QR Code São José do Meriti – Como comprar e usar

Localizada na Baixada Fluminense, São João de Meriti tem uma posição geográfica privilegiada. Ao seu lado estão a capital do Estado, Rio de Janeiro, além de Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo e Mesquita. A cidade vem se destacando pelo franco desenvolvimento de seu comércio e setor de serviços, que incluem polos como Vilar dos Teles, Jardim Meriti, Éden, Shopping Grande Rio e Coelho da Rocha.

A cidade já possui a tecnologia do Qr Code, disseminada entre sua região comercial e administrativa. Cardápios com Qr Code, catálogo de moda e produtos, inscrição em cursos, compra de ingressos e, até mesmo, pagamento através do código bidimensional fazem parte da rotina dos cidadãos.

São João de Meriti, uma cidade em franco desenvolvimento

São João de Meriti era um importante distrito de Nova Iguaçu, conhecido como Freguesia do Meriti. Suas terras férteis, cortadas por rios, como o Meriti e Pavuna, recebeu muitos imigrantes europeus para trabalhar nos engenhos. Eram judeus, sírios, libaneses, italianos e portugueses, que compuseram famílias que hoje são tradicionais e conhecidas no país, como as Sendas, Valadão, Rasuck, Telles de Menezes e Paulucci. Muitas delas tiveram familiares na política ou empresários de grandes corporações.

Em 1943, com a emancipação de Duque de Caxias, o distrito foi incorporado a ele. Mas em quatro anos, São João de Meriti ganhou sua emancipação e se tornou uma das cidades mais prósperas da baixada fluminense.

Após a emancipação de Nova Iguaçu, tanto Duque de Caxias quanto São João de Meriti herdaram uma grande quantidade de terras, já que o território que ambas as cidades cobrem é enorme.

1. São João de Meriti possui alguns polos comerciais que atraem compradores de outras cidades. Um deles é Vilar dos Teles, que já foi considerada a “cidade dos jeans”, pela sua grande oferta de fábricas e lojas que comercializavam o produto. É na cidade que também está o Shopping Grande Rio, um dos maiores da Baixada Fluminense e que possui não só um número bem variado de lojas, como também cinemas e restaurantes.

Outros pontos também se destacam, como Éden, São Mateus, Coelho da Rocha, Jardim Meriti, Jardim Botânico, Jardim Metrópole e o próprio Centro administrativo. Na saúde, São João de Meriti possui clínicas e hospitais públicos e particulares, onde há atendimentos ambulatoriais, psicológicos e psiquiátricos, unidades mistas, emergências 24 horas e programa de saúde da família.

A cidade possui centros culturais, como o SESC de São João de Meriti e o Centro Cultural IPAHB. O casario colonial de algumas fazendas destaca o passado da região. A principal data comemorativa é o dia de seu padroeiro, São João Batista e também o dia de sua emancipação, 21 de agosto. Ambas são feriados municipais. Uma das festas mais tradicionais da cidade acontecia na semana do aniversário de sua emancipação.

Era o Rodeio Meriti, instalado no Centro de Eventos da Fonte Carioca, que oferecia shows para a população, assim como parques de diversões, concursos e muito mais. Porém, o evento não acontece desde 2014, pelo abandono do local onde era realizado. No esporte, São João de Meriti tem o clube Audax Rio de Janeiro Esporte Clube, que já conquistou a Copa Rio e está na série D do Campeonato Brasileiro.

Há ainda o Tomazinho Futebol Clube, time com menor expressão no Campeonato Carioca. No carnaval, é de São João de Meriti a Escola de Samba Unidos da Ponte. A escola já fez parte da elite do carnaval carioca, mas atualmente compete pela série A da segunda divisão. Há ainda as escolas Independente de São João de Meriti e Matriz de São João de Meriti. Pelas dificuldades financeiras do município, o carnaval de rua vem sendo prejudicado, mas a cidade conta com blocos de carnaval que anima as ruas. A tecnologia nas ruas A cidade de São João de Meriti vem inserindo o Qr Code em sua rotina, onde é cada vez mais comum ver o sistema de códigos bidimensionais sendo usado, para os mais numerosos fins.

Desde o uso para campanhas informativas da Prefeitura, onde basta conectar o smartphone para ter acesso a mais detalhes sobre o assunto e até ir a aplicativos instrutivos, até mesmo apresentando detalhes de monumentos históricos.

Pelos centros comerciais, já é possível encontrar o Qr Code até mesmo em letreiros. Os restaurantes, os cardápios já possuem Qr Code para dar mais informações sobre seus valores nutricionais e detalhes relevantes ao consumidor. As lojas do comércio de São João utilizam o Qr Code para os mais variados serviços. Desde listarem os produtos oferecidos, até a dar promoções exclusivas para quem acionar o código.

Há ainda campanhas de marketing vinculadas, com acesso a outros aplicativos. Outro destaque na cidade é o pagamento através de Qr Code. A própria prefeitura vem utilizando o serviço de compra de ingressos e confirmação através de Qr Code.

O comércio amplia suas formas de pagamento, facilitando a dinâmica de compra e venda através do contato do smartphone com o código. A venda é automática, tanto para cartão de crédito, quanto para débito em conta. Até mesmo os currículos vêm sendo encaminhados com Qr Code, que pode incluir cartões de visita, sites, localização, portfólio e muito mais!

Saiba mais sobre a tecnologia do Qr Code e de como ele vem transformando o mundo, através do site !