QR Code Ibirité – Como vender e receber

Aos poucos é possível identificar a presença da tecnologia QR Code em Ibirité, principalmente quando é para vender e receber nos diferentes setores dessa cidade de Minas Gerais.

QR Code vetor

Quer conhecer o município, entender como a tecnologia funciona e a implantação desse recurso no local? Acompanhe este artigo com atenção para ficar por dentro do assunto. Boa leitura!

Conheça Ibirité: cidade do estado mineiro

Ibirité é uma cidade com 177.475 habitantes, conforme o IBGE, e faz parte da Região Metropolitana da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

A área dessa cidade é grande, sendo 73,83 quilômetros quadrados, limitando-se com Belo Horizonte tanto pelo Nordeste, como também no leste, já Contagem e Betim estão próximas pela região do norte, Brumadinho no sul e Sarzedo no oeste.

A economia de Ibirité

O apelido “cidade dormitório” foi dado a Ibirité, pois, muitos moradores trabalham em outras cidades, como Betim, BH e Contagem, justamente por esse motivo que a economia local não é proporcional à população do município.

De forma geral, as atividades mais comuns do local são a mineração e o cultivo de hortaliças.

Entenda que Ibirité é definida como centro local da categoria de 9.º nível, essa categorização hierárquica foi implantada pela Fundação João Pinheiro no ano de 1988 em Minas Gerais.

Comércios e atividades da cidade

Ainda que o comércio seja uma atividade com limitações nessa cidade, já que a maioria dos estabelecimentos marca presença apenas no centro, o município possui enorme variedade de vendas.

Nos bairros principais dessa região, ou seja, na área central, é possível encontrar lojas que são conhecidas em todo território nacional e, até mesmo, shopping.

As áreas que mais produzem no local são:
• Extração de minérios;
• Fabricação de produtos com plástico e com borracha;
• Construção de móveis;
• Produção de bebidas e alimentos;
• Confecção de itens de metal;
• Fabricação têxtil;
• Montagem de aparelhos elétricos;
• Produção de equipamentos e de máquinas.

Certamente, Ibirité é uma cidade economicamente boa e a tecnologia QR Code vai proporcionar benefícios para os seus cidadãos.

O que é QR Code? Entenda!

Em suma, o QR Code é um tipo de código de barras no formato 2D e diferente da versão convencional, que possui apenas uma única dimensão, ou seja, a horizontal, o QR Code usa seus dados em plano vertical e horizontal.

Quando se encontra digitalizado, várias informações podem ser obtidas com esse recurso, o QR Code pode ser lido tanto com a ajuda da câmera do celular, como também com aplicativos que são instalados em smartphones.

O maior benefício desse recurso é a capacidade de fornecer dados bem complexos, imagens e textos são algumas informações que o QR Code proporciona.

Aos poucos, o QR Code vai ganhando espaço em diferentes setores, o mercado publicitário, por exemplo, já realiza diversas ações usando essa tecnologia, até mesmo, com estratégias de realidade aumentada.

É comum que as marcas recorrem a esse recurso para entregar mais conteúdo e informações.

O funcionamento do QR Code

Saiba que o QR Code é separado em sete diferentes áreas e em cada divisão há um píxel padronizado com pontos característicos.

Esses elementos conseguem passar informações previamente definidas, considerando a elaboração do código que forma uma imagem completa.

Para acessar o assunto codificado que está no QR Code é necessário que o indivíduo tenha em mãos uma câmera de smartphone que contenha a ferramenta de leitura de códigos bidimensionais.

Daí é preciso que uma fotografia da imagem seja realizada com o aplicativo para a conversão ser feita.

Venda e recebimento com o QR Code

Aos poucos o QR Code ganha espaço no meio comercial, embora essa ideia não seja recente, agora está sendo melhor explorada.

Muitos estabelecimentos já estão usando a tecnologia para vender e receber.

A função de servir como maneira de validação e a praticidade em dar acesso à troca de informações acabaram dando funções novas para o QR Code.

Estudos da Sociedade Brasileira de Varejo (SBVC) indicam que a maioria dos varejistas pretende aplicar esse recurso para pagamento, já que há muitos benefícios na ferramenta.

Pagamentos e transferências bancárias estão cada vez mais comuns pelo QR Code.

Grande parte dos comércios também disponibiliza esse serviço para que os consumidores consigam se informar sobre a conta em que o valor pago deve ser realizado.

Outras formas de usar o QR Code

O QR Code também pode ser visto nas seguintes situações:
• Como ingressos de eventos permitindo checar detalhes do bilhete;
• Em pontos turísticos em diversos lugares do mundo;
• Mídias físicas para levar o usuário até algum espaço digital.

O QR Code em Ibirité

A cidade de Ibirité já está aproveitando os benefícios exclusivos que apenas o QR Code pode oferecer, portanto, os moradores do município e quem estiver consumidor nos estabelecimentos comerciais do local poderão recorrer a esse recurso.

Interessante, não é mesmo? Agora as compras, por exemplo, serão mais práticas, pois, o setor alimentício está promovendo o uso dessa tecnologia para realizar pagamento.

Não há dúvidas de que gradativamente será possível identificar o código de QR Code em Ibirité por diversos lugares, sendo assim, esteja pronto para aproveitar essa tecnologia.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso site e leia outros textos sobre diferentes assuntos!