QR Code Santo André – Como usar e vender

O estado de São Paulo possui algumas das mais importantes cidades do país, seja por conta de sua contribuição histórica, econômica ou natural para o Brasil. Uma destas cidades é Santo André, município localizado na região do Grande ABC.

A importância de Santo André é tamanha que o município é apontado como um dos 15 mais bem desenvolvidos de todo o Brasil, de modo que possui um merecido destaque no cenário nacional. No âmbito estadual a colocação é ainda melhor, entre os oito mais desenvolvidos.

Além disso, o tamanho da cidade de Santo André é outro fator que contribui para a sua grande importância estadual e nacional, pois a cidade possui uma população superior a 700 mil habitantes. Com um território de aproximadamente 175km², a densidade demográfica do município é de 4.030 habitante por quilômetro quadrado.

Já com relação à economia, a cidade de Santo André tem sua força principalmente no setor de comércio e serviços, que é o principal responsável pelo PIB do município. De uma forma geral, a grande demanda de empregos da cidade é oferecida por grandes centros de compras.

Isso é corroborado pela presença de alguns dos maiores shoppings centers do estado, os quais se beneficiaram da mudança econômica pela qual o município passou na década de 1980.

Antes desta mudança, o setor metalúrgico era a principal força da cidade, mas a oferta de municípios com espaços mais baratos fez com que muitas indústrias deixassem a cidade. Assim, com muitas estruturas prontas, o comércio local foi beneficiado e é, hoje, o principal atrativo econômico de Santo André.

A nova tecnologia do QR Code

Uma das principais tecnologias presente no dia a dia de todas as pessoas atualmente é o QR Code, um tipo de código visual de resposta rápida. Isso se deve à sua excelente funcionalidade, rapidez no processo de decodificação, além da segurança proporcionada por esta tecnologia.

Bastante conhecido por seu uso em meios digitais, para o redirecionamento de internautas a páginas da internet, ou mesmo para o download de conteúdos, o QR Code passou de uma tecnologia presente apenas em meios visuais para um alcance muito maior.

Graças à sua versatilidade, hoje é possível realizar logins em contas digitais, ter acesso a espaços e serviços, ou mesmo realizar transações financeiras apenas com a leitura de um QR Code. Desta maneira, praticamente todas as pessoas fazem uso desta tecnologia, seja por uma finalidade ou por outra.

Porém, embora esteja no auge de sua utilização, o QR Code é uma tecnologia de mais de duas décadas, criado por uma empresa automotiva japonesa para conseguir otimizar a catalogação de suas peças. Nestes anos, a tecnologia foi transformada, otimizada e, hoje, pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha um celular preparado com um leitor de QR Code.

Esta popularização do QR Code é tão grande, que esta tecnologia já é vista como a sucessora dos tradicionais códigos de barras, muito utilizados no comércio e em supermercados, por exemplo. Isso porque a facilidade de seu uso e a segurança reforçada permite que clientes de grandes empresas realizem seus pagamentos por meio da leitura destes códigos.

Outro ponto que contribui para que o QR Code seja um sucessor natural dos códigos de barras está na economia que esta tecnologia proporciona para os comerciantes e empresas. Isso porque o seu uso não exige que se tenha aparelhos específicos de leitura, como acontece com os códigos de barras, que precisam de um scanner de raio vermelho e um computador.

Diferentemente, para que o QR Code seja utilizado em seu lugar, basta que se tenha um aparelho capacitado com a tecnologia, a qual irá gerar o código para que o cliente realize o seu pagamento. Assim, a leitura desse código pode ser feita por meio do próprio aparelho celular dos clientes, com o pagamento feito de forma instantânea com o envio do dinheiro de sua conta para a da empresa.

Embora já seja bastante comum, esta troca dos códigos de barras pelo QR Code pode fazer com que esta tecnologia seja ainda mais presente no dia a dia de todas as pessoas, o que aumente a importância de seu conhecimento, bem como a preparação de seus aparelhos celulares e smartphones.

O QR Code na cidade de Santo André

A tecnologia QR Code já está presente em muitas cidades brasileiras, especialmente aquelas com maior força econômica e tecnológica. Isso faz com que Santo André seja um dos municípios em que o QR Code já é utilizado de forma bastante frequente.

De uma forma geral, o número de estabelecimentos que passou a aceitar o QR Code como uma forma de pagamento tem crescido muito rápido, e a tendência é que seja ainda maior nos próximos meses.

Muito disso se deve ao impulso ocasionado pelos estabelecimentos do ramo alimentício, como redes de fast food e restaurantes, os quais foram os primeiros a aceitar o pagamento por meio da leitura de QR Code.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, os estabelecimentos em que é utilizado como forma de pagamento e as cidades em que está presente, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre estes e outros temas relacionados!