QR Code Paranaguá – Como cobrar e pagar

Mais antiga cidade do Estado o Paraná, o município de Paranaguá tem uma população média de 155 mil habitantes e está em décimo entre os mais populosos. O seu porto é a principal atividade econômica da cidade, que após o apogeu da cafeicultura paranaense, permanece em plena atividade nos dias atuais.

Para dinamizar a economia e facilitar a vida de moradores e turistas, O QR Code tem sido usado plenamente nas atividades cotidianas e burocráticas da cidade. Isso facilita o acesso a informação, ajuda a dinamizar documentações e é essencial no Porto de Paranaguá.

Berço do Paraná e Com a Mais Bela Estação Ferroviária

Como primeira cidade do Paraná, Paranaguá possui um rico Centro Histórico, que conta parte da trajetória rumo ao desenvolvimento do Estado, mas também apresenta uma cultura diversificada. O que pode ser constatado nos Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá e o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá.

Mas é na sua arquitetura que está a maior riqueza da cidade. Nos casarios antigos e na Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, Paranaguá tem como segunda frente de economia o turismo.

Mesmo sendo três horas de viagem, a melhor maneira para se chegar a cidade é de trem, mesmo sendo mais lento ainda encanta turistas de todas as idades, ao passar por uma das suas 30 pontes, 14 túneis e os seus 110 quilômetros de extensão. A ferrovia é a mais bonita do país e foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1885. O passeio só está disponível aos domingos.

O estimulo ao turismo pela Prefeitura fez com que fosse criada uma linha de ônibus, que trafega por 26 locais turísticos de Paranaguá e a disposição dos turistas que chegam a cidade. Ele foi criado no aniversário de 365 anos da cidade e coroa a valorização do seu povo e raízes históricas.

Outro meio de transporte indicado para passeios turísticos é de barco. Afinal, a Baía de Paranaguá é belíssima e apresenta não só o porto, mas também suas praias e ilhas. O curioso é que quase sempre os passeios são acompanhados por botos que ficam na região, no trapiche da Rua da Praia. Para visitar exclusivamente o Porto, há visita guiada que apresenta um filme sobre sua história e passeios de van por entre seus galpões e navios ancorados.

O Centro Histórico, com seus casarios coloridos coloniais, oferecem museus, lojas de artesanato local, espaços culturais diversos e muita interação. Além disso, o Museu do Café mostra ao turista como foi o um dos períodos mais prósperos da região, cuja sua arquitetura é de art-nouveau, feita em aço fundido.

A principal praia de Paranaguá é a Ponta de Nhá Pina, Ponta do Cemitério e as praias desertas do Miguel e do Belo. Mas é a Ilha do Mel, conhecida por todo o país pelas suas belezas naturais, a que mais atrai os turistas. Entre as belas praias da Ilha do Mel estão a de Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, Nova Brasília, Farol das Conchas e Encantada. Vale também conferir a Ilha de Valadares, Ponta do Ubá e Cotinga.

Na própria região metropolitana, há uma boa variedade de parques naturais da Mata Atlântica, que preservam sua fauna e flora naturais. É o caso da Floresta Estadual do Palmito e a Cachoeira Quintilha.

Na Floresta Estadual do Palmito, o ecoturismo encontra um espaço variado de emoções. Há boas trilhas ecológicas, mas também museus, viveiro de mudas, ancoradouro de barcos, lojas e até mesmo uma cozinha experimental. Já na Cachoeira Quintilha, de 40 metros de altura, há uma infraestrutura que oferece conforto ao turista como restaurante e acesso a pesca.

Há ainda o Aquário Marinho, a Fonte Velha ou Fontinha, Museu Narigi Surf do Porto S/A, Casa Elfrida Lobo, Palácio Carijó, Alfândega da Receita Federal, Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Cine Teatro, Igreja de São Benedito, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas de Paranaguá, Solar dos Dacheux, Mercado do Artesanato, Palco Tutóia e muito mais.

Para quem deseja conhecer a culinária local, é indicado saborear o Barreado, prato típico e cuja menção mais antiga remota de 300 anos. Nele estão carne de porco, farinha e outros ingredientes, cozido em panela de barro (daí o nome), bastante nutritivos para suprir o frio do local.

O QR Code em todos os lugares

A riqueza de sua história e natureza inspiraram pesquisadores da UFPR e da Unipampa, a desenvolver um aplicativo que antecipa possíveis adversidades na Baía de Paranaguá. Dessa forma, é possível se antecipar a situação como inundações e outros problemas climáticos. O QR Code é fundamental nesse aplicativo, já que é ele quem fundamenta e viabiliza as pesquisas.

Assim como para ajudar a natureza e utilizado pela ciência, o QR Code tem ganhando inúmeras funções em Paranaguá. Uma delas é na utilização da tecnologia para o turismo. Principalmente em tempos de pandemia e de acesso bem mais restrito aos locais turísticos, o QR Code tem sido usado para agendar passeios turísticos pela cidade.

Por meio do QR Code é possível fazer a compra de bilhetes ou reservar data e hora para ir ao local escolhido. O turista precisa ir a um site, fazer seu cadastro e escolha, para então obter um QR Code exclusivo que vai permitir a sua entrada no local. O mesmo acontece com o passeio histórico de trem, que precisa ser agendado com antecedência para que seja realizado.

Para a indústria e comércio local, o QR Code tem sido amplamente usado para verificar informações sobre a história, os produtos, como eles são feitos, manutenção e compra. Isso ajuda o cliente e consumidor a conhecer melhor o que está obtendo, a saber manuseá-lo, a interagir com a marca e a agilizar o pagamento.

Saiba mais sobre o uso de QR Code e quais os projetos que estão presentes em sua cidade, por meio do site . Contribua divulgando, dando sugestões e seu like!