QR Code Porto Alegre – Como comprar e usar

A cidade de Porto Alegre

A região sul do Brasil é uma área do país que recebe grande destaque por conta de suas belas paisagens, a qualidade de vida e o desenvolvimento presente em toda esta parte do país. E como uma das mais importantes cidades sulistas, Porto Alegre não é diferente.

A capital gaúcha é considerada por diversos institutos, pesquisas e pessoas que conhecem a cidade como uma das melhores para se viver. Muito disso se deve ao fato de que Porto Alegre é uma das cidades mais bem desenvolvidas economicamente no país, o que oferece maior estabilidade para empresas e boas chances de trabalho a seus moradores.

Isso também leva a cidade a ser um importante centro tecnológico, pois, com muitas empresas presentes e com sede em Porto Alegre, o uso da tecnologia é algo bastante natural. Assim, os moradores e visitantes podem usufruir de muitas facilidades e benefícios oferecidos por esse tipo de avanço.

As características da cidade também contribuem para esse destaque, especialmente no que se refere à qualidade de vida que o município proporciona a seus moradores. Isso porque, mesmo com todo o desenvolvimento e a economia forte, Porto Alegre tem uma grande área de arborização, com muitas árvores em toda a cidade, e uma responsabilidade ambiental que elevam, entre outros fatores, o visual e a qualidade de ar da cidade.

Os pontos turísticos da cidade, como o lago Guaíba, o parque Farroupilha ou a Casa de Cultura Mário Quintana, por exemplo, são outro fator que eleva a importância da cidade. Com pontos como estes, há uma grande atração de turistas e diversas opções de cultura e lazer para os oradores.

A nova tecnologia QR Code

O QR Code é uma tecnologia que está cada vez mais presente no dia a dia de todas as pessoas, com a possibilidade de diversas utilizações diferentes. No entanto, é bastante comum que seja definida como uma tecnologia nova, pois somente nos últimos anos seu uso se tornou mais comum e diversificado.

Anteriormente esse tipo de tecnologia era utilizada apenas para divulgação de alguns conteúdos ou redirecionamento em sites da internet, por exemplo. Embora estes usos ainda sejam comuns e bastante presente, o QR Code deixou de ser apenas um tipo de atalho digital, e passou a ser empregado em situações muito mais diversificadas, o que ampliou de forma exponencial o seu uso.

Um destes usos, que ganha cada vez mais adeptos, é a possibilidade de que se possa pagar contas ou compras por meio da leitura de QR Code. Ou seja, em vez de precisar que se leia códigos de barras, ou se precise estar sempre em posse de dinheiro ou cartões, basta que seja lido um código QR com seu celular e o pagamento é feito de forma simples, rápida e segura.

Desta maneira, o uso do QR Code chegou até um dos pontos mais importantes para qualquer pessoa, que é a forma como realizam seus pagamentos e empregam o seu dinheiro. Neste tipo de pagamento, a transferência é feita para a conta da empresa ou comerciante na qual sua compra foi realizada de forma instantânea, sem a necessidade de nenhum outro tipo de ação.

Ou seja, mesmo se você não estiver em posse de dinheiro em espécie ou cartões, é possível realizar pagamentos apenas com a leitura do QR Code. Essa facilidade pode proporcionar muitas vantagens e benefícios, tanto para os clientes quanto para os comerciantes, de modo que seja cada vez mais utilizada nos próximos anos.

Assim, de uma forma simples, o QR Code pode ser definido, até mesmo, como uma evolução dos códigos de barras tradicionais. Isso porque gera muito mais facilidade e economia para os comerciantes, enquanto oferece rapidez e segurança para os clientes que optam por realizar seu pagamento dessa forma.

Além disso, não há a necessidade que se tenha materiais caros e complexos para a leitura desse tipo de código, diferentemente do que acontece com os tradicionais códigos de barras. Enquanto estes códigos precisam de um scanner de raio vermelho e um computador para decodificar suas informações, o pagamento com QR Code pode ser feito apenas com o seu celular, desde que tenha uma câmera em bom funcionamento e um aplicativo leitor de QR Code.

O QR Code na cidade de Porto Alegre

Em uma cidade com grande poder econômico e na qual a tecnologia está presente de uma maneira muito forte, como é Porto Alegre, o avanço tecnológico ocorre de forma bastante natural. Até mesmo por isso, a possibilidade de pagamentos por QR Code já é uma realidade na capital gaúcha.

Mesmo com um processo ainda em início, diversos estabelecimentos comerciais e lojas já oferecem essa opção de pagamento aos seus clientes. Com uma maior popularização do uso do QR Code para pagamentos, a tendência é que cada vez mais empresas passem a contar com essa possibilidade nos próximos anos em Porto Alegre.

Entre estes estabelecimentos comerciais que aceitam o pagamento com QR Code, diversos segmentos podem ser apontados, mas o crescimento dessa tecnologia deve muito ao setor alimentício. Isso porque foram restaurantes, lanchonetes e redes de fast-food, alguns dos primeiros a aceitar esse tipo de pagamento, o que contribuiu para uma maior impulsão do uso desta tecnologia.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia do QR Code e as cidades nas quais essa opção já está presente, acesse o site QR Paga e leia nossos artigos.