QR Code: pode existir dois iguais?

O uso constante dos códigos visuais para fins profissionais e pessoais pode fazer com que surjam muitas dúvidas a respeito desta tecnologia, e algumas delas até mesmo relacionadas à segurança proporcionada pelo seu uso. Assim, uma das dúvidas mais comuns a respeito do QR Code é se existe a possibilidade de existirem dois QR Code iguais.

Ou seja, ao criar um QR Code, é possível que você se pergunte sobre a possibilidade de já existir um código exatamente igual ao seu. Com dois QR Code iguais, o intuito de uso deste código poderia ser perdido, uma vez que a leitura poderia levar as pessoas a um conteúdo ou página de destino completamente diferente do esperado.

Embora possa parecer uma dúvida banal em alguns momentos, a possibilidade de existirem dois QR Code iguais é algo que pode gerar muita preocupação em profissionais e empresas que utilizam esta ferramenta em suas estratégias de marketing e captação de clientes. Desta forma, é preciso esclarecer esta dúvida, para que se tenha total tranquilidade no uso desta tecnologia.

Enfim, é possível que existam dois QR Code iguais?

O primeiro passo para que se compreenda a resposta para esta dúvida é que a geração dos códigos visuais não é algo manual, feito por um profissional, por exemplo. Isso significa que não há o envolvimento humano na geração dos códigos, que são completamente gerados por meio de números e sequências completamente codificadas.

Isso significa que, ao gerar um QR Code, você gera, na verdade, uma sequência de números, geralmente representados por zero e um, que são representados na forma desta figura visual. Desta maneira, a aparência do QR Code não é aleatória, mas sim representativa, de forma que cada pixel possui uma função específica.

Por conta disso, a possibilidade de que existam dois QR Code iguais é algo praticamente nulo, e com o qual você não precisa se preocupar, pois cada uma destas figuras é composta por uma sequência única de pixels que impede a sua repetição.

Obviamente, isso não significa que não possam acontecer erros com o uso de um QR Code, mas sempre por conta de motivos distintos, e não com relação à existência de um código idêntico. Para empresas e profissionais, isso significa que esta ferramenta pode seguir em utilização em suas campanhas de marketing, divulgação e profissionais, pois não haverá o risco de códigos repetidos que interfiram em seus resultados.

Saiba por que não existem dois QR Code iguais

Mais do que saber que não existem dois QR Code iguais, é preciso compreender os motivos que tornam essa repetição praticamente impossível. O primeiro ponto a ser considerado é o fato de que existem quarenta diferentes tipos de QR Code, os quais são divididos de acordo com a quantidade de pixels que os compõem.

O mais simples destes tipos de QR Code é, justamente, o primeiro criado, que é um código bastante simples, de 21×21 pixels, e que permite o armazenamento de uma quantidade bastante limitada de dados e informações. Entretanto, os demais tipos de QR Code são muito mais completos, e podem chegar a ter até 177×177 pixels, o mais desenvolvido atualmente.

Com essa grande quantidade de pixels que compõem os QR Code, já há um número extremamente grande de combinações a serem criadas em cada um destes tipos de códigos. Além disso, por serem de tipos diferentes, os códigos podem ser gerados de acordo com a sua finalidade.

Ou seja, quando você abre um aplicativo gerador de QR Code e determina que deseja criar um código de redirecionamento digital, ou de localização por GPS, por exemplo, as informações são limitadas, o que torna possível o uso de QR Code mais simples. Diferentemente, conteúdos para download, por exemplo, podem requerer códigos mais complexos, com mais pixels, consequentemente.

Mas estas diferenças entre os tipos de QR Code não se limitam apenas à quantidade de pixels que compõem estes códigos. Os pixels maiores, localizados nas extremidades do QR Code, também auxiliam ao leitor na identificação de códigos de acordo com o seu tipo.

Desta maneira, a disposição dos pixels dentro do código também faz com que seja possível identificar diferenças sutis entre todos os códigos visuais. Isso torna ainda maior o número de possibilidades de códigos e, proporcionalmente, mais improvável que existam, em algum momento, dois QR Code iguais.

Em resumo, se você cria QR Code para impulsionar o seu trabalho, a sua empresa, receber pagamentos, compartilhar conteúdos, ou qualquer outra finalidade, não precisa se preocupar com a chance de que seus códigos tenham semelhantes criados anteriormente. A chance de dois QR Code iguais em funcionamento em um mesmo momento é ínfima, o que faz com que este tipo de preocupação não seja necessária.

Agora que você sabe que não precisa se preocupar com a chance de ter dois QR Code iguais ao mesmo tempo, continue a utilizar esta tecnologia e ter muitas vantagens e benefícios, tanto em sua vida profissional quanto em sua vida pessoal.

Acesse a página da QR Paga e saiba ainda mais sobre a tecnologia QR Code, seus diferentes modos de uso, curiosidades e muitos outros temas relacionados a este importante recurso!