QR Code Macapá – Como cobrar e comprar

O Norte brasileiro é uma região de bastante potencial econômico, além de possuir cidades que carregam muita bagagem histórica, especialmente relacionada ao desenvolvimento regional. Uma destas cidades é Macapá, capital do estado do Amapá.

Um de seus pontos de destaque é sua população, que é superior a 500 mil habitantes, de forma que o município é um dos mais populosos da região Norte, além de principal cidade em seu estado.

Outros pontos que despertam interesse a respeito de Macapá são as curiosidades que cercam a capital amapaense. Uma delas e o fato de que o município é a única capital estadual que é cortada pela linha do Equador.

Esta localização fez com que seu estádio de futebol fosse construído de forma que sua linha central acompanhasse a linha do Equador. Assim, cada metade do estádio é localizada em um hemisfério diferente.

Outro ponto curioso é que Macapá é a única capital estadual que não é ligada diretamente a outra capital estadual, por meio de uma rodovia principal. Isso, no entanto, pode gerar algumas dificuldades, pois muitas empresas, por exemplo, optam por serem sediadas em cidades com maior transporte de seus produtos.

Com relação à economia, o principal pilar de Macapá é o setor terciário, referente a comércio e serviços.

No entanto, a indústria e o setor de extração natural também são essenciais para que a cidade possa alcançar seus números, que a colocam como a quinta mais rica do norte brasileiro, com um PIB que gira em torno de R$ 9 bilhões nos últimos anos.

A nova tecnologia QR Code

A tecnologia está presente de uma forma constante na vida de todas as pessoas, de modo que é bastante difícil que não se use algum recurso ao longo do dia. Em especial, serviços públicos e privados passaram a implementar este tipo de recurso para tornar mais ágil e segura sua utilização.

Um exemplo disso é o uso do QR Code, um tipo de código visual que pode ser utilizado para diferentes funcionalidades. Os códigos QR são compostos por pixels pretos e brancos, os quais compõem uma figura de formato quadrado, o que gera maior facilidade para a sua leitura.

Esta maior utilização do QR Code faz com que seja necessário que se tenha um maior conhecimento a respeito deste recurso, pois já é necessário para ações como:

  • Logins em contas;
  • Cadastros em sites e empresas;
  • Transações financeiras;
  • E muito mais.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que possuem dúvidas a respeito de como utilizar o QR Code. Em geral, estas dúvidas são relacionadas a seu uso e a como este tipo de código é utilizado para a cobrança e o pagamento de compras.

Estas dúvidas, porém, podem ser solucionadas facilmente, uma vez que o QR Code é uma das tecnologias de mais fácil utilização da atualidade.

Além disso, são necessários poucos passos para o seu uso em cobranças ou pagamentos, o que contribui ainda mais para que se tenha uma melhor compreensão a respeito desta tecnologia.

De uma maneira geral, a utilização do QR Code requer apenas o uso de um aparelho celular ou smartphone que tenha uma câmera em bom funcionamento. Além disso, é preciso também que se tenha um aplicativo decodificador, para que o aparelho possa receber as informações do QR Code lido.

Para os clientes que desejam realizar pagamentos por meio da tecnologia QR Code, basta que se tenha o celular adaptado em mãos, e se faça a leitura do código após suas compras. Com isso, o valor devido é enviado de sua conta para a empresa em questão, sem que haja risco de cobranças duplicadas, por exemplo.

Já para os comerciantes, que desejam fazer as cobranças por meio de QR Code, é preciso que se tenha um aplicativo gerador de QR Code, o qual pode ser baixado sem custos em lojas virtuais de aplicativos.

Assim, além da segurança de receber por suas compras sem taxas abusivas ou o risco que acompanha o dinheiro em espécie, é possível que se tenha, ainda, uma grande economia.

Isso porque, ao receber por meio do QR Code, o comerciante não precisa manter equipamentos caros e complexos, como o scanner de raio vermelho necessário para a leitura de códigos de barras, por exemplo.

O QR Code na cidade de Macapá

A presença da tecnologia QR Code como forma de pagamento acontece de forma natural nas cidades que possuem um comércio mais forte. É o que acontece com Macapá, uma das cidades mais desenvolvidas economicamente em sua região.

Porém, a substituição dos meios de pagamento tradicionais pelo QR Code é um processo ainda em início, e que deve avançar de forma gradual. Assim, embora já esteja presente em alguns estabelecimentos, é possível que se leve mais alguns meses para que esta opção chegue a todas as lojas da capital amapaense.

O impulso maior, no entanto, já foi dado pelos estabelecimentos do setor de alimentação, que foram os primeiros a implementar este recurso como opção de pagamento para seus clientes.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, sua utilização e os principais municípios em que já está presente, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre este importante recurso tecnológico!