QR Code pode ser usado em qualquer meio de comunicação?

Ao longo de seu dia, é possível que você encontre uma grande quantidade de códigos visuais, uma vez que estes podem ser facilmente compartilhados de muitas maneiras distintas. Para quem usa, ou pretende utilizar este recurso, no entanto, é possível que se tenha uma dúvida sobre a possibilidade de usar QR Code em meios de comunicação distintos.

Ou seja, se é possível utilizar estes códigos em qualquer meio de comunicação para que, assim, se consiga atingir qualquer pessoa de seu público-alvo. De uma maneira geral, é possível afirmar que, sim, é possível utilizar QR Code em meios de comunicação diferentes, de acordo com as pessoas que você deseja que vejam este código.

Obviamente, porém, isso se refere apenas ao uso de QR Code em meios de comunicação visuais, que permitam o uso de imagens ou vídeos. Assim, devem ser excluídos desta afirmação apenas os meios de comunicação apenas sonoros, como o rádio, por exemplo.

Para que você possa compreender isso de uma forma ainda mais completa, confira a seguir quais são algumas das principais formas de utilizar o QR Code em meios de comunicação diversos da melhor maneira possível:

1. Meios de comunicação impressa

Uma das formas mais simples de utilização do QR Code em meios de comunicação é por meio de materiais impressos, como jornais e revistas, por exemplo. Neste caso, qualquer pessoa que tenha acesso a estes materiais pode fazer a leitura deste código e, a qualquer momento, acessar seu conteúdo ou página na internet.

Outro motivo que faz com que o QR Code em meios de comunicação impressos seja uma alternativa bastante utilizada, principalmente por empresas e profissionais, é o fato de que estes códigos podem ser fixados em pontos estratégicos. Um outdoor, por exemplo, pode ser visto por milhares de pessoas todos os dias, de modo que mais pessoas possam conhecer seu conteúdo.

Assim, é natural que se encontre muitos QR Code em meios de comunicação impressos, pois é uma estratégia de uso desta ferramenta que oferece um excelente custo-benefício a empresas que desejem obter melhores resultados em suas estratégias comerciais.

No caso de jornais e revistas, que ganham cada vez mais versões digitais, é possível que suas ainda existentes versões impressas também ganhem o uso de QR Code para que os leitores tenham acesso ao conteúdo digital, mais moderno, completo e prático. Desta forma, até mesmo a evolução dos meios de comunicação passa pelo uso do QR Code em seus próprios materiais.

2. Televisão

Por mais que existam maneiras diversificadas de consumir conteúdos como filmes e séries, a televisão segue como uma das principais formas de comunicação e de consumo de conteúdo para muitas famílias brasileiras. Isso faz com que o uso de QR Code em meios de comunicação televisivos também seja uma das formas mais efetivas de uso desta tecnologia.

Em geral, o uso de QR Code em materiais televisivos é feito com a inserção deste código em intervalos comerciais, de modo que, a partir da propaganda veiculada, o telespectador possa acessar suas páginas e conhecer melhor os produtos e serviços anunciados.

Já durante a programação normal, o uso de QR Code em meios de comunicação televisivos pode ser mais comum por parte das próprias emissoras. Isso porque podem promover um acesso facilitado a seus sites, divulgar serviços de streaming da emissora, entre muitas outras possibilidades.

Entretanto, o uso do QR Code na televisão requer que se tenha um cuidado especial, que é a manutenção do código na tela por tempo suficiente para a sua leitura. Embora a leitura do código, propriamente dita, seja bastante rápida, é preciso considerar o tempo do espectador pegar seu celular, abrir a câmera e poder fazer a decodificação sem que este código suma de sua tela.

3. Mídias digitais

Para complementar os possíveis usos do QR Code em meios de comunicação distintos, é preciso citar as mídias digitais, que são o principal ambiente em que esta tecnologia é conhecida. Neste caso, há uma facilidade ainda maior do emprego deste recurso, uma vez que qualquer pessoa pode compartilhar um QR Code, e não apenas empresas e profissionais.

Em geral, os meios mais utilizados para a utilização de QR Code em mídias digitais é feito por meio de redes sociais, uma vez que a grande maioria das pessoas utiliza estas plataformas de maneira cotidiana. Assim, o alcance de seu conteúdo pode ser muito maior, e com um custo praticamente inexistente, diferente do que acontece em outros meios de comunicação.

Com todas estas possibilidades de utilização do QR Code em meios de comunicação variados, é natural que se tenha uma facilidade ainda maior em encontrar estes códigos ao longo de seu dia a dia. Desta forma, considere começar a utilizar esta ferramenta em um número cada vez maior de serviços em sua rotina, para que possa obter benefícios e vantagens ainda maiores em função disso.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, suas diversas formas de uso, as vantagens de optar por este recurso e muitos outros temas relacionados, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações e se mantenha sempre atualizado a respeito deste importante recurso!