QR Code Porto Velho – Como comprar e usar

A região norte do Brasil possui uma grande importância por seu conteúdo histórico e econômico para o país, embora seja uma região menos conhecida por muitas pessoas. Entre os diversos municípios que contribuem para este destaque, um dos principais é Porto Velho, capital do estado de Rondônia.

Um dos pontos que contribuem para isso é seu elevado número de habitantes, que fica próximo a 550 mil pessoas. Desta maneira, a capital rondoniense é a quarta mais populosa de sua região, atrás apenas dos municípios de Belém, Manaus e Ananindeua.

Sua área territorial também é um fator decisivo para que a cidade de Porto Velho receba ainda mais destaque, uma vez que seu território passa de 34 mil km². Isso faz com que o município seja mais extenso do que alguns países, como Israel e Bélgica, por exemplo.

Outra curiosidade sobre a cidade de Porto Velho é que esta é a única capital estadual que faz fronteira internacional, pois está localizada na divisa do país com a Bolívia.

Com relação à economia, o principal setor presente em Porto Velho é o setor terciário, de comércio e serviços. Isto se deve à presença de diversas empresas, especialmente no principal shopping center da capital rondoniense, que oferece a maior parte das oportunidades de emprego a seus habitantes.

O turismo também é um fator que contribui muito positivamente para a economia local, e proporciona ainda mais oportunidades de trabalho aos habitantes de Porto Velho. Assim, sua importante carga cultural é essencial, também, para a economia local.

A nova tecnologia do QR Code

Encontrar um QR Code a ser lido é, hoje, uma das coisas mais comuns no dia a dia de qualquer pessoa. Por conta das facilidades de utilização desta tecnologia, sua versatilidade e benefícios gerados, seu uso é bastante comum e se populariza de forma bastante rápida.

O reconhecimento deste tipo de código é bastante fácil, pois sua figura é bastante semelhante em qualquer situação, uma vez que todos os QR Code são compostos por pixels brancos ou pretos que compõem uma figura quadrada. Também por conta disso sua leitura é ainda mais facilitada, e não requer o uso de aparelhos muito complexos e caros.

Ou seja, para se ter acesso à tecnologia QR Code não se precisa de equipamentos específicos, como acontece, por exemplo, com os códigos de barras. Enquanto estes precisam de um scanner de raio vermelho e um computador para ter suas informações decodificadas, o QR Code pode ser lido apenas com o uso de um smartphone.

No entanto, é importante que se saiba que para poder realizar a leitura de um QR Code o aparelho celular deve possuir uma câmera em bom funcionamento e ter instalado um aplicativo decodificador, o qual pode ser incluso de fábrica ou baixado posteriormente.

Desta forma, qualquer ação feita por meio do uso da tecnologia QR Code é bastante fácil e não apresenta qualquer tipo de complicação ou complexidade. Isso exemplifica o motivo desta tecnologia estar presente em cada vez mais serviços, em especial o pagamento de compras em estabelecimentos comerciais.

Assim, a realização de compras e pagamentos com o QR Code permite que clientes de grandes ou pequenas empresas tenham acesso aos benefícios deste recurso tecnológico. Um destes benefícios é a rapidez do pagamento, que não leva mais do que alguns segundos e garante maior agilidade a este procedimento.

Outro ponto positivo de se fazer compras com o pagamento pela leitura de um QR Code é a segurança proporcionada por este método. Além de se diminuir exponencialmente as chances de pagamentos duplicados, por exemplo, não se há a necessidade de carregar consigo dinheiro em espécie ou cartões de débito e crédito.

Desta maneira, para comprar qualquer tipo de produto com o pagamento por meio de QR Code, basta ter em mãos o seu celular, pois, com a leitura deste código, a transferência do valor será feita instantaneamente de sua conta para a empresa.

Por conta destes benefícios, é natural que o QR Code seja o principal recurso tecnológico da atualidade, com chances reais de substituir os códigos tradicionais utilizados no comércio, especialmente os códigos de barras. Assim, estar pronto para o uso deste recurso é algo essencial e que deve ser feito por todas as pessoas, com a adaptação de seus aparelhos celulares para suportar este tipo de tecnologia.

O QR Code na cidade de Porto Velho

O município de Porto Velho é um dos principais da região norte do Brasil, e possui uma grande responsabilidade econômica, o que torna necessário o uso de recursos tecnológicos que facilitem transações financeiras.

Assim, a implementação do QR Code para compras e pagamentos na cidade é um processo em constante evolução, e que deve chegar a um número ainda maior de empresas nos próximos meses.

Isto se deve, em especial, ao impulso gerado pelas empresas do ramo de alimentação, que foram as primeiras a promover o uso deste tipo de recurso tecnológico para que seus clientes pudessem realizar pagamentos, o que contribuiu diretamente para a popularização do QR Code.

Para saber ainda mais sobre o QR Code e todos os assuntos relacionados a esta tecnologia, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos!