QR Code Porto Seguro – Como comprar

Porto Seguro, município da Bahia, foi a porta de entrada para os portugueses em 1500. Habitada por tribos tupiniquins, o vilarejo se tornou município rapidamente e praticamente toda a sua extensão é tombada pelo patrimônio histórico. Embora hoje seja uma badalada cidade turística, Porto Seguro ainda mantém sua arquitetura colonial e o jeito de cidade de pescadores.

A modernidade está presente nos pequenos detalhes, como na presença de QR Code em áreas turísticas, no cardápio dos restaurantes, nos métodos de pagamento, na agilidade em obter documentações e muito mais. Se Porto Seguro ainda permanece com o clima de cidade histórica, o QR Code mostrar que a tecnologia está presente até mesmo nesse local paradisíaco.

Do silêncio a badalação, Porto Seguro é para todos

A cidade de Porto Seguro é uma das mais procuradas pelos turistas no Brasil e também pelo mundo. Ingredientes como praias belíssimas, casario histórico, festas todo o ano, ótima gastronomia, passeios e uma boa variedade de hotéis, são os responsáveis por essa demanda nos doze meses do ano.

Em 22 de abril de 1500, o português Pedro Álvares Cabral chegou com uma frota de 13 navios e, ao avistar o Monte Pascoal que fica a 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro, para no dia seguinte desembarcar em terra firme. As embarcações foram ancoradas ao redor da costa de Porto Seguro, Cruz Cabrália e Prado. Como o país já era habitado por várias etnias indígenas e já se sabe que outros europeus já haviam pisado em nossa terra, a palavra “descoberta” foi abolida entre os historiadores, que preferem definir a ocasião como o início da chegada dos portugueses e sua colonização.

Ao explorar a região, Pedro Alvares Cabral enviou ao rei de Portugal uma carta escrita por Pero Vaz de Caminha, sobre as belezas paradisíacas da região encontrada. Depois de retornar para seu país, outros portugueses começaram a chegar até Porto Seguro e outras regiões, para iniciar o processo de dominação do território.

Tanto que, curiosamente, a primeira Vila criada no Brasil não é Porto Seguro, mas sim São Vicente, em São Paulo. Inicialmente chamada de Nhoesembé, Porto Seguro teve seu primeiro fortim em 1504 e em 1530 se tornou uma vila, de interesse mais atento dos portugueses em sua exploração.

Ainda hoje, Porto Seguro mantém em seu sítio histórico, com locais que marcam o processo inicial de colonização dos portugueses no Brasil. Além do Marco do Descobrimento, que é o símbolo do poder da coroa portuguesa sobre o Brasil naquele período, há os primeiros prédios construídos que se destacam por uma iluminação especial, que ajuda a recriar o clima e a importância do local. Além das construções históricas há vistas maravilhosas do litoral de Porto Seguro.

Outra construção marcante, construída em 1535, é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena. Hoje ela serve como arquivo de imagens sacras trazidas de Portugal, com destaque para a de Nossa Senhora da Pena e de São Francisco de Assis. Em seu acervo há também cartas escritas pelo donatário da capitania Pero do campo Tourinho, Manuel de Nóbrega e José de Anchieta, onde falavam sobre a região naquele período.

Datada do século XVIII, a Casa da Câmara e Cadeia também é uma construção muito importante, que detém toda a beleza do Brasil Colonial e que hoje está coo Museu Histórico da Cidade e Museu do Descobrimento. Já a igreja de São Benedito foi construída pelos jesuítas em 1551.

Porto Seguro é versátil e com uma boa variedade de atrações distintas, o que permite agradar pessoas de todas as idades e intuitos. Há desde os que desejam badalações e festas, encontrando praias mais cheias, música principalmente de axé, bares e restaurantes, até praias quase desertas, restaurantes rústicos e feitos por pescadores, que oferecem o produto sempre fresquinho e saboroso.

Enquanto Porto Seguro é a sede e o foco de procura, os visitantes também vão para os distritos de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva, que possuem características diferentes umas das outras, mas todas com uma beleza estonteante. O litoral do município é grande, com média de 85 km de praias com característica de areia muito branca e fina.

A cidade é dividida pelo Rio Buranhém, fazendo a sua região sul ser mais primitiva, com praias mais desertas e sem muitas badalações, enquanto a região norte tem padrão internacional de turismo, com hotéis mais bem estruturados, passeios mais caros e eventos.

Entre as praias da região estão a Praia d’Ajuda, Praia de Jucumã, Praia de Mundaí, Praia da Barra Velha, Praia da Pedra Grande, Praia do Sol, Praia do Outeiro, Praia do Rio dos Mangues ou Barramares, entre outros.

Para atender toda a demanda de turistas, Porto Seguro possui um aeroporto com capacidade para aeronaves de médio porte. A cidade também conta com dezenas de hotéis e pousadas de vários portes, que estão sempre repletos de ocupação, já que Porto Seguro mantém altas temperaturas até mesmo no inverno.

QR Code para um turismo consciente

Por ser predominantemente turística, Porto Seguro procura oferecer aos seus visitantes o melhor em comunicação. Por isso, vem utilizando o QR Code como método para manter um turismo responsável, oferecendo segurança e informação.

Como toda a cidade está preparada para os visitantes, seja a equipe da pousada, os guias turísticos e até mesmo os vendedores de água de coco, o QR Code espalhados por vários locais e de fácil acesso, ajudam a dar orientação sobre os lugares e como chegar aos pontos turísticos e praias.

O Aplicativo Eu Vivi, oferece um grupo de pousadas e hotéis que ajudam a orientar os turistas sobre as alterações de marés e outras mudanças climáticas, presentes na região. Já a Associação Férias Vivas, uma ONG criada para difundir o turismo consciente, basta acessar com o QR Code de seu folder para ter acesso a uma biblioteca dedicada a segurança e a saúde.

Os hotéis da cidade criaram protocolos de segurança contra a proliferação da covid-19. Dessa forma, eles mantêm as portas abertas, mas atendendo as regras contra aglomeração e com higiene máxima. Tanto que Porto Seguro criou um certificado que mostra, através do QR Code, quais os estabelecimentos que foram aprovados no sistema de segurança ao turista e moradores locais.

As empresas e hotéis que possuem esse certificado, assim como o Selo Turismo Responsável, disponibilizam em sua recepção um QR Code que contém as informações sobre o documento, mas principalmente, as regras para uma boa convivência sem riscos à saúde.

Conheça mais informações sobre o QR Code e como ele pode ser usado em sua cidade, por meio do site . Contribua divulgando, dando sugestões e seu like!