, produtores ou comerciantes ao longo da cadeia de suprimentos.

Informações facilitadas a respeito de produtos

Manter as informações facilitadas a respeito de cada diferente tipo de produto é um dos principais desafios da cadeia de suprimentos, mas é algo muito importante em todas as etapas do processo, para que cada pessoa envolvida no seu manuseio e utilização possa proceder de maneira correta.

Desta forma, a utilização do QR Code na cadeia de suprimentos é algo que pode tornar muito mais fácil o acesso às informações de cada suprimento, uma vez que as informações podem ser mantidas em uma página acessada por meio deste código, e não com letras muito pequenas em embalagens, as quais podem ser perdidas, rasgadas e, assim, se tornarem difíceis de serem observadas.

Isso pode ser aplicado inclusive ao consumidor final, o qual pode obter informações a respeito dos produtos que adquire de uma forma muito mais completa e facilitada através da leitura de um código visual impresso nas embalagens de seus suprimentos.

Contato entre profissionais

Uma característica da cadeia de suprimentos é a troca de informações entre os profissionais responsáveis por cada etapa deste processo. O fornecedor, por exemplo, pode informar ao produtor se algum produto pode demorar mais tempo a ser entregue, de forma que haja um melhor planejamento deste em suas atividades profissionais.

Em especial, a possibilidade de compartilhamento de informações com o QR Code na cadeia de suprimentos faz com que seja mais fácil contornar situações adversas e se preparar melhor em caso de problemas no transporte e manuseio de suprimentos. Isso faz com que seja muito mais fácil evitar prejuízos ao longo do trabalho na cadeia de suprimentos.

Agora que você sabe como pode ser utilizado o QR Code na cadeia de suprimentos, comece a se atentar a forma como esta tecnologia é utilizada em produtos que você consome em seu dia a dia, e tenha informações ainda mais completas a respeito de suas compras.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code e as suas muitas formas de uso possíveis, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações!