QR Code Pix Estático: como gerar?

Enviar e receber dinheiro é algo muito necessário a todas as pessoas em seu dia a dia, e algo que foi muito facilitado com a implementação do Pix, que permite o envio e recebimento de dinheiro a qualquer hora e em todos os dias da semana. Dentro desta ferramenta do Pix, ainda existem outras possibilidades que podem tornar o seu uso ainda mais fácil e seguro, como o QR Code Pix estático.

A importância do QR Code Pix estático se deve ao fato de que este recurso pode servir como uma substituição ao uso das chaves do Pix, que são necessárias para que se possa utilizar este recurso. Em geral, as chaves Pix são dados como telefone, e-mail ou mesmo CPF do titular da conta, informações com as quais algumas pessoas podem não se sentir confortáveis em compartilhar com terceiros.

Assim, ao utilizar o QR Code Pix estático, você não precisará fornecer estes dados a qualquer pessoa que precise lhe enviar dinheiro, pois a leitura do código visual já irá redirecionar esta pessoa para a sua conta bancária, de modo que possa lhe enviar o dinheiro devido.

Os passos para gerar o QR Code Pix estático

Como todo o processo de utilização do Pix, gerar QR Code Pix estático é algo muito simples e fácil de ser feito. Mesmo quem ainda não utilizou esta ferramenta em seus aplicativos financeiros, não encontrará nenhuma grande dificuldade, pois é preciso apenas que se realizem alguns passos simples.

O primeiro destes passos é a realização do login em seu aplicativo bancário, o que deve ser feito por meio do uso de seu número de conta e senha. Assim que realizar o login, logo na tela inicial de seu aplicativo, entre as demais opções, haverá a aba do Pix, utilizada para as transferências por meio desta ferramenta.

Ao acessar a aba do Pix em seu aplicativo, estarão disponíveis as opções de pagar ou receber com o Pix. Para que se possa gerar o QR Code Pix estático, é preciso que você escolha a opção de receber, que lhe mostrará todas as suas chaves ativas, referentes a esta conta e a opção de gerar chave de QR Code.

Neste momento, é preciso que se faça mais uma escolha, uma vez que, além de poder gerar QR Code Pix estático, ainda é possível optar pelo QR Code dinâmico. Para concluir este processo, basta escolher o QR Code Pix estático, e clicar sobre esta opção, o que irá gerar, automaticamente, o seu código visual.

Assim, este QR Code Pix estático poderá ser salvo em sua galeria de imagens, e compartilhado com qualquer pessoa que precise lhe enviar dinheiro, de modo que não precise de qualquer outra informação a seu respeito, ou de suas chaves Pix, para que consiga realizar esta transferência.

A diferença entre o QR Code Pix estático e o QR Code Pix dinâmico

Como você pode perceber, o QR Code Pix estático é apenas uma das opções presentes na aba do Pix de seu aplicativo financeiro. Isso porque é possível escolher entre esta opção e o QR Code Pix dinâmico, que apresenta uma funcionalidade parecida, mas com diferenças importantes que devem ser conhecidas.

Primeiramente, você deve saber que o QR Code Pix estático é um substituto fixo para todas as suas chaves Pix, e que pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias. Isso significa que uma pessoa que tenha o seu QR Code poderá fazer quantas transferências desejar, sem um limite de uso ou prazo para isso.

Ou seja, o QR Code Pix estático possui uma funcionalidade exatamente igual a qualquer outra chave Pix cadastrada em sua conta, como um e-mail ou número de telefone, por exemplo.

Diferentemente, o QR Code Pix dinâmico permite que se faça apenas uma transferência com o seu uso, de modo que este código se torna inválido após a realização deste envio financeiro. Desta forma, este código não serve como substituto permanente a suas chaves, mas apenas como uma alternativa pontual.

O uso do QR Code Pix estático e do QR Code Pix dinâmico

De uma maneira geral, o QR Code Pix estático e o QR Code Pix dinâmico possuem algumas orientações de uso, para que possam ser ainda mais efetivos e contribuir para a sua segurança financeira.

O QR Code Pix estático é recomendado, pelos próprios bancos e instituições financeiras, para que seja fornecido a pessoas conhecidas, com as quais você possua algum contato recorrente e que precisem lhe enviar dinheiro de forma regular.

Já o QR Code Pix dinâmico, é mais recomendado para situações pontuais e inesperadas, nas quais uma pessoa com a qual você não possui qualquer ligação precise realizar um pagamento em seu favor. No caso de comerciantes e vendedores autônomos, por exemplo, esta opção pode ser mais vantajosa, para garantir que nenhum dado a seu respeito permanecerá com seus clientes.

Agora que você sabe como gerar QR Code Pix estático e as suas diferenças com relação à opção dinâmica, comece a utilizar esse recurso e tenha ainda mais tranquilidade e segurança no uso do Pix.

Para saber muito mais sobre a tecnologia QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este tema e todos os assuntos relacionados.