QR Code Cuiabá – Como usar e vender

A região centro-oeste do Brasil é, sem dúvida alguma, de grande importância para o país, mesmo que seja uma das regiões menos conhecidas por grande parte da população e longe do litoral, que possui alguns dos cartões postais mais conhecidos. Uma das cidades que contribui para a importância desta região é Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

Mesmo que esteja distante das parias e das belas paisagens litorâneas do Brasil, isso não faz com que a cidade de Cuiabá tenha menor destaque, inclusive no setor de turismo. Isso porque a cidade possui um dos destinos mais procurados do centro-oeste brasileiro, o Pantanal.

Além disso, outros locais como a Chapada dos Guimarães, por exemplo, contribuem para um aumento significativo dos números de visitantes. Outro fator que contribui para que muitos turistas se dirijam à Cuiabá é seu enorme valor cultural e histórico, uma vez que a cidade possui diversas construções do período colonial que ajudam a contar sua importância na história brasileira.

No entanto, o turismo não é o principal pilar da economia da cidade de Cuiabá, a qual possui sua maior força voltada para os setores de comércio e serviços, além da indústria, também bastante representativa no município.

O comércio, de uma forma geral, é impulsionado pelo elevado número de estabelecimentos varejistas, os quais são bastante variados e oferecem grande diversidade de atendimento aos moradores de Cuiabá. Já a indústria é bastante centralizada pela agroindústria, que contribui diretamente para que o município tenha um PIB que gira em torno de 12 bilhões de reais por ano.

A nova tecnologia do QR Code

A tecnologia está em constante evolução, e cada vez mais presente na vida de todas as pessoas para lhe oferecer maiores facilidades e recursos em seu cotidiano. Entre estas tecnologias, uma das mais importantes e mais utilizadas atualmente é o QR Code.

Muito disso se deve ao fato de que o QR Code é bastante versátil, e pode ter sua funcionalidade implementada em diferentes ações e serviços. Por conta disso, é cada vez mais comum que seja empregado tanto por empresas privadas quanto em serviços públicos.

Isso faz com que seja possível se deparar com um QR Code que deve ser lido para que se possa ter acesso a um espaço reservado, para um cadastro em empresas, para recebimento ou compartilhamento de informações entre outras ações.

No entanto, mesmo com esta versatilidade, um dos principais usos do QR Code é para a realização de transações financeiras, em especial o pagamento de compras. Porém, ainda existem muitas pessoas que possuem dúvidas a respeito deste emprego da tecnologia QR Code, e até mesmo comerciantes e vendedores com receio de implementar este recurso a seus clientes.

Estas dúvidas e receios, no entanto, não se justificam, uma vez que esta é uma das tecnologias mais simples e fáceis de se utilizar dentre todas as disponíveis atualmente.

No caso dos clientes, o uso do QR Code para pagamento de suas compras é muito simples, pois basta que se tenha um aparelho celular ou smartphone com câmera em bom funcionamento e um aplicativo leitor de QR Code instalado. Desta forma, basta que se faça a leitura do código fornecido pelo estabelecimento e o valor é transferido diretamente de sua conta para a empresa.

Isso torna desnecessário que o cliente carregue consigo valores em dinheiro, ou mesmo cartões de débito e crédito. Assim, além da segurança oferecida pela transação completamente digital, o cliente conta ainda com a segurança de não precisar se deslocar até o local de compra em posse destes valores.

Já para o comerciante e os estabelecimentos comerciais as vantagens podem ser ainda maiores, pois além da segurança deste tipo de transação podem contar ainda com uma grande economia. Isso porque o estabelecimento precisa apenas utilizar um aplicativo que gere os códigos QR para que seus clientes possam fazer o pagamento, sem a necessidade de qualquer outro equipamento caro e complexo.

Em comparação com o principal tipo de código utilizado atualmente nestes estabelecimentos, o código de barras, o QR Code apresenta muitos benefícios a mais. Enquanto os códigos QR não precisam de equipamentos complementares, os códigos de barra exigem que se tenha um scanner de raio vermelho ligado a um computador para que haja a decodificação.

O QR Code na cidade de Cuiabá

A implementação do QR Code como uma forma de pagamento em estabelecimentos comerciais é algo em início, e que levará algum tempo para que esteja completa. Em especial, as cidades que contam com um comércio mais forte e que recebem muitos visitantes são algumas das que devem contar com esta tecnologia de forma mais rápida.

Desta forma, nos estabelecimentos de Cuiabá, já é possível encontrar muitas lojas e comércios nos quais o QR Code é aceito como forma de pagamento para maior comodidade dos clientes.

Grande parte disso se deve ao fato de que os estabelecimentos voltados para o setor de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e redes de fast food, por exemplo, foram as primeiras a implementarem o QR Code como forma de pagamento. Isso contribuiu para que houvesse uma maior popularização deste recurso e sua consequente ampliação para estabelecimentos de outros ramos.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre este tema!