QR Code Salvador – Como cobrar e como usar

Muitas cidades no Brasil podem se orgulhar de sua história, qualidade de vida e atrativos culturais presentes em muitos municípios, mas poucas têm todas essas qualidades em grande escala como Salvador. A capital baiana é um dos principais pontos turísticos do país e recebe milhares de visitantes todos os anos, além de ser motivo de orgulho para todos os seus moradores. Muito disso se deve à carga histórica presente na cidade e espalhada por diversos locais dentro do município.

qr code salvador

Um exemplo disso é o Pelourinho, um dos bairros mais conhecidos de toda a cidade. Porém, os atrativos culturais e históricos da cidade vão muito mais além desse local, pois Salvador é uma das cidades com maior acervo histórico do país.

Entre seus principais pontos turísticos, destacam-se ainda locais como o elevador Lacerda e a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, ambos patrimônios da arquitetura nacional.

Além disso, Salvador é ainda a sede de uma das maiores festas de todo o Brasil, pois possui uma comemoração de carnaval que dura vários dias e atrai pessoas de todo o mundo para esse período na capital baiana. Isso contribui para que se tenha uma impulsão econômica muito grande neste período e oportunidades de trabalho a muitos moradores da cidade.

Para complementar os atrativos que tornam Salvador um local de grande importância para o turismo, existem ainda as belas praias do litoral baiano, com visuais paradisíacos, que permitem momentos de muito lazer e descanso. Assim, não é difícil encontrar pessoas de outros locais do Brasil ou do mundo que desejam conhecer Salvador.

A nova tecnologia do QR Code

Uma das principais inovações tecnológicas dos últimos tempos foi a maior utilização do QR Code, algo já existente há alguns anos mas que ainda enfrenta dificuldade na aceitação do público. Como cada vez mais as pessoas têm acesso a celulares com câmeras e aplicativos, sua utilização fica mais facilitada.

De uma maneira geral, o QR Code pode ser definido como uma inovação ou evolução dos antigos códigos de barras, que também são utilizados para a leitura de dados e informações. O código de barras é uma representação bastante simples por meio de listras verticais e números que podem ser lidos apenas com o uso de um scanner.

Diferentemente, o QR Code é uma tecnologia muito mais completa e composta por diferentes caracteres codificados. Isso altera, também, a forma como esse código é representado, que, diferentemente do código de barras, se torna uma imagem quadrada repleta de caracteres brancos e pretos.

Essa modificação faz o QR Code armazenar uma quantidade muito maior de informações, o que o torna muito mais completo do que todas as tecnologias anteriores.

A leitura do QR Code também é bastante diferenciada, pois não é necessário ter um equipamento específico para isso, como scanners, por exemplo. Para que ler um QR Code basta ter um celular com acesso à câmera e um programa de leitura desse tipo de código.

Isso permite que qualquer pessoa que tenha um celular possa realizar a leitura do código e obter os dados nele contidos, sejam conteúdos digitais, endereços da internet ou informações que permitam pagamentos e transações financeiras.

Outro ponto favorável ao QR Code é que esse tipo de código não armazena apenas números, mas outros tipos de informações. Desse modo, as pessoas que realizam a leitura podem ter acesso a quaisquer conteúdos ou até mesmo serem redirecionadas a páginas específicas, divulgadas por meio do QR Code.

Dessa maneira, o QR Code é uma ferramenta essencial para muitas pessoas, profissionais e empresas, pois permite que seus sites, páginas e materiais sejam divulgados. Além disso, o QR Code pode ser utilizado como uma forma de pagamento, com a leitura do código feita pelo cliente diretamente em seu celular e o desconto imediato do valor em sua conta.

QR Code em Salvador

Por se tratar de uma das principais capitais do Brasil e de uma cidade com grande número de visitantes por ano, Salvador deve estar sempre pronta para oferecer maiores facilidades a essas pessoas, tanto moradores quanto turistas.

Isso está diretamente ligado com o uso de tecnologias em estabelecimentos comerciais, principalmente a opção de leitura de QR Code para realização de pagamentos. Com este recurso tecnológico, qualquer empresa pode oferecer maiores facilidades e segurança em transações financeiras a seus clientes.

Por essa razão, é cada vez maior o número de lojas em que se efetua pagamento por QR Code, embora ainda seja um processo recente. A tendência é que o número de estabelecimentos com a opção de pagamento em QR Code aumente mais ainda nos próximos anos.

Um ponto que pesa a favor da utilização do pagamento por meio da leitura de QR Code é a sua implementação em empresas do ramo alimentício, como restaurantes e redes de fast-food, por exemplo. Em muitas dessas empresas, esse tipo de pagamento é até mesmo incentivado, com descontos e promoções específicas.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia do QR Code e os principais locais onde esse meio de pagamento já é aceito, acesse o site da QR Paga e leia nossos outros artigos.