QR Code nas embalagens de produtos

Se deparar com um QR Code é algo muito comum atualmente, uma vez que estes códigos estão presentes em muitos espaços físicos ou digitais. Entretanto, um dos locais em que a facilidade de encontrar os códigos visuais é ainda maior são os supermercados, uma vez que o QR Code nas embalagens de produtos é um dos principais usos da tecnologia.

Embora isso seja algo muito comum e ao qual a grande maioria das pessoas já esteja acostumada, o objetivo e a forma como pode ser utilizado o QR Code nas embalagens de produtos é algo que ainda pode gerar algumas dúvidas ou questionamentos.

Dessa maneira, para lhe ajudar a compreender qual o objetivo do QR Code nas embalagens de produtos e como você pode utilizar este recurso, confira a seguir quais são algumas formas como este tipo de estratégia pode ser utilizada por diferentes marcas:

Informações sobre o produto

Uma das melhores maneiras de se utilizar o QR Code nas embalagens de produtos é para permitir que o consumidor final tenha maiores informações a respeito deste mesmo produto. Isso pode servir para que se tenha informações nutricionais sobre alimentos, ou mesmo o modo correto de utilizar produtos de limpeza, por exemplo.

Desta forma, é possível que se ofereça uma informação muito mais completa ao consumidor, as quais poderiam não ser possíveis de se adicionar ao rótulo de seu produto.

Mais do que isso, ao oferecer as informações em uma página da internet especificamente voltada para isso, a utilização do QR Code nas embalagens de produtos permite que as marcas gerem uma aproximação muito maior com seus clientes, o que pode gerar resultados ainda mais positivos a partir deste tipo de estratégia.

Canais de atendimento

O atendimento ao consumidor, que se tornou muito popular no Brasil pela sigla SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), é outro ponto que pode ser beneficiado pela utilização do QR Code nas embalagens de produtos.

Para isso, é preciso que o código visual leve o cliente a uma página de atendimento via chat com a equipe de atendimento da empresa. Desta forma, o cliente não precisa sequer utilizar o seu telefone ou procurar no site pela página de atendimento, especificamente, uma vez que o código o levará diretamente a este departamento.

Com esta facilidade na realização do atendimento, qualquer marca pode tornar sua imagem ainda melhor com o público, pois um pronto atendimento é algo que pode contribuir de maneira direta para a fidelização de seu público-alvo. Porém, para que estes benefícios sejam realmente possíveis, é preciso que seu atendimento esteja devidamente preparado para atender ao público de forma rápida e eficiente.

Realização de promoções

A realização de promoções é um dos principais meios que as empresas possuem para aumentar suas vendas e fazer com que seus produtos sejam conhecidos por um maior número de pessoas. Estas promoções, no entanto, muitas vezes exigem que o consumidor preencha muitos cadastros, envie comprovantes, ou até mesmo que embalagens precisem ser guardadas para que se possa chegar a um sorteio ou adquirir algum brinde.

Neste caso, as promoções podem não ser tão bem aceitas pelo público, o que faria a estratégia comercial não apresentar os resultados esperados pela marca.

Entretanto, até mesmo a realização de promoções é algo que pode ser facilitado pelo uso do QR Code nas embalagens de produtos. Isso porque, com a leitura deste código, qualquer ação mais trabalhosa pode ser descartada para a participação em uma campanha.

Desse modo, ao oferecer uma maior facilidade na participação de promoções com o uso de QR Code nas embalagens de produtos, a empresa passa a ter uma chance muito maior de sucesso em sua campanha, de forma que isso possa impactar as suas vendas de maneira muito positiva.

Oferta de conteúdo exclusivo aos clientes

Uma das estratégias mais bem-sucedidas atualmente no meio comercial é o marketing de conteúdo, ou seja, uma campanha na qual a empresa oferece a seus clientes não apenas o seu produto, mas um conteúdo que pode lhe trazer informações ou entretenimento. Isso pode ser feito por meio de e-books, vídeos, infográficos, entre muitas outras formas de conteúdo.

Esta pode ser mais uma forma de utilização do QR Code nas embalagens de produtos, pois o conteúdo oferecido a seu público pode ser disponibilizado por meio da leitura deste código. Assim, o seu conteúdo fica disponibilizado de maneira fácil, rápida e permite que os seus clientes se aproximem de sua marca ao consumirem este conteúdo em seu dia a dia.

Agora que você sabe melhor como pode ser utilizado o QR Code nas embalagens de produtos, comece a observar como este recurso é empregado nos rótulos de mercadorias que você compra e de qual maneira isso pode lhe ajudar a utilizar ainda melhor o que você compra, seja por conta das informações adicionais sobre um produto ou até a participação em campanhas promocionais.

Para conhecer ainda melhor a tecnologia QR Code e saber como este recurso pode lhe ajudar em seu dia a dia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!