QR Code Guarapuava – Como pagar e como funciona

A cidade de Guarapuava

Guarapuava é uma cidade situada no alto do Terceiro Planalto do estado do Paraná, entre a capital Curitiba e Foz do Iguaçu. Sua localização é privilegiada, pois além de ser relativamente próxima a essas duas importantes cidades paranaenses, está às margens da rodovia BR 277, que interliga o Porto de Paranaguá ao Paraguai e à Argentina.

Com mais de 200 anos de história, Guarapuava apresenta um forte potencial turístico. Alguns dos principais atrativos são a preservação da arquitetura colonial em muitos pontos da cidade e a proximidade a áreas de preservação ambiental de raríssima beleza natural.

Dado seu constante desenvolvimento, Guarapuava possui uma capacidade econômica em plena ascensão. Com uma população de aproximadamente 172 mil habitantes e sendo sua localização em uma via arterial do Mercosul, a cidade conta com uma economia diversificada, com destaque à essencial produção agrícola e a promissora expansão do setor industrial.

A fundamental presença da produção agrícola na cidade do centro-sul paranaense, entretanto, não limita suas atividades econômicas. Além de ter fortes centros universitários, Guarapuava vê um contínuo crescimento urbano, refletido na abertura de vagas para o setor de serviços: em 15 anos, gerou aproximadamente 25 mil novos empregos.

A prosperidade financeira de Guarapuava é fruto do investimento no nível comercial da cidade, que hoje conta com shoppings, hipermercados e uma distribuição massiva de lojas e conglomerados mercantis, atendendo às demandas tanto da vida rural quanto da vida urbana.

Conheça a nova tecnologia do QR Code

O QR Code (Quick Response Code ou, em tradução literal, código de resposta rápida) é uma tecnologia criada no Japão no ano de 1994. É como um código de barras em uma imagem quadrada com pixels pretos e brancos, mas que dá acesso a uma diversidade de informações.

A finalidade de sua invenção era catalogar peças utilizadas na fabricação de carros e facilitar a organização na indústria automotiva. Entretanto, com a chegada dos anos 2000, sua utilidade se ampliou para outros segmentos e mercados, sobretudo em revistas e panfletos, adicionando mais informação relacionada ao conteúdo impresso por meio de seu uso.

Em linhas gerais, o QR Code tem uma grande capacidade de armazenamento dos mais variados dados e permite o redirecionamento a toda sorte de informação, seja ela através de vídeo, música, textos ou imagens.

Hoje o QR Code está presente em muitas outras atividades. Pode ser utilizado para acessar redes sociais, conteúdos exclusivos, informações turísticas, confirmar presença em eventos e locais e, mais recentemente, tem sido uma das ferramentas para transferências financeiras.

O uso do QR Code em Guarapuava se dá, principalmente, no pagamento em comércios, especialmente do ramo alimentício, como restaurantes, padarias, cafés e lanchonetes. A tendência se criou pela praticidade. Muitos preferem não andar com dinheiro em espécie, às vezes até abandonando o uso dos cartões de crédito e débito. Entretanto, o smartphone é um item indispensável no bolso do brasileiro e é através deste dispositivo que o recurso é utilizado.

A agilidade proporcionada pelo uso do QR Code em Guarapuava é o atrativo desta ferramenta. Em poucos segundos, a câmera decodifica a imagem e processa o pagamento. No entanto, os benefícios não terminam na rapidez.

Além de ser prático, o QR Code é um procedimento que proporciona segurança integral ao seu usuário. Os dados sensíveis do cliente são criptografados, fazendo com que não seja possível seu acesso por outras pessoas. A quantidade de fraudes ou golpes através do uso do QR Code em Guarapuava é inexistente.

Embora seja uma tecnologia complexa e avançada, a utilização do QR Code é muito simples e não exige conhecimento dedicado à sua prática. Basta ter um aplicativo de leitura do código e apontar a câmera do celular para a imagem ser codificada em breves instantes.

Os smartphones mais modernos já contam com um leitor de QR Code pré-instalado no sistema, evitando que outras ações sejam necessárias para seu uso. Os modelos mais antigos que não possuem esse dispositivo de fábrica, entretanto, podem acessar informações ou realizar transações após baixar um software de leitura de QR Code na loja de aplicativos do aparelho.

Para usar a tecnologia do QR Code em Guarapuava só é preciso solicitar ao estabelecimento na hora do pagamento que será fornecido o código. Assim, basta apontar a câmera do celular para que a transação aconteça e efetuar a compra.

O uso do QR Code em Guarapuava

Ainda que seja amplamente difundido, sobretudo nos principais centros econômicos do mundo, o uso do QR Code para esta finalidade ainda é uma novidade e está se instalando no lugar dos tradicionais dinheiro e cartões.

A tecnologia de pagamento através de QR Code em Guarapuava está cada vez mais presente no cotidiano do município. Isso se deve principalmente pela recente sua, porém acelerada, expansão comercial, que vem recebendo investimentos e gerando as adaptações necessárias na vida econômica da cidade paranaense.

É comum que leve algum tempo até que o uso do QR Code em Guarapuava seja uma regra. Entretanto, o setor de alimentação é o principal contribuinte para que esta modalidade de pagamento esteja se popularizando no município, evidenciando a população os amplos benefícios do QR Code na rotina financeira guarapuavense.

Para saber mais sobre o QR Code em Guarapuava e se atualizar sobre as notícias e novidades dessa tecnologia, acesse a página da QR Paga e acompanhe nossas publicações.