QR Code Santander: como pagar?

Já imaginou receber informações sobre um produto ou serviço ou realizar pagamentos de forma rápida e prática, sem precisar utilizar um mecanismo de busca na internet e maquininhas? Com o QR Code, sigla para Quick Response (ou resposta rápida, em livre tradução para o português), isso é possível.

Desenvolvido no Japão, o código está presente em todos os lugares: banners, jornais, revistas, etiquetas entre outros. E nos produtos e serviços do banco Santander, não é diferente! Agora com as novas funcionalidades, o aplicativo Way – que gerencia os cartões de clientes do banco – conta com recursos para pagamentos e transferências instantâneas.

Quer saber mais sobre esse novo jeito de realizar transações? Então, leia este artigo que preparamos para você! Aqui, você aprende a habilitar, gerar e cobrar com QR Code Santander, sem precisar do cartão e das maquininhas. Uma boa leitura!

Conheça o QR Code Santander: uma forma rápida e prática de fazer pagamentos

O Santander lançou, no fim do ano passado, no Brasil, algumas das principais tendências do mercado financeiro. Uma dela, como já vimos, é a transferência instantânea, gratuita e ilimitada entre pessoas e estabelecimentos – também conhecida como peer-to-peer – e a outra, o pagamento via QR Code Santander.

Com a transferência peer-to-peer, os clientes agora podem realizar operações bancárias com destinatários que utilizam cartão ou aplicativo Santander, por meio dos contatos na agenda de telefone. Por enquanto, o recurso só está disponível para o cartão de débito e, ainda, não há cobrança de tarifas. Posteriormente, a ferramenta será aplicada também a cartões de crédito.

Os clientes podem contar, ainda, com uma das mais modernas formas de pagamento: aquela feita a partir de códigos QR ou pela aproximação nos dispositivos compatíveis com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade). O QR é extremamente prático e armazena as informações necessárias para uma transação.

De modo simplificado, o recurso do Santander funciona assim: basta acessar o app Santander Way, fazer o login, clicar na opção QR Code e apontar uma câmera para o código bidimensional em uma Getnet, que é uma das linhas de maquininhas de cartão do Santander. Depois, é só confirmar o valor do pagamento e finalizar a operação. Muito fácil, não?

Como habilitar e usar QR Code Santander?

Antes de tudo, é preciso habilitar o novo recurso do Santander. Para ajudá-lo (a) nesse processo, criamos um pequeno passo a passo. Confira a seguir!

  1. Passo 1. Acesse o portal do banco Santander e, em seguida, o Internet Banking.
  2. Passo 2. Depois, selecione a aba “Celular/Mobilidade”.
  3. Passo 3. Clique em “Desbloqueio de Aparelho”.
  4. Passo 4. Identifique o aparelho a ser desbloqueado.
  5. Passo 5. Por fim, digite a senha de internet e a chave de segurança on-line, de acordo com orientações do próprio banco.

Feito isso, o seu aparelho já está habilitado! É o momento de usar o QR Code Santander e gerar o código para resolver faturas, sem a necessidade do cartão. Para isso, não se esqueça de selecionar um cartão, que será, assim como em outros procedimentos, o seu meio de realizar pagamentos e transferências de recursos.

Como gerar o QR Code Santander?

A utilização do QR Code Santander pode dar-se de várias formas, sendo o aplicativo Santander Way a mais procurada. A base de usuários ativos desse app conta com 7,5 milhões de clientes; cerca de 20 milhões são usuários de cartões do banco espanhol, número que o coloca como o terceiro maior emissor de cartões de crédito.

Para gerar CR Code, é preciso que os usuários Santander tenham acesso a plataformas móveis, que permitam o uso da câmera do celular como um leitor. Se você deseja saber como fazer isso, leia também o nossoartigoque explica, de maneira simples, como habilitar a câmera para o escaneamento do código QR.

É importante ressaltar que não basta ter a ferramenta instalada no celular, é necessário ativar o sistema, isto é, habilitar o Santander ID por meio desse aplicativo. Finalizada essa etapa, é fundamental dirigir-se a um caixa eletrônico, selecionar a opção “Ativar dispositivos móveis para transações” e acessar a plataforma para finalizar o processo.

Com o dispositivo em mãos, o próximo passo é buscar ferramentas para efetuar o pagamento com o código. Em se tratando do Android, recomenda-se usar aplicativos como o Google Lens e o Barcode Scanner; no caso do iOS, é suficiente o usuário para ativar, em “Configurações”, a câmera. Depois, basta clicar em “Câmera” e vincular a opção “Digitalizar código QR”.

Feito isso, acesse o app do Santander, sem fazer login, e selecione o ícone ID Santander na tela inicial. O ID é o substituto do cartão de segurança on-line, habilitado em celulares, para fazer transações rápidas e seguras pelo internet banking e aplicativo.

Em seguida, escaneie o QR Code Santander, exibido na tela de transação, com o celular e digite, no campo determinado, o código gerado no app. Pronto! O pagamento foi efetuado.

Gostou do artigo, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, acesse ositeda QRPaga e leia outros conteúdos ricos e relevantes sobre leitores de barras bidimensionais! Nunca foi tão fácil gerar QR Code, não?