QR Code: diferencial competitivo para pequenas empresas

Os pequenos e microempresários são pessoas que possuem um grande desafio profissional: que é conseguir se manter em um mercado dominado por grandes empresas em praticamente todos os segmentos. Assim, é preciso fazer uso de todo recurso que possa ajudá-lo, como é o caso do QR Code para pequenas empresas.

Embora o uso desta tecnologia possa parecer algo simples, o QR Code para pequenas empresas pode ser um grande diferencial competitivo, de forma que seu negócio consiga se destacar da concorrência direta, com outros estabelecimentos de sua região, e conseguir, assim, atender a um maior número de pessoas.

Porém, para que o uso do QR Code para pequenas empresas seja, de fato, um diferencial competitivo, é preciso que se compreenda as principais maneiras como este recurso pode lhe ajudar no dia a dia. Desta forma, será possível visualizar diferentes maneiras de empregar a tecnologia e otimizar ainda mais os seus resultados.

Assim, confira a seguir quais são as diferentes maneiras de utilização do QR Code para pequenas empresas que podem fazer isso ser um diferencial competitivo e otimize os seus resultados:

  • Divulgação de sua empresa

Uma das primeiras formas de se utilizar o QR Code para pequenas empresas e conseguir fazer disso um diferencial competitivo a seu favor é na divulgação de sua empresa, seus produtos e seus serviços. Isso é algo muito simples de ser feito, pois os códigos visuais podem ser gerados gratuitamente por meio de um aplicativo gerador de QR Code.

Com estes códigos, basta que sejam utilizados para redirecionar as pessoas a suas páginas na internet, como o seu site ou mesmo o perfil em redes sociais, por exemplo. Nestas páginas, as pessoas poderão receber informações a respeito do que sua empresa lhes oferece, de modo que tenham maior interesse em fazer compras na sua empresa.

Esta divulgação, por sua vez, pode ser feita tanto em ambientes virtuais, com a inclusão de seu QR Code em imagens compartilhadas em suas redes sociais, quanto de maneira física, com a distribuição de panfletos ou banners e outdoors próximos à sua empresa.

  • Contato direto com seu público

Uma das coisas positivas que pode diferenciar um pequeno negócio é a forma de lidar com seu público, que tende a ser mais próximo, com mensagens mais rápidas e uma rápida solução de dúvidas ou problemas. Neste ponto, mais uma vez o diferencial pode ser o uso do QR Code para pequenas empresas.

Isso porque, ao contar com o uso dos códigos visuais, é possível que as pessoas tenham acesso direto a um aplicativo de mensagens com o seu número, por exemplo, sem que precisem salvar nenhum contato em seu aparelho. Esta maior facilidade faz com que as pessoas tenham maior interesse neste contato, o que pode as levar a uma definição facilitada por comprar em sua empresa.

  • Acesso a loja virtual

Mesmo para pequenas empresas, as plataformas de vendas na internet são essenciais, pois um número muito elevado de pessoas prefere fazer as suas compras de maneira digital, sem que seja necessário se deslocar até uma loja física.

Dessa forma, mais uma vez se destaca o uso do QR Code para pequenas empresas, pois não é preciso que as pessoas saibam logo de cara o nome de sua loja ou o endereço virtual, pois poderão acessar esta plataforma diretamente ao fazer a leitura do código visual.

Esta facilidade faz as pessoas terem menos tempo entre o ímpeto de visitar a loja virtual e fazer suas compras, o que pode resultar em um número bem mais elevado de vendas em comparação a empresas que não contem com este recurso.

  • Opção de forma de pagamento a seus clientes

Além de todas estas possibilidades de uso para que o QR Code para pequenas empresas seja um diferencial competitivo, há, ainda, a possibilidade de que este recurso seja empregado como uma opção de forma de pagamento. Ou seja, oferecer a seus clientes que paguem por suas compras diretamente por seu smartphone, apenas com a leitura de um código visual.

Esta alternativa faz com que não seja necessário que estas pessoas tenham dinheiro em espécie, ou mesmo cartões de crédito ou débito em mãos no momento de pagarem por suas compras, o que gera uma facilidade muito grande e se torna um atrativo para o seu estabelecimento.

Mais do que isso, ao receber pagamentos com o QR Code, você ainda poderá contar com toda a segurança que esta tecnologia oferece para a sua empresa, como a eliminação do risco de golpes financeiros, além do recebimento mais rápido de seu dinheiro.

Agora que você conhece um pouco melhor os motivos que fazem com que o QR Code para pequenas empresas seja um importante diferencial competitivo, utilize esta ferramenta em seu negócio de forma que suas estratégias comerciais possam ser beneficiadas.

Para conhecer ainda melhor o uso do QR Code para pequenas empresas, bem como muitas outras finalidades para as quais a tecnologia pode ser utilizada, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas que poderão lhe manter sempre bem informado a respeito deste recurso!