QR Code Joinville – Como comprar e usar

A região sul do Brasil é conhecida por sua importância e destaque em diferentes segmentos, como a cultura, os destinos turísticos e, especialmente, a sua força econômica. E uma de suas principais cidades é Joinville, que fica atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

Maior até mesmo do que a capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, Joinville é um município que contribui diretamente para que se tenha números de grande destaque no cenário regional e nacional. Um ponto que corrobora isso é seu número de habitantes, que gira em torno de 600 mil pessoas, além de uma área territorial de mais de mil quilômetros quadrados.

Outro fator que faz com que Joinville seja uma cidade de destaque é o seu elevado índice de desenvolvimento humano, o qual está acima até mesmo da média nacional. Também por conta disso, a cidade figura frequentemente entre as melhores do país para se viver, apontada recentemente como a segunda melhor de todo o Brasil.

No entanto, o principal destaque da cidade de Joinville fica por conta de sua economia fortemente desenvolvida. Embora o setor de comércio e serviços seja o mais destacado, a indústria merece destaque, pois é bastante elevado o número de empresas que busca se estabelecer no município.

Este interesse se deve à localização geográfica de Joinville, pois a cidade é cortada por muitas rodovias, além de estar relativamente próxima ao litoral. Isto faz com que se possa facilmente exportar produtos e os distribuir em pouco tempo e com um custo mais baixo, de modo que a sede neste município gere mais lucro às empresas.

A tecnologia do QR Code

O QR Code é um dos tipos de códigos mais conhecidos atualmente, constantemente relacionado ao seu uso em meios digitais, como o direcionamento a sites ou o download de conteúdo, por exemplo. Porém, seu uso, hoje, vai muito mais além, presente em diversos tipos de espaços e necessário para muitas ações do dia a dia.

Embora seja uma tecnologia considerada nova, o QR Code já existe há mais de duas décadas, embora tenha sido criado para uma finalidade completamente distinta. Originalmente, o QR Code foi gerado por uma empresa automotiva para conseguir uma melhor organização de seus estoques e produção.

No entanto, com uma funcionalidade excelente e a possibilidade de ser empregada em diferentes funções, o QR Code evoluiu para uma das mais importantes ferramentas digitais dos últimos anos. Assim, seu uso em espaços físicos, fora das páginas digitais, foi um processo natural, consequência dos muitos benefícios oferecidos pela tecnologia.

Um dos mais importantes benefícios é a rapidez que lhe nomeia, pois o termo Quick Response Code quer dizer, em tradução literal, código de resposta rápida. Ou seja, com a leitura de um QR Code, é possível realizar ações em alguns segundos, sem a perda de tempo oferecida por outros tipos de códigos.

Outro benefício que justifica o uso cada vez mais comum do QR Code é a segurança proporcionada, pois as informações não são perdidas ou acessadas por pessoas que não possuem acesso à leitura do mesmo. Isso faz com que seja bastante recomendado para transações financeiras, em especial pagamentos e tarefas bancárias.

Por conta disso, o uso do QR Code como meio de pagamento para compras em estabelecimentos comerciais é bastante comum, com muitas empresas, grandes e pequenas, que oferecem esta possibilidade ao público.

Desta maneira, é natural que o QR Code seja viso como o sucessor natural dos códigos de barras atualmente utilizados por estes estabelecimentos, pois gera muito mais facilidade e benefícios tanto para os clientes quanto para os comerciantes e vendedores.

Para o público em geral, os clientes, os benefícios são a rapidez do processo de pagamento e a segurança. Pois não é sequer necessário que se tenha dinheiro ou cartões em mãos. Já para os comerciantes e empresas, além destes benefícios, há ainda a possibilidade de economia financeira, pois esta tecnologia dispensa o uso de equipamentos caros e complexos.

Em comparação com o código de barras, por exemplo, o QR Code torna desnecessário o uso de scanners de raio vermelho e computadores para a sua decodificação, pois basta que se tenha um celular com câmera em bom funcionamento e um aplicativo leitor para que o QR Code seja decodificado.

O QR Code em Joinville

Devido ao fato de ser uma das principais cidades do sul do Brasil, e com um desenvolvimento econômico muito forte, é compreensível que Joinville seja um dos primeiros a oferecer acesso a tecnologias a seus moradores e visitantes.

Assim, o QR Code já é um método de pagamento bastante utilizado em Joinville, com suas facilidades e benefícios oferecidos ao público. A expectativa é de que nos próximos meses o número de estabelecimentos que conta com esta tecnologia será ainda maior, até que cubra toda a cidade.

Isso se deve, em parte, ao impulso oferecido pelos estabelecimentos do ramo de alimentação, que foram os primeiros a contar com este método de pagamento, além de oferecer benefícios que ajudaram a popularizar o uso deste tipo de tecnologia.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre este tema!