QR Code Mercado Pago: como cobrar com QR Code?

Entre as muitas possibilidades de uso do QR Code, um dos mais importantes é a cobrança de vendas, o que permite a qualquer profissional receber diretamente em sua conta o valor devido por seus clientes. Embora existam muitas opções de códigos visuais para a cobrança, um dos meios mais utilizados por profissionais dos mais diferentes segmentos é cobrar com o QR Code do Mercado Pago.

O Mercado Pago é uma plataforma financeira ligada ao Mercado Livre, um dos principais sites de venda do Brasil. No entanto, para receber por meio do QR Code do Mercado Pago não é preciso vender pela internet, pois qualquer pessoa pode lhe pagar com o código desta rede, com o recebimento do dinheiro em sua conta nesta plataforma.

Embora algumas pessoas possam imaginar que cobrar com o QR Code do Mercado Pago é algo difícil e muito complicado, a realidade é bem diferente, pois esta é uma das formas mais simples de receber dinheiro atualmente. Porém, é preciso que se conheça bem o uso desta ferramenta, para evitar qualquer tipo de problema ou dificuldade.

A cobrança com o QR Code do Mercado Pago

Para cobrar com o QR Code do Mercado Pago é preciso que se realize alguns passos simples, que não levam mais do que alguns segundos e permitem que seus clientes também façam os pagamentos com a mesma rapidez e segurança.

O primeiro destes passos é, obviamente, acessar a sua conta no Mercado Pago, o que pode ser feito por meio do aplicativo ou mesmo do site, caso prefira controlar as suas finanças pelo computador. Após fazer o login em sua conta, logo na página inicial de sua conta você deverá buscar pela opção de cobrar e clicar sobre ela.

Isso lhe dará algumas opções para realizar a cobrança por meio de sua conta. Entre estas opções, para que possa cobrar com o QR Code do Mercado Pago, clique sobre a opção descrita como “código e Pix”.

Antes que o código seja gerado, você precisará inserir o valor a ser cobrado por meio deste QR Code do Mercado Pago. Isso significa que todas as vezes que alguém realizar a leitura deste código, apenas este mesmo valor poderá ser pago, o que o torna mais útil para a cobrança de serviços ou produtos semelhantes.

Depois de ter definido o valor a ser cobrado com este QR Code do Mercado Pago, basta clicar na opção de continuar, para que o código visual seja, enfim, gerado. Já com o código em mãos, basta compartilhar este código com seus clientes, ou exibi-lo para que outras pessoas possam fazer o pagamento a você por meio desta tecnologia.

Assim que este código for lido, e o pagamento concluído por qualquer pessoa, o dinheiro será imediatamente recebido em sua conta do Mercado Pago. Ou seja, diferentemente de algumas outras empresas, não há prazo de espera para que o dinheiro caia em sua conta ao vender com o QR Code.

Vantagens de cobrar com o QR Code do Mercado Pago

Além de saber como cobrar com o QR Code do Mercado Pago, é importante saber quais as vantagens que isso lhe proporciona, para saber por que você deve começar a vender por meio desta tecnologia. A seguir, confira algumas destas vantagens e avalie ainda melhor este recurso:

  • Possibilidade de pagamentos à distância

Uma das primeiras vantagens do uso do QR Code do Mercado Pago como forma de cobrança por suas vendas é que esta tecnologia não requer que você esteja próximo de seu cliente para que possa receber. Isso porque o código, após gerado, pode ser enviado por meio de aplicativos de mensagens ou e-mail para que o cliente possa fazer o seu pagamento.

Especialmente para pessoas que façam vendas a prazo, ou que vendam por sites da internet, esta é uma possibilidade bastante atraente, e que facilita o seu serviço de cobrança por estas vendas.

  • Torna desnecessário o uso de dinheiro em espécie

Outro ponto positivo de cobrar com o QR Code do Mercado Pago é que isso torna desnecessário o uso de cédulas e moedas em seus recebimentos, mesmo que sejam feitos de modo presencial. Assim, ao receber por suas vendas, o dinheiro já é diretamente enviado para a sua conta nesta plataforma, sem que seja preciso que você faça depósitos em bancos ou casas lotéricas, por exemplo.

Isso faz com que o uso destes códigos visuais torne a sua vida financeira muito mais prática, pois o dinheiro na conta pode ser utilizado por meios digitais, para que você não precise sequer andar com dinheiro, o que aumenta até mesmo a sua segurança.

Além disso, em tempos de pandemia, manter a cobrança por meio do QR Code do Mercado Pago e o uso digital do dinheiro evita que você precise compartilhar objetos e equipamentos com outras pessoas, de modo que até mesmo em termos sanitários, a sua segurança seja ampliada com o uso desta ferramenta tecnológica.

Para saber ainda mais sobre o uso de QR Code como meio de cobrança e forma de pagamento, e muitas outras finalidades possíveis por meio desta tecnologia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações!