QR Code Santarém – Como usar e comprar

A cidade de Santarém é uma das mais populosas do Pará e de todo o Norte brasileiro. Com suas peculiaridades que incluem sua cultura e a exuberância da natureza, Santarém é também moderna, sem perder o charme de sua história.

celular apontando para o qr code

Tão moderna que não se furta a utilizar a tecnologia a seu favor. Como é o caso do QR Code, que já pode ser encontrado em todos os locais da cidade, até mesmo na natureza ao catalogar suas árvores. Para os turistas, o QR Code ajuda muito a informar mais sobre os locais e sobre os melhores acessos.

A exuberante natureza de Santarém e sua riqueza populacional

Conhecida como “pérola do Tapajós”, Santarém é uma das mais antigas cidades da Amazônica. Seu forte apelo econômico e turístico ajuda a manter a cidade com uma vida intensa e recepção de turistas nacionais e estrangeiros, em busca de suas peculiaridades e riquezas.

Santarém está a 1.431 km de distância da capital Belém e foi fundada pelo Padre Felipe Betterdorff junto como explorador Pedro Teixeira, em 1661. O desenvolvimento da Aldeia dos Tapajós, em referência ao Rio e a tribo que vivia no local, foi bastante rápido para a época, o que ajudou a atrair outros grupos para a região.

Seu principal rio é o Tapajós, mas é o seu encontro com as águas do Rio Amazonas uma das principais atrações turísticas. Tudo porque eles possuem cores, temperaturas e consistências diferentes, que na maior parte das vezes pouco se misturam pelo caminho.

Nas margens do Tapajós, está uma das praias de água doce mais bonitas do mundo, a Alter do Chão. O “Caribe Brasileiro” possui águas cristalinas, que encantam sua população e visitantes. Alter do Chão também possui o maior aquífero de águas subterrâneas do mundo.

Considerada uma cidade arqueológica mais antiga do Brasil, por possuir inúmeros tesouros históricos, inclusive navios transatlânticos que afundaram na Bacia do Amazonas. Incluída no Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Santarém faz parte do Plano das Cidades Históricas do Brasil, tudo pelas suas belíssimas edificações.

A cultura da cidade é bastante representativa, inclusive a gastronômica. Incluída no Programa Caminho do Sabor, Santarém possui um selo de garantia para incentivar o turismo gastronômico com sabor peculiar local.

Mas é a natureza a principal vocação turística da cidade. Com o ecoturismo em alta, mesmo em épocas de pandemia, não é difícil imaginar o fascínio que os mais de 100 quilômetros de praias de água doce exercem nas pessoas. Suas belezas variadas se misturam a cachoeiras, a ilhas pluviais e a uma fauna e flora específica.

Com base católica pela sua formação, os eventos religiosos fazem parte de tradições da cidade e do calendário do país, como ocorre no Círio de Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira da cidade. Os fieis realizam o Caminho da Fé, indo a pé da Igreja localizada em Mojuí dos Campos até a matriz, no centro.

Porém, é possível encontrar uma variedade religiosa harmônica em Santarém, com centros de umbanda, candomblé, budismo, evangélicos, protestantes, judeus etc., que torna a cultura e a população ainda mais heterogênea e miscigenada. As danças, ritmos, termos e arte da cidade demonstram essa mistura tão rica.

Dos índios, a cerâmica tapajônica é reconhecida mundialmente, pela sua qualidade e rara beleza, semelhante as porcelanas milenares chinesas. As imagens humanas e animais produzidas em alto relevo nas peças, as tornam únicas e podem ser facilmente encontradas no local.

Santarém é lidera como primeira economia do Pará, inclusive acima da capital Belém. Mesmo sendo a terceira mais populosa, seu centro socioeconômico é efervescente. A cidade apresenta uma grande variedade de comércio, centros de serviços, universidades e escolas, clínicas e hospitais, além de porto para escoar mercadorias produzidas no local, aeroporto e estradas que ligam a todas as regiões do país.

Até o início do século XXI, a zona rural era mais volumosa que o centro urbano de Santarém, mas houve uma forte invasão urbana, pela precariedade social das regiões mais periféricas. A qualidade de vida entre ambas as zonas dispararam em diferenças, fazendo sua população buscar mais oportunidades na área central.

QR Code em Santarém, a tecnologia misturada a natureza

O QR Code já está inserido no dia a dia de Santarém, estando até mesmo em placas que ficam em frente às árvores da cidade. Basta clicar no QR Code pelo celular, para saber que todos os detalhes sobre sua espécie, idade, estrutura e outras histórias peculiares. É uma forma que a prefeitura encontrou de inserir sua população com os cuidados com a natureza.

As ações normativas da prefeitura já podem ser acessadas através do QR Code. Como a emissão de alvarás e autenticação de documentos. O mesmo ocorre com carteiras de gratuidades para pessoas com deficiências e acima de 65 anos, inscrição para concursos públicos, divulgação de material educativo e informativo e muito mais.

Muitos estabelecimentos de Santarém já aceitam o uso de QR Code para pagamento, com toda segurança e agilidade que a ferramenta oferece. Inclusive, restaurantes e bares, principalmente os localizados em pontos turísticos, oferecem cardápio em QR COde para facilitar o atendimento e diminuir o contato com o atendente.

No natal de 2020, Santarém criou animações para pessoas de todas as idades, a partir das normas de segurança contra a covid 19. Um desses eventos é uma história de natal vista através da leitura do QR Code distribuídos pela cidade. Dividido em cinco etapas chamadas de estrelas, a população podia acompanhar a história e se divertir em casa.

Já é difícil listar todas as facilidades que o QR Code apresenta no nosso dia a dia. A tecnologia criada no Japão, já faz parte do nosso cotidiano e das formas mais improváveis, sempre com o intuito de comunicar, informar, vender e entreter. Saiba mais sobre o mundo de QR Code, por meio do site