QR Code Uberaba – Como cobrar e vender

Oitavo município mais populoso de Minas Gerais, Uberaba fica no chamado “Triangulo Mineiro” e é muito conhecida pelo turismo religioso. É nesta cidade onde há o museu de Chico Xavier, o mediu mais famoso do Brasil e que morava no local, de onde realizava suas práticas espíritas e caridades.

Sua economia principal é voltada para a criação de gado Zebu e possui três distritos industriais que englobam empresas como JBS Foods, Vale Fertilizantes, Stanley Black & Decker entre outros. O que torna a cidade voltada para a tecnologia e a qualidade de vida de sua população, expandindo a cada dia o uso de ferramentas como o QR Code para seu cotidiano.

De universitários a industrias, Uberaba está sempre se modernizando

Oitavo município mais populoso de Minas Gerais, com mais de 330 mil habitantes, Uberaba tem uma economia pulsante e crescente. Divisa com São Paulo e cercada por um polo industrial significativo, a cidade possui uma boa oferta de empregos que até hoje atrai pessoas de ambos os estados e do restante do país.

Uberaba significa “água cristalina” em tupi e até o ano de 1816 a região pertencia ao Estado de Goiás. Fundado em 1806, por Antonio Eustáquio da Silva e Oliveira, Uberaba foi disputada pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, visando um caminho livre de batalhas entre sertanejos e índios nativos. Foi popularizada pelas famílias que saíram do circuito do ouro, já estavam se esgotando, em busca de boas terras para a produção agrícola.

O local era inspirador por possuir seis colinas com córregos que possuíam nascentes em seus topos, apresentando solo fértil e clima aprazível. Quando se tornou uma freguesia, ganhou o nome de Santo Antonio e São Sebastião de Uberaba, sob a chancela de D. João VI, até se tornar Freguesia do Desemboque.

Até sua Emancipação como Vila e depois Município, em 1836 e 1856, Uberaba havia sido anexada a Vila de Araxá. Pela sua rápida prosperidade, vinda inclusive pela construção da Estrada de Ferro, Uberaba iniciou a criação de gado Zebu trazido por imigrantes europeus.

Já a partir de 1926, estudantes do Brasil e do exterior começaram a surgir para estudar na Escola Superior de Farmacologia e Odontologia. Essa faculdade se transformou na Universidade de Uberaba, Uniube e em 1954 foi criada a Universidade Federal do Triangulo Mineiro, estabelecendo a cidade como universitária.

Residência até o fim da vida do médium Chico Xavier, Uberaba também foi foco mundial do espiritismo. Mundialmente famoso pela sua caridade e obra voltada para a religião, psicografou mais de 450 livros e foi eleito em 2000 como o “mineiro do século”.

Mas apesar de sua fama e respeito dentre a população, é o catolicismo a principal religião do local, marcada por belíssimas construções de igrejas como o Santuário da Medalha Milagrosa, e a Igreja de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade.

Os primeiros distritos industriais começaram a surgir na década de 1970, incrementando a economia da cidade e trazendo indústrias como Duratex, Friboi, Velmont, VLI Logística, Ambev, Agroneti, Ouro Fino Agropecuária e muito mais. Em paralelo, os centros comerciais mantém lojas grandes do varejo, que impulsionam as vendas locais.

A cidade recebe um grande número de turistas, principalmente em eventos religiosos ou rurais como a Exporural, a Feirarte, a Axé Uberaba e a Copa Inter Atlética. Além do Museu do Chico Xavier, há o Museu dos Dinossauros, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Zebu, o Museu de História Natural e o Museu de Arte Decorativa.

A cidade é bastante arborizada e possui bons parques para contemplação e lazer como o Parque Mata do Ipê, com trilhas e cascatas, o Parque Jacarandá onde fica o zoológico da cidade, o Parque das Acácias com quadras de jogos e lazer para crianças, e o Centro Olímpio da Universidade, para a prática de esportes.

Uberaba tecnológica

É inviável hoje que uma cidade industrial abra mão da tecnologia em seu dia a dia. O QR Code, tecnologia japonesa que amplia substancialmente a capacidade de informação de um código de barras comum, já faz parte da rotina da sua população e está presente em todos os seus setores.

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codub), criou um sistema usado em todo o Brasil, para identificar imóveis de unidades habitacionais populares. No QR Code poderá ser inserido dados do mutuário da residência disponibilizado para os agentes da fiscalização.

Esse projeto é uma demonstração do foco que a cidade tem em ampliar a tecnologia para todas as suas áreas. Já presente no comércio, o QR Code pode ser usado para pagamentos e transferências imediatas, assim como acesso ao cardápio e ao catálogo dos pontos comerciais.

A Funpeu, Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba, também criou mecanismos para que auxiliam a fiscalização e dão segurança contra fraudes, dessa vez nos atestados médicos. Cada documento é emitido com um QR Code específico, que serve para identificá-lo e certificá-lo, através de uma leitura detalhada com o nome do paciente, os dias indicados pelo médico e os detalhes do problema.

A tecnologia do QR Code não é nova, mas está cada vez mais presente no dia a dia de todos e pode ser ainda mais útil, a partir do conhecimento sobre sua utilização. Acesse agora mesmo nosso site