QR Code Vitória – Como cobrar e como funciona

Muitas vezes, ao se falar sobre a região Sudeste do Brasil, o estado do Espírito Santo não recebe a devida atenção que merece, pois está próximo a dois dos principais polos comerciais do Brasil, que são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, a importância deste estado é imensa, e muito disso se deve à sua capital, a cidade de Vitória.

Exemplo disso é o elevado índice de desenvolvimento humano da cidade de Vitória, que fez a cidade ser indicada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver.

Mesmo com este índice, Vitória é, diferentemente de muitas outras capitais estaduais do Brasil, apenas a quarta cidade mais populosa de seu estado. Com pouco mais de 363 mil habitantes, Vitória conta com uma população menor do que as cidades que delimitam seu território, que são Serra, Cariacica e Vila Velha.

O elevado nível de desenvolvimento de Vitória também faz com que seja indicada por muitos especialistas como uma das melhores cidades para o investimento econômico na América do Sul. Assim, não é difícil compreender os motivos que levam muitas indústrias e empresas a buscar fixar sede ou contar com filiais na cidade.

Com isso, o acesso a tecnologias e recursos é muito facilitado, de modo que seus moradores e os milhares de turistas da cidade possam utilizar estas facilidades em seu dia a dia. Exemplo disso é o QR Code em Vitória, que conquista cada vez mais espaço, especialmente em seu comércio local.

A nova tecnologia do QR Code

O fato de se conseguir encontrar QR Code em um número cada vez maior de locais, físicos ou digitais faz muitas pessoas imaginarem que esta tecnologia é algo bastante recente. Especialmente por conta de sua maior utilização apenas a partir da última década em páginas da internet e aplicativos, este é um pensamento ainda mais comum.

Porém, a verdade é que a tecnologia QR Code existe há mais de duas décadas, e foi criada por uma empresa automotiva japonesa, que buscava por uma maneira de otimizar o seu estoque de peças. No entanto, esta tecnologia se provou muito mais completa e versátil, de modo que pode ser empregada em muitas finalidades distintas.

Assim, em pouco tempo o seu uso se tornou muito comum para o compartilhamento de conteúdo digital e redirecionamento a sites específicos da internet. Exatamente desta forma é que o QR Code se tornou mais conhecido na última década.

Mas a versatilidade do QR Code em Vitória vai muito mais além do que sua presença nas páginas da internet, o que fez com que começasse a ser empregado para outras ações e serviços muito distintos. Desta forma, hoje, é possível utilizar o QR Code em Vitória para realizar transações financeiras, acesso a espaços reservados, pagamento de contas, entre muitas outras opções.

Muito disso se deve à facilidade de leitura destes códigos, que não requerem o uso de aparelhos complexos, sequer um grande conhecimento tecnológico. Isso porque, para ler um QR Code, basta que se tenha um celular com câmera e leitor de QR Code instalado, e que se aponte a câmera para o código a ser lido por alguns segundos.

Com esta versatilidade e facilidade de uso, uma das formas de utilização do QR Code em Vitória que mais se populariza é o pagamento de compras. Ou seja, sem a necessidade sequer de que o cliente tenha dinheiro ou cartões em mãos no momento de suas compras.

Para que isso seja possível, basta que os estabelecimentos comerciais, vendedores e comerciantes em geral tenham um smartphone e utilizem um aplicativo gerador de QR Code. Desta maneira, é possível que gerem os códigos para o recebimento de valores por compras inteiras ou apenas por determinados produtos, de acordo com o seu estilo de trabalho.

Após gerar este código, basta que se disponibilize o mesmo para que o cliente faça a leitura e o dinheiro seja transferido imediatamente de sua conta para a do vendedor ou empresa em questão. Assim, pagar com QR Code em Vitória gera muita facilidade e segurança, tanto para os clientes quanto para os comerciantes, que sequer precisam utilizar equipamentos complexos, como os necessários para a leitura de códigos de barras, por exemplo.

O QR Code em Vitória

Em geral, as tecnologias tendem a ser mais rapidamente implementadas em cidades mais desenvolvidas tecnológica e economicamente. Assim, é natural que o QR Code em Vitória seja uma realidade já presente na cidade.

Porém, mesmo nestas cidades mais desenvolvidas, a implementação de uma grande novidade como é o QR Code em Vitória acontece de forma gradual. Ou seja, mesmo que já esteja disponível em muitos estabelecimentos como forma de pagamento, a popularização deste recurso e sua chagada a todo o comércio levará, ainda, algum tempo.

Para alavancar o uso desta tecnologia como forma de pagamento, o QR Code em Vitória já é muito utilizado em estabelecimentos do ramo de alimentação, os quais, em sua maioria, já oferecem este meio de pagamento a seus clientes.

Saiba ainda mais sobre o QR Code em Vitória e em muitas outras cidades ao acessar a página da QR Paga e acompanhar nossas publicações!