QR Code nos portos de exportação

A utilização da tecnologia QR Code é muito abrangente, o que faz com que esteja presente em muitos locais e nas mais diversas finalidades. Um bom exemplo disso é a presença do QR Code nos portos de exportação, os quais são responsáveis pelo manuseio e envio de muitos tipos de produtos diferentes a várias partes do mundo.

homem com celular na mão olhando para um container de carga

Em geral, o trabalho nos portos é visto como algo muito manual, distante da realidade da utilização de tecnologias. Na realidade, porém este é um dos tipos de trabalhos em que há um grande número de benefícios no emprego dos códigos visuais, de modo que a utilização do QR Code nos portos de exportação seja algo natural, para que haja uma otimização deste tipo de atividade.

Justamente por ser um tipo de trabalho no qual muitas pessoas desconhecem a utilização da tecnologia, é importante que se tenha uma maior divulgação sobre o uso do QR Code nos portos de exportação, para que se tenha uma maior compreensão sobre a realidade do trabalho nestes locais, os quais possuem importância direta para a economia nacional e, consequentemente, na vida de todas as pessoas.

Assim, veja a seguir quais são algumas das diferentes maneiras como pode ser empregado o QR Code nos portos de exportação e os benefícios que esta tecnologia pode oferecer aos profissionais que atuam nestes locais. Confira:

Separação de produtos de acordo com local de destino

Um dos principais trabalhos nos portos é a separação de produtos e materiais para que sigam o caminho correto até o seu local de destino. De uma maneia geral, este serviço sempre foi feito de forma manual, o que pode ser bastante difícil de acordo com o tipo de produto a ser enviado.

Com o uso do QR Code nos portos de exportação, no entanto, isso pode ser muito facilitado, uma vez que basta a leitura dos códigos para que se saiba qual o destino de cada produto. Assim, é possível que isso seja feito de uma forma muito mais rápida, com a otimização do trabalho neste local.

Além disso, estes códigos podem ser colocados na parte externa de caixas, lotes, ou mesmo de contêineres a serem enviados a outros países, de maneira que sequer a abertura destes produtos seja necessária, com uma facilitação ainda mais clara do trabalho nos portos de exportação.

Identificação da origem e procedência de cada produto

Algo muito importante no trabalho dos portos é a identificação de qual a origem de produtos, para que se tenha um melhor manuseio, separação, bem como uma segurança a todo o material manuseado nestes locais. Desta forma, porém, é preciso que se tenha a inserção dos códigos visuais feita de maneira prévia, por parte de empresas que desejem obter os benefícios do uso da tecnologia QR Code nos portos de exportação.

Mais do que essa facilidade, o uso do QR Code nos portos de exportação para a identificação da origem dos produtos que serão enviados a outros países permite que se tenha a garantia de que este tipo de produto não possui nenhum tipo de problemas com os órgãos reguladores e fiscalização, por exemplo.

Ou seja, com o uso do QR Code nos portos de exportação para a verificação da origem e procedência de diferentes materiais e produtos que serão exportados, a chance de que produtos contrabandeados ou irregulares esteja presente na carga enviada é mínima, o que gera uma segurança muito maior aos exportadores.

Acompanhamento do envio e entrega de produtos

Além de facilitar de maneira exponencial o trabalho, o uso do QR Code nos portos de exportação proporciona, ainda, a facilidade no acompanhamento da entrega de diferentes tipos de produtos, uma vez que todo o trabalho pode ser acompanhado de maneira remota pelos produtores e responsáveis pela exportação.

Assim, quaisquer problemas que possam ser enfrentados em diferentes etapas do processo de exportação podem ser mais rapidamente solucionados, sem que a entrega no local de destino seja afetada.

Isso é possível por conta da possibilidade de atualização das informações presentes no QR Code. Desta forma, após a sua chegada ao porto e o envio para o país de destino, os responsáveis pela entrega podem atualizar suas informações, desde desvios em sua rota até a chegada em seu ponto final.

Com este recurso, o uso do QR Code nos portos de exportação ganha uma importância ainda maior, pois cobre não apenas o processo de separação e manuseio nestes locais, mas todo o envio, de modo que não se tenha qualquer dúvida sobre como foi realizada a exportação de um determinado produto até que chegue ao local desejado.

Agora que você sabe mais sobre como é utilizado o QR Code nos portos de exportação, passe a observar com mais frequência como este tipo de código está presente em seu dia a dia, e quais são os seus muitos benefícios e vantagens.

Para conhecer ainda melhor a tecnologia QR Code, visite a página da QR Paga, leia nossos artigos e acompanhe as publicações a respeito deste recurso e muitos temas relacionados, como os diferentes aparelhos em que pode ser utilizada ou mesmo as cidades em que já possui uma utilização mais frequente, por exemplo!