QR Code para restaurantes: como funciona o cardápio via QR Code?

Especialmente por conta da pandemia de Covid-19, que já afeta o mundo há quase dois anos, muitos estabelecimentos precisaram modificar a forma de atender a seu público, para que o serviço possa ser prestado com o máximo de segurança. E a tecnologia é uma das melhores ferramentas para colocar isso em prática, como, por exemplo, no caso do cardápio via QR Code.

Os restaurantes passaram por um processo de muitas mudanças, uma vez que, obviamente, são ambientes em que há uma grande manipulação de objetos que são compartilhados entre as pessoas. Um destes objetos é o cardápio, que passa pelas mãos de muitas pessoas ao longo de um dia.

Com o intuito de evitar este compartilhamento e garantir um distanciamento mais efetivo, o cardápio via QR Code é uma das melhores opções para estes estabelecimentos, pois evita isso e ainda pode apresentar muitas outras possibilidades e vantagens.

A forma de uso do cardápio via QR Code

Obviamente, a forma de uso do cardápio via QR Code é bastante diferente em relação ao cardápio tradicional, o qual é disponibilizado, geralmente, pelo garçom do estabelecimento. No caso do cardápio via QR Code, não é necessário que se aguarde até que o garçom, ou qualquer outro funcionário do restaurante leve-o até você.

Isso porque o cardápio via QR Code pode ser acessado a qualquer momento pelos próprios clientes, desde que o código visual esteja disponibilizado em um local de fácil visualização. Em geral, os restaurantes optam pela utilização de adesivos ou placas com o QR Code nas próprias mesas, para que os clientes possam acessar o cardápio em seus smartphones assim que se acomodarem.

No caso de restaurantes que tenham atendimento em balcão, porém, é possível que se encontre o cardápio via QR Code em outros locais, além das mesas, como no próprio balcão ou em cartazes no ambiente. Isso é importante para que todos os clientes sejam atendidos da mesma maneira, com um acesso facilitado ao cardápio digital do estabelecimento.

Assim que a leitura deste código for realizada, os clientes serão redirecionados a uma página com todos os detalhes de seu cardápio, que pode conter fotos, descrições detalhadas e preços de cada prato.

Desta maneira, o contato entre os clientes e o garçom é feito apenas no momento do pedido, sem a necessidade de se trocar objetos, como acontece com os cardápios tradicionais.

Os benefícios do uso do cardápio via QR Code

Obviamente, a principal meta do uso do cardápio via QR Code é a diminuição do contato entre as pessoas e, assim, uma menor possibilidade de contágio pelo vírus da Covid-19.

No entanto, o uso desta tecnologia na escolha dos pratos pode ser muito mais benéfico para os restaurantes, de modo que esta ferramenta seja mantida no futuro, após a volta à normalidade.

Para que você compreenda ainda melhor o porquê do cardápio via QR Code ser uma ferramenta que chegou para ficar nos restaurantes, observe a seguir algumas de suas principais vantagens para estes estabelecimentos:

Menor custo de manutenção

Embora o custo de manutenção dos cardápios tradicionais não seja tão elevado, é algo que pode ser recorrente, pois são peças muito manuseadas ao longo dos dias. Em um longo prazo, isso pode representar um custo indesejado para os estabelecimentos, o que não acontece com o uso do cardápio via QR Code.

Além disso, enquanto os cardápios tradicionais se desgastam e podem gerar uma impressão ruim do estabelecimento enquanto não são retirados de uso, o cardápio via QR Code é algo que está sempre em perfeitas condições, independentemente de quantas vezes seja visualizado.

Possibilidade de atualização

Atualizar um cardápio físico é algo que gera muitos problemas a alguns restaurantes. Rasuras, etiquetas, palavras escritas por cima de outras, são apenas alguns dos exemplos utilizados para evitar que o cardápio seja totalmente inutilizado, o que também pode afetar a imagem do restaurante.

Diferentemente, porém, o cardápio via QR Code pode ser atualizado pelos responsáveis do estabelecimento a qualquer momento, sem que isso gere qualquer problema em sua visualização por parte dos clientes.

Ou seja, atualizações de preços, remoção e inclusão de novos pratos, entre muitas outras possíveis alterações, são ações que podem ser feitas sem prejudicar a imagem do estabelecimento.

Maior agilidade no atendimento

Uma reclamação constante de clientes é a respeito do tempo de demora no atendimento em alguns restaurantes. Isso pode acontecer pela necessidade de se aguardar a chegada dos cardápios, para que somente então os clientes comecem a decidir os seus pedidos e, posteriormente, façam, de fato este pedido ao garçom.

Já com a utilização do cardápio via QR Code, os clientes podem escolher seus pedidos assim que chegam ao restaurante, de modo que precisem apenas comunicar ao garçom os pratos escolhidos.

Esta mudança, embora simples, pode fazer com que a experiência dos clientes seja muito mais positiva, bem como o trabalho dos funcionários facilitado.

Para saber ainda mais sobre o cardápio via QR Code, e muitas outras possíveis formas de utilização desta tecnologia, todos os seus benefícios e vantagens, além de conhecer as cidades em que o recurso já está presente, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações!