QR Code São Leopoldo – Como gerar e cobrar

Na atualidade, o QR Code pode ser considerado uma ferramenta bastante popular, especialmente na realização de transações financeiras. Sem dúvida, você já viu a sua forma bem característica em vários locais, e tudo indica que essa tendência seguirá em alta.

qr code

Ainda assim, o modelo é recente e, portanto, gera diversas dúvidas. Se você tem um varejo em São Leopoldo, o presente artigo será muito útil. A seguir, ensinaremos como aplicar essa tecnologia para cobrar por produtos e serviços em seu estabelecimento. Confira!

Saiba um pouco mais sobre São Leopoldo

São Leopoldo é uma cidade brasileira situada no estado do Rio Grande do Sul e fica na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foi o primeiro município estabelecido por imigrantes alemães no Brasil. A localidade também contou com a presença de índios carijós e imigrantes açorianos em sua fundação.

Os primeiros habitantes germânicos chegaram à região em 25 de julho de 1824, encaminhados pelo então imperador D. Pedro I para povoá-la. A colônia estendia-se por um território de mais de 1000 km², com diversas atividades econômicas e núcleos de desenvolvimento. Essa variada produção serviu como embrião para o estabelecimento de indústrias no chamado Vale do Rio dos Sinos.

Com o tempo, a grande área deu origem a oito municípios bastante prósperos. Portanto, São Leopoldo foi responsável por iniciar toda a região que corresponde ao Vale do Rio dos Sinos. Em razão do seu parque industrial globalizado, São Leopoldo está aparece entre as cidades de maior expressão no Produto Interno Bruto (PIB) do RS.

Além disso, a localidade dispõe de relevantes setores de comércio e serviços. Na mesma cidade está presente o principal polo de informática do Rio Grande do Sul, associado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Por fim, São Leopoldo se favorece da sua proximidade com Porto Alegre, pois fica apenas a 34 km da capital gaúcha, com acesso pela rodovia BR-116. Uma vez familiarizado com São Leopoldo, será mais fácil entender as ótimas perspectivas trazidas pelo uso do QR Code.

O que é QR Code?

Primeiro, é preciso esclarecer o que é e para o que serve o QR Code. O QR Code tem o formato quadrado e possui vários pequenos quadradinhos dentro dele. E provavelmente você reparou nesse símbolo em jornais, na televisão, em revistas e até mesmo em paradas de ônibus.

Pode-se afirmar então que o QR Code se popularizou tanto em São Leopoldo quanto no resto do mundo. Com seu padrão muito distinto e claro, fica fácil reconhecer o QR Code. Em geral, ele apresenta três quadrados menores, um em cada canto superior e o terceiro no canto inferior esquerdo. O QR Code também tem um número de “microquadrados” que compõem a sua matriz. Tendo em vista que os quadrados se distribuem em duas direções: vertical e horizontal, as possibilidades de conter informações são imensas.

Quanto à sigla QR Code, ela significa Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta Rápida na tradução do inglês. O propósito desse mecanismo é atuar exatamente como um código de barras. Sendo assim, o usuário só precisa escanear o código para acessar os dados que ele quer passar. São essas formas que armazenam as informações importantes, permitindo ao vendedor gerar o QR Code e cobrar digitalmente, por exemplo. É válido mencionar que quanto mais quadrados o QR Code tiver, maior é a quantia de dados que ele consegue guardar.

Como gerar e cobrar com QR em São Leopoldo

A utilização do QR Code é livre, por isso qualquer indivíduo pode gerar um desses códigos. Por exemplo, vários blogueiros usam o recurso para fornecer um link rápido para a versão mobile de suas páginas. Para criar o QR Code, o interessado deve digitar o texto, link, SMS ou número telefônico relevante. Outra alternativa são os chamados encurtadores de URL, que geram o código automaticamente.

Mas, afinal, por que você deve gerar o QR Code para cobrar em São Leopoldo?

Uma aplicação com potencial para revolucionar o mercado é a realização de cobranças por meio do QR Code. Mais uma vez, intenção é fornecer mais comodidade e conveniência aos usuários. Existe uma vantagem adicional para os lojistas que, ao desenvolverem um app próprio, podem oferecer pontos por fidelidade e descontos ao público.

Na hora de cobrar com o QR Code em São Leopoldo, há também a possibilidade de pagamento pelo caminho inverso. Isto é, o vendedor lê o código visível no celular do comprador. Esse procedimento é mais comum no check-out de certos pontos de vendas, quando o estabelecimento utiliza o leitor de QR Code para acessar suas informações financeiras e efetuar a transação.

No pagamento com o QR Code o cliente não tem nem que carregar a carteira com ele, basta estar com o seu celular. Estabelecimentos de todos os portes já começaram a adotar essa solução para agilizar as operações do dia a dia. Desse modo, o Brasil está seguindo os passos da China e de outros grandes parceiros comerciais.

Esperamos ter esclarecido qualquer dúvida sobre como gerar QR Code e que você considere utilizar esses códigos em São Leopoldo.
Para finalizar, fica o nosso convite para que você acesse o site da QR Paga para ler sobre outros tópicos relevantes!