QR Code Mercado Livre: como funciona?

O QR Code Mercado Livre é um sistema revolucionário de transações comerciais, tanto para quem vende quanto para quem compra.

O termo “QR Code” vem da língua inglesa e é uma forma abreviada da expressão “Quick Response Code”, que nada mais é do que uma espécie de código, tal qual o código de barras, capaz de armazenar e direcionar para uma grande quantidade de informações.

No caso das transações financeiras, tem a função de reunir informações sobre o produto ou serviço ofertado por determinado estabelecimento, como características e valores.

Para ter acesso às informações armazenadas no QR Code, é preciso fazer a sua leitura. E isso é feito de forma muito simples: qualquer pessoa com um smartphone pode escanear o código a partir da câmera do celular, sendo automaticamente direcionado ao seu conteúdo.

Agora que você já sabe como funciona e para que serve o QR Code, saiba também que é possível utilizar a tecnologia em sua empresa para facilitar as transações financeiras.

Com o uso do sistema QR Code Mercado Livre, você poderá, por exemplo, receber o dinheiro das suas vendas imediatamente após o usuário efetivar uma compra.

Para aproveitar essa e outras vantagens do QR Code Mercado Livre, você precisará ter uma conta ativa no Mercado Pago, que é bastante simples e fácil de se obter:

  • Primeiro, acesse o Mercado Pago baixando o aplicativo para celular ou pela web;
  • Complete seus dados para iniciar seu cadastro;
  • Escolha também a sua senha de acesso, com atenção para as instruções de segurança;
  • Leia os termos e condições e políticas de privacidade do Mercado Livre e do Mercado Pago, aceitando-os na sequência;
  • Pronto, sua conta já está criada.

Como usar o QR Code Mercado Livre no meu estabelecimento?

Depois de feito o cadastro no Mercado Pago, você está apto a obter o seu serviço QR Code Mercado Livre. Trata-se da criação de um código online exclusivo para o seu negócio, o qual estará vinculado diretamente à sua conta.

Assim, toda vez que uma das suas vendas for paga com o intermédio do QR Code Mercado Livre, o dinheiro será direcionado automaticamente à sua conta de forma simples, rápida e segura.

Ao gerar o seu QR Code Mercado Livre, você poderá imprimi-lo e fixar no seu estabelecimento para que o cliente possa escaneá-lo para efetuar o pagamento de suas compras.

Ou, ainda, você poderá ter uma cópia digital do seu código para compartilhar com seus clientes em pedidos de delivery, por exemplo, garantindo que o pagamento seja feito de forma prévia.

Qualquer cliente, desde que tenha cadastro no aplicativo do Mercado Pago, poderá utilizar seu smartphone para ler o QR Code Mercado Livre do seu negócio e, assim, realizar transações de compra pelo celular mesmo: basta digitar o valor da transação no app e confirmar o pedido.

O Mercado Pago aceita as principais bandeiras de cartão de crédito do mercado e disponibiliza facilidades no pagamento, inclusive parcelamento e descontos.

Há diferentes tarifas e prazos de liberação dos pagamentos feitos pelo QR Code Mercado Livre. Por exemplo, se o cliente optar pelo pagamento em dinheiro, a loja recebe o valor da venda na hora ao custo de 0,99%.

Caso o cliente opte pelo pagamento via cartão de crédito e sem parcelamento, o recebimento também é imediato, mas ao custo de 1,99%. Já se o pagamento for parcelado no cartão, o recebimento será em 30 dias, pelo custo de 1,69%.

Normalmente, as vendas efetuadas com o uso do QR Code Mercado Livresão descritas imediatamente na sua conta do Mercado Pago.

Vantagens do QR Code Mercado Livre para os clientes

Para o cliente, as vantagens de utilizar o QR Code Mercado Livre vão além da facilidade de fazer um pagamento utilizando apenas o celular, sem necessidade de carregar a carteira para todo lado. Isso porque a pessoa, ao baixar o app em seu celular, passa a ter todos os seus meios de pagamento reunidos em um só lugar, sejam cartões de crédito ou dinheiro que ficam disponíveis em uma única conta no Mercado Pago.

Os clientes que optam por pagar com QR Code Mercado Livre também têm acesso a centenas de descontos e promoções.

Cada vez mais os estabelecimentos vêm aderindo ao método de pagamento QR Code Mercado Livre e já são milhares de lojas cadastradas.

No entanto, caso não encontre o QR Code Mercado Livre fixado próximo ao caixa de um estabelecimento, o cliente poderá solicitar ao vendedor.

Caso a loja seja cadastrada no Mercado Pago, ela poderá gerar um código em poucos minutos. Há, ainda, máquinas de cartão de crédito da Cielo compatíveis com o QR Code Mercado Livre que já estão disponíveis em vários pontos comerciais.

No aplicativo do Mercado Livre, os clientes poderão encontrar os estabelecimentos mais próximos de sua localização que aceitam o método QR Code Mercado Livre como forma de pagamento. São farmácias, sorveterias, restaurantes, entre vários outros estabelecimentos já usando esta tecnologia, além de muitos outros prontos para começar a utilizar o recurso.

Para saber mais sobre o QR Code Mercado Livre e outras formas inovadoras de pagamento, acesse o blog qrpaga.com.br.