QR Code Duque de Caxias – Como funciona e como usar

O estado do Rio de Janeiro possui, como uma de suas regiões mais importantes, a Baixada Fluminense, na qual se encontram diversas cidades de grande porte. Entre estas, uma das de maior destaque é, certamente, a cidade de Duque de Caxias, mais populoso desta região.

Man’s hand holding smartphone scanning QR code on white background, business concept

Isso se deve ao fato de que Duque de Caxias conta com mais de 900 mil habitantes, o que a leva ao posto de terceiro mais populoso do estado e entre os vinte mais populosos do país. Esses números são ainda mais destacados pelo fato de que o município se emancipou de Nova Iguaçu apenas em 1943.

No entanto, a importância de Duque de Caxias vai muito mais além de seu tamanho ou do número de moradores, pois a cidade possui uma das maiores contribuições para o PIB nacional. Muito disso se deve ao fato de que o município é sede de algumas das mais importantes refinarias de petróleo do país, o que eleva ainda mais seu poder econômico.

Desse modo, as indústrias químicas e petroquímicas, além das indústrias metalúrgicas e de gás, são parte muito importante da economiza de Duque de Caxias, o que contribui diretamente para melhores resultados. Além disso, há uma influência muito grande destas indústrias na geração de empregos, o que proporciona melhores oportunidades de trabalho para os moradores da cidade.

Outro ponto importante para a cidade de Duque de Caxias é a sua proximidade com a capital fluminense, distante apenas 15 km. Isso faz muitos dos turistas que viajam até o Rio de Janeiro conhecerem Duque de Caxias, ou mesmo se hospedar no município, o que gera ainda mais ganhos com o turismo local.

A nova tecnologia do QR Code

O QR Code é uma das tecnologias mais presentes no dia a dia de todas as pessoas atualmente, pois já é utilizado para diversas finalidades, e não apenas em páginas da internet, como se tornou mais conhecido. Isso porque grande parte das pessoas associa o QR Code apenas a uma forma de redirecionamento digital ou de compartilhamento de conteúdo.

Porém, isso já deixou de ser realidade há algum tempo, pois, embora ainda seja considerada uma tecnologia nova e em estágio de adaptação, muitos serviços cotam com esse tipo de tecnologia. Cadastros em lojas e empresas, pontos de horário, serviços bancários ou atendimentos e até mesmo transporte público em algumas cidades são exemplos da utilização cotidiana do QR Code.

No entanto, uma de suas principais utilizações atualmente e que conta com cada vez mais usuários a cada dia é a possibilidade de se realizar pagamentos por meio da leitura de QR Code. Este uso da tecnologia permite que se faça esse tipo de transação financeira de um modo muito mais rápido, seguro e ágil, com benefícios tanto para os comerciantes quanto para os clientes.

Mesmo com todos estes benefícios, a realização de pagamento por meio da leitura de QR Code ainda gera dúvidas e incertezas em muitas pessoas, especialmente por conta do modo como esse pagamento deve ser realizado. Embora algumas pessoas possam pensar que se trata de algo muito complexo e difícil, pagar suas compras com QR Code é muito mais fácil do que se pode imaginar.

Isso se deve ao fato de que, apenas com o seu celular, você poderá transferir o valor devido para a empresa em que realizar suas compras. Para isso, basta que se tenha um celular com uma câmera em bom funcionamento e um aplicativo leitor de QR Code instalado.

Dessa forma, com o aparelho devidamente apto a realizar a leitura do QR Code, basta direcionar sua câmera para o código disponibilizado pela empresa e aprovar o pagamento de sua compra. Todo esse procedimento pode ser feito em questão de poucos segundos, o que contribui ainda para um melhor atendimento ao público por parte das empresas.

Assim o pagamento de suas compras por meio da leitura de um QR Code pode gerar ainda uma segurança maior para você, uma vez que não se precisa sequer estar em posse de cartões de débito ou crédito, ou dinheiro em espécie. Por conta de todos esses benefícios e vantagens oferecidos pelo pagamento por QR Code, essa tecnologia já é definida como uma evolução dos códigos de barras utilizados atualmente.

O QR Code em Duque de Caxias

Duque de Caxias é uma cidade com grande concentração de indústrias, empresas e comércio, o que torna essencial o uso da tecnologia neste município. Isso faz com que o QR Code já esteja em uso em grande parte dos estabelecimentos desta cidade.

Muito disso se deve ao fato de que as redes de fast-food e outros estabelecimentos voltados à alimentação impulsionam o uso do QR Code como forma de pagamento. Assim, cada vez mais empresas passam a oferecer essa opção a seus clientes, o que deve representar um aumento gradual nos próximos anos.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia do QR Code e as cidades em que já pode ser utilizada para a realização de pagamentos, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre esses e outros temas relacionados a essa tecnologia.