QR Code Curitiba – Como comprar, pagar e usar

A cidade de Curitiba

Conhecida por ser uma das principais capitais do Brasil, a cidade de Curitiba é uma das mais procuradas por pessoas que desejam tanto um lugar com boa qualidade de vida para fixarem residência, quanto por pessoas que querem apenas conhecer seus atrativos turísticos e realizar passeios pela cidade ao ficar por alguns dias na capital paranaense.

Muito disso se deve ao fato de que a cidade foi considerada, em pesquisas recentes como uma das dez melhores do mundo em termos de qualidade de vida, com uma boa segurança para um município de grande porte, bem como um número positivo de ofertas de emprego e opções de entretenimento, por exemplo, entre outros fatores que elevam a cidade a este patamar.

Entre estas opções de entretenimento, que tornam Curitiba tanto um bom lugar para se morar como um excelente ponto turístico, alguns pontos merecem destaque, como as diversas opções de parques, museus e, obviamente, o muito conhecido jardim botânico.

Tudo isso é ainda mais ressaltado pela grande consciência ambiental presente na cidade, com muitas áreas verdes espalhadas pelo município, que servem tanto como áreas de lazer como inspiração para projetos de sustentabilidade, muito presentes em Curitiba.

Além disso, Curitiba é uma das cidades com melhor desenvolvimento tecnológico no Brasil, pois é sede de diversas empresas e indústrias e oferece um acesso muito mais facilitado a tecnologias recentes para os seus moradores em relação a outras regiões do Brasil, o que permite um avanço ainda maior neste setor.

A nova tecnologia do QR Code

Uma das principais tecnologias que conquistou espaço no mundo todo nos últimos anos foi o QR Code, pois representou uma evolução como a muito tempo não se via com relação a esse tipo de armazenamento de informações e conteúdos.

Para que se possa ter uma melhor noção do que é o QR Code, essa tecnologia pode ser descrita como uma evolução do antigo código de barras, o qual se utilizava de um único padrão de dimensão horizontal, enquanto o QR Code pode mesclar informações em planos horizontais e verticais ao mesmo tempo.

Dessa maneira, enquanto os códigos de barras armazenam apenas informações numéricas que são representadas por uma imagem retangular formada por linhas e números, o QR Code é uma imagem quadrada composta por diferentes caracteres que são decodificados e podem armazenar uma quantidade muito maior de informações.

As principais diferenças e facilidades proporcionadas pelo QR Code e sua nova tecnologia podem começar a serem vistas na forma como se pode ler as informações nesse tipo de imagem. Enquanto há a necessidade de se ter um scanner digital para a leitura de códigos antigos, como os códigos de barras, o QR Code pode ser lido por uma câmera de celular que tenha o programa de decodificação de seu conteúdo.

Essa maior facilidade, aliada à possibilidade de que o QR Code armazene diversas informações, a faz ser uma tecnologia muito atraente para todos os setores comerciais, pois a leitura de um QR Code pode ser utilizada para diversas finalidades.

Por exemplo, um dos primeiros tipos de uso que fez com que o QR Code começasse a se tornar uma ferramenta mais popular foi a sua utilização para redirecionar as pessoas para determinadas páginas da internet. Dessa forma, qualquer empresa que desejasse aumentar o seu tráfego digital poderia utilizar essa ferramenta para que fosse mais rápido e prático que as pessoas visitassem seu site.

A partir disso, a divulgação de conteúdos e mesmo a realização de downloads se tornou muito mais facilitada com o uso do QR Code, pois essa nova tecnologia permite que apenas com o uso de sua câmera se acesse ou baixe conteúdo digital, sem a necessidade de, sequer, precisar que seja digitado um endereço ou feita uma busca pela internet.

A mais recente utilização do QR Code, e que ainda conta com uma expansão em movimento principalmente no Brasil, é a utilização do QR Code como forma de pagamento de contas e compras. Ou seja, apenas por meio da leitura de um QR Code é possível que se faça o pagamento de valores determinados de acordo com o código gerado, com o desconto desse valor diretamente na conta bancária do cliente, o que torna o pagamento ainda mais ágil e prático.

QR Code em Curitiba

Por se tratar de uma das cidades mais desenvolvidas em termos de tecnologia no país, obviamente, Curitiba é uma das cidades em que o uso do QR Code como forma de pagamento ganha mais destaque por conta de sua facilidade e benefícios.

No entanto, ainda não são todas as lojas e empresas que aceitam esse tipo de pagamento, pois por se tratar de uma tecnologia recente, especialmente para a realização de pagamentos, é preciso que haja uma preparação e a estruturação do comércio para receber pagamentos por meio do uso de QR Code.

Mesmo assim, é cada vez maior o número de empresas e lojas de Curitiba que aceitam o QR Code como meio de pagamento, o que demonstra a força que essa tecnologia conquista a cada dia, e que, em breve, será uma das formas de pagamento mais comuns em todo o país.

Em especial, as empresas do ramo alimentício são algumas das que mais aceitam esse método de pagamento, o que abre o caminho para ainda mais comerciantes aderirem à nova tecnologia em muito pouco tempo.