QR Code no e-commerce: como funciona?

O acesso cada vez mais facilitado às tecnologias mais recentes e, em especial, à internet, fazem com que muitos serviços e atividades sejam realizadas de forma completamente digital. É o caso, por exemplo, das compras, que podem ser realizadas sem que o cliente precise sair de sua casa por meio do e-commerce.

De uma maneira simples de se compreender, o e-commerce funciona como uma loja tradicional, com todos os serviços disponibilizados ao cliente por meio da internet, desde a escolha dos produtos, pagamento e a entrega do produto em sua casa.

Porém, assim como qualquer outro tipo de estabelecimento comercial, o e-commerce deve se manter atualizado para oferecer sempre os melhores atrativos ao seu público-alvo. Isso significa que recursos mais avançados, como o QR Code, devem ser implementados por estas plataformas para otimizar seus serviços.

Embora o QR Code já seja um tipo de código bastante conhecido, é comum que ainda existam dúvidas a respeito de seu funcionamento em um e-commerce e como pode contribuir para um melhor desempenho desta loja virtual.

Solucionar estas dúvidas é essencial para que se possa atingir um nível muito melhor em seu e-commerce e proporcionar aos clientes facilidades ainda maiores, que tornem a loja não apenas mais prática, como muito mais segura e confiável.

Como funciona a implementação de um QR Code no e-commerce

Dentre todas as dúvidas e incertezas que a implementação da tecnologia QR Code em um e-commerce pode causar, uma das maiores, e mais incorretas, é o pensamento de que isso é algo difícil de ser feito.

Muito diferentemente disso, utilizar o QR Code a seu favor em uma plataforma de vendas virtuais é algo muito simples e fácil de ser feito.

Isso porque, para gerar QR Code, basta que se tenha um aparelho celular e um aplicativo especificamente voltado para isso baixado. Desta maneira, em seu próprio aparelho celular ou smartphone será possível criar os códigos que poderão ser inseridos em seu e-commerce.

Com estes QR Code criados, basta que sejam inseridos dentro de sua plataforma de uma maneira que torne o uso de seu e-commerce mais otimizado aos clientes. Em especial, a possibilidade de realizar pagamentos por meio da leitura de um QR Code é algo que pode tornar seu e-commerce positivamente diferenciado em relação aos demais.

Ou seja, após criar um código para o recebimento pela compra de um determinado produto, este código pode ser disponibilizado ao cliente após este clicar em “comprar” em seu e-commerce.

Com isso, o cliente pode fazer o seu pagamento diretamente em seu próprio celular, sem a necessidade de imprimir boletos ou sequer precisar digitar os números de seu cartão, por exemplo.

Assim, a agilidade e praticidade de se fazer compras em um e-commerce são exponencialmente elevadas, de forma que seja ainda melhor para o cliente realizar compras nestas plataformas.

Além disso, o comerciante que utiliza as plataformas digitais para as suas vendas também passa a contar com benefícios, uma vez que as vendas são mais rapidamente concretizadas e o recebimento de seus pagamentos acontece de forma instantânea pela transação feita por leitura de QR Code.

Versatilidade do QR Code para os e-commerce

Naturalmente, um dos principais usos do QR Code para os estabelecimentos comerciais, e, também, os e-commerce, é para o pagamento, que oferece maior rapidez e segurança nesta transação. Porém, esta tecnologia é uma das mais versáteis da atualidade e pode ser empregada em muitas outras finalidades que beneficiam o e-commerce.

Uma das maneiras que o QR Code pode beneficiar uma plataforma de e-commerce é com o cadastro de clientes, os quais podem acessar a plataforma por meio da leitura de um código, após a resposta de alguns dados. Assim, quando estas pessoas retornarem a seu e-commerce, não será necessário digitar as contas de e-mail ou senhas.

Esta facilidade pode tornar ainda mais ágil a navegação por esta loja virtual, de forma que otimize a relação entre a empresa e o cliente, que pode se sentir mais confortável na realização de suas compras.

Além disso, a divulgação de seu e-commerce e de seus produtos pode ser ainda mais fácil com o uso de um QR Code. Isso porque estes códigos podem ser inseridos de maneira muito fácil em materiais publicitários, sejam em locais físicos ou em imagens na internet ou em redes sociais, por exemplo.

Assim, com o QR Code em imagens publicitárias, os clientes podem acessar diretamente a página de um produto ou fazer a compra do mesmo com a leitura deste código. Isso torna o processo de compra ainda mais fácil e rápido, e faz com que seu e-commerce tenha resultados ainda melhores.

Agora que você sabe como funciona o QR Code em um e-commerce e quais são os seus benefícios, comece a utilizar esta tecnologia em sua plataforma de vendas para poder usufruir de suas vantagens e melhorar ainda mais os seus resultados.

Para saber ainda mais sobre os benefícios e o funcionamento do QR Code em diferentes áreas profissionais, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados que poderão lhe manter muito bem atualizado sobre este recurso tecnológico!