QR Code: saiba como ele pode ser utilizado no E-mail Marketing

As empresas possuem diversas estratégias para conseguir se aproximar de seu público-alvo e, assim, obter melhores resultados e, consequentemente, maiores lucros. No entanto, mesmo com um leque muito variado de ações, uma das que se mantêm como uma ação de bons resultados é o e-mail marketing, mas que pode ser incrementado com algumas evoluções tecnológicas, como o QR Code no e-mail marketing.

Com isso, é possível unir a tradicional abordagem séria e oficial do e-mail marketing, mas com a atratividade e a revolução do QR Code. Desta forma, a utilização do QR Code no e-mail marketing passa a ser ainda mais importante para as empresas, com a possibilidade de resultados ainda mais efetivos destas ações publicitárias.

No entanto, por ser algo que possui uma inovação, é preciso que se saiba quais são as possibilidades de utilização do QR Code no e-mail marketing, pois esta é uma ferramenta bastante versátil. Dessa forma, a escolha correta do uso do QR Code no e-mail marketing pode ser a diferença entre uma ação de sucesso e as ações comuns, com poucos resultados efetivos para as empresas.

Saiba como utilizar o QR Code no e-mail marketing

Para tornar mais fácil o conhecimento e a escolha da utilização correta do QR Code no e-mail marketing, veja a seguir quais são as principais maneiras de se utilizar esta ferramenta tecnológica em seus e-mails e garantir que seu público-alvo seja ainda mais efetivamente atingido. Confira.

  • Redirecionamento a seu site ou páginas em redes sociais

Uma das utilizações mais simples e comuns do QR Code no e-mail marketing é o redirecionamento digital para o site oficial de sua empresa, ou mesmo para as suas páginas em redes sociais, nas quais mais conteúdo pode ser compartilhado.

Esta é uma opção bastante efetiva por conta da maior atratividade que o QR Code possui, uma vez que muitas pessoas não gostam de digitar endereços digitais em seu navegador. Em especial, as pessoas que abrem seus e-mails pelo celular são muito mais atraídas pelo QR Code do que pelo endereço que precisa ser digitado.

  • Envio de conteúdos especiais e complementares a seus clientes

Outra possibilidade de utilização do QR Code no e-mail marketing que pode ser muito efetiva é o envio de materiais complementares e promocionais para o seu cliente acessar por meio deste código visual. Ou seja, além de um texto padrão no corpo do e-mail, será possível acessar algo ainda mais interessante ao fazer a leitura deste código.

Além disso, a oferta de um conteúdo gratuito em um QR Code gera uma maior curiosidade nos clientes, o que aumenta de forma exponencial as chances de acesso ao seu conteúdo. No entanto, é importante garantir que o conteúdo seja, de fato, interessante e atrativo, para que os clientes se interessem, também, em acessar conteúdos futuros.

  • Realização de promoções e ofertas de descontos

O e-mail marketing é um material publicitário enviado, geralmente, para clientes que fazem algum cadastro em seu site ou rede social, pois têm o interesse em comprar seus produtos ou serviços. Assim, devem ser considerados como leads com grande potencial de conversão em vendas, o que é necessário para chegar ao desejado lucro.

Assim, oferecer condições especiais de compra, como descontos ou a participação em promoções são estratégias que podem contribuir diretamente para o aumento de suas vendas. Isso é ainda mais facilitado com o envio destas condições por meio do QR Code no e-mail marketing, pois assim apenas os clientes que fizerem a leitura do código terão estas condições.

Isso contribui até mesmo para uma melhor medição do sucesso de suas estratégias de e-mail marketing, pois um número baixo de acesso a esta página divulgada pelo QR Code pode indicar que seus e-mails não são lidos por todas as pessoas, ou que sejam considerados pouco interessantes.

  • Meio de contato do cliente com a empresa

O feedback dos clientes é essencial para que as empresas conheçam quais são os pontos que devem ser melhorados em sua prestação de serviço ou mesmo em suas estratégias de marketing. No entanto, poucos clientes acessam o site das empresas para fornecer este feedback, o que faz seus resultados serem prejudicados.

Para buscar este feedback diretamente de seu público-alvo, o QR Code no e-mail marketing pode servir como um canal direto para que o cliente forneça seu ponto de vista a respeito de seus produtos e serviços. Desse modo, apenas com a leitura de um QR Code é possível que estes clientes enviem a sua opinião à empresa, sem nenhuma dificuldade ou demora nesta ação.

Agora que você conhece melhor as principais alternativas de uso do QR Code no e-mail marketing, coloque este conhecimento em prática e garanta resultados muito mais efetivos em suas campanhas, com a conversão de clientes e maiores lucros para a sua empresa.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code e as diferentes maneiras que esta ferramenta pode ser utilizada por sua empresa ou em sua vida pessoal, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados a esta que é uma das principais ferramentas da atualidade!