O QR Code é como um código de barras em 2D, com uma grande capacidade de armazenar informações na sua pequena dimensão. Formado como um quadrado e códigos, sua popularidade atual o faz parecer uma criação nova, mas seu surgimento foi em 1994 como um passo mais evoluído do código de barras.
A maioria dos smartphones não possui scanner para leitura, sendo necessário baixar um aplicativo para ter acesso à informação. Mesmo assim, vem crescendo no Brasil a sua adesão, em especial com método de pagamento, impulsionando as empresas a inovarem com aplicativos com amplas ferramentas e a produzirem mais produtos de fábrica com essa função, como é o caso do Huawei Mate 20 Pro.
Disputando entre os melhores
O Huawei Mate 20 Pro representa o que há de mais avançado em smartphone da fabricante, a gigante chinesa Huawei. E não é pouco! Seu valor se aproxima dos seus principais concorrentes, o iPhone XS Max e o Galaxy Note 9, mas não fica nada a desejar.
O design é elegante, todo de metal e vidro, com um padrão de pintura peculiar da marca. Em sua parte traseira, a posição das câmeras é diferente dos outros aparelhos, o que se traduz numa melhor captação da imagem e produção de fotos bastante impactantes.
Com o mesmo tipo de câmera do modelo 40 MP do P20 Pro, o Mate 20 Pro inclui um sensor secundário e uma grande angular, que atua como uma teleobjetiva capaz de um zoom de até 5x híbrido. Para captar em macro, uma lente
grande angular permite uma excelente nitidez.
E é exatamente esse conjunto de câmeras que se tornam essenciais para captar melhor o QR Code visualizado. A ferramenta já vem adicionada a ela, que precisa ser ativada para ser usada conforme o desejado.
Cuidados para ativar o QR Code do Huawei Mate 20 Pro
Usar o QR Code no Huawei Mate 20 Pro é bastante simples, mas há duas variantes que requerem mais atenção. Para começar, basta seguir os passos indicados abaixo:
1 – Na página inicial e arraste a barra de funções em direção à parte superior da tela;
2 – Ao visualizar o símbolo do QR Code, basta clicá-lo para abrir como câmera;
3 – Basta focar no código QR que deseja identificar;
4 – Uma janela será aberta com opções para abrir o código decifrado ou salvá-lo.
Outra forma de abrir oQR Code do Huawei Mate 20 Pro é indo direto para a câmera. Ao abrir o ícone, vá em direção ao ícone do olho, localizado na parte superior esquerdo do aplicativo, que abrirá outra página com o ícone do QR Code Scanner.
São inúmeros os tipos de QR Code disponíveis, mas só um grupo mais requisitado está disponível no Huawei Mate 20 Pro. Em especial, o QR Code para acessar sites e aplicativos, muito comuns em campanhas de marketing para disponibilizar ao seu consumidor, um acesso vip a informações e entretenimentos.
Outros tipos comuns são o de imagens, vídeos, conexão com o Wi-Fi, envio de mensagem por SMS ou e-mail, informações de contatos, páginas de planilhas ou textos entre outros.
Amplo acesso a informações
O QR Code faz parte da realidade de países como os EUA, Japão e China, mas só agora começa a ser usado em massa no Brasil. Criado pela indústria automotiva japonesa Denso-Wave, em 1994. O intuito de criar QR Code era ampliar a capacidade dos códigos de barra, incluindo informações mais amplas sobre o catálogo de peças para carros.
Rapidamente, ele foi usado para outras funções e descoberto por outras empresas, para múltiplas utilizações. A princípio, a ideia de armazenar dados logísticos foi amplamente utilizada, já que no pequeno quadrado é possível inserir informações pontuais como data de fabricação e validade, materiais usados, quantidade, data de compra, substâncias presentes, manual de uso, etc.
Com um tamanho tão pequeno, capaz de suportar tantas informações, outros setores aderiram, especialmente a área de marketing. Logo, ele foi inserido em produtos e campanhas, para levar ao público consumidor, algo além do que ele já tinha acesso habitual, como acesso a áreas exclusivas, jogos, descontos mais significativos, vídeos, imagens, dados de contato, cadastro para receber e-mail marketing e outros.
Na publicidade, o QR Code começou a ser usado como realidade aumentada. Dessa forma, as empresas começaram a investir ainda mais em campanhas com sua utilização, mesmo que os smartphones ainda não estivessem preparados para sua leitura.
Até o ano de 2003, a câmera não tinha uma tecnologia apropriada e os sensores possuíam apenas 1 megapixel, comparados com os atuais, eram considerados de baixa qualidade, incapazes de interpretar os dados mais complexos de um QR Code. Mas começaram a surgir aplicativos para suprir essa necessidade, que são baixados com facilidade e que ajudam até mesmo aparelhos mais avançados que já possuem a ferramenta de fábrica.
O aplicativo de QR Code e os que já estão inseridos nos smartphones são preparados para lerem códigos bidimensionais. Só assim podem converter os dados com a rapidez necessária, especialmente os dados mais robustos como vídeos, imagens e jogos.
Conheça mais sobre QR Code em nosso site, matérias exclusivas sobre o mundo tecnológico, passo a passo de como utilizá-lo e as novidades do mercado.
Referências requisitadas:
É conhecimento comum de quem faz uma prévia pesquisa de QR Code, que:
1 – Até um certo período, as câmeras dos smartphones tinham uma qualidade bastante inferior ao que temos hoje e o próprio aparelho não suportava abrir uma boa parte dos arquivos inseridos no código. Para seu esclarecimento quanto a essa dúvida, segue algumas páginas que podem ajudar a esclarecer:
https://blog.bemmaisseguro.com/evoluc%CC%A7a%CC%83o-das-ca%CC%82meras-dos-smartphones/#:~:text=Os%20primeiros%20celulares%20com%20c%C3%A2mera,por%20volta%20dos%20anos%202000.&text=Antes%2C%20essa%20era%20a%20medida,da%20imagem%20quanto%20esse%20fator.
Nesse site, por exemplo, cito o seguinte texto:
Melhor foco
Quanto melhor o foco, menos tremidas as fotos ficam. Com o tempo, ele ficou melhor e ainda mais rápido.
Se as imagens ficam tremidas, isso dificulta a leitura do QR Code certo?A evolução das câmeras nos telefones celulares
“Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho.”
Nesse mesmo link, há a resposta da outra pergunta sobre o período que o Brasil começou a usar o QR Code. Nele consta que os primeiros foram em 2007, ampliando aos poucos o seu uso, conforme o subtítulo “Uso”.
2 – Outros sites podem ajudar a entender:
https://pt.shopify.com/blog/qr-code
Nele também informa o período de 2007 em que o Brasil começou a usar o QR Code e o seu crescimento constante:
“O QR Code foi usado pela primeira vez no Brasil em anúncios feitos pela Fast Shop, em dezembro de 2007. Em junho de 2008 a Nova Schin fez um anúncio usando um código QR. Logo após veio a Claro, e por último a Volkswagen que usou os códigos em uma ação durante o Salão do Automóvel.
Esse tipo de código passou a ser muito utilizado na indústria do turismo. Nesse segmento, costuma ser incluído em mapas para otimizar o passeio e orientar os turistas de forma dinâmica.”
https://canaltech.com.br/mercado/qr-code-devera-ser-a-proxima-grande-revolucao-do-sistema-bancario-brasileiro-148303/
Já nesse site, especialistas afirmam que a tecnologia está sendo cada vez mais usadas no Brasil, principalmente os pagamentos.