QR Code Caruaru – Como comprar e como funciona

Conhecida como “capital do forró”, “princesa do agreste” e “capital do agreste”, Caruaru é uma das cidades mais conhecidas e importantes de Pernambuco. É também a mais populosa cidade do interior do Estado e a terceira de todo o Nordeste. Possui um importante polo médico, educacional e cultural, onde também realiza a maior Festa Junina do mundo. São centenas de barracas, shows e danças que atraem pessoas de todo o país.

Mas Caruaru não se resume apenas aos seus megaeventos. A cidade também tem um valioso setor industrial e de serviços, que tiveram amplo crescimento após a expansão da sua principal rodovia. Atenta à tecnologia como forma de crescimento e informação, Caruaru vem utilizando cada vez mais o QR Code nos mais variados conteúdos e ações.

Uma cidade gigante

A alcunha de “maior festa junina do mundo” não é história de moradores da cidade, mas está realmente registrada no Ginness World Records. Por fazer parte do livro dos recordes, anualmente Caruaru recebe turistas do Brasil e do mundo para se divertir e degustar as suas comidas típicas.

A grandiosidade da cidade também se reflete na Feira de Caruaru, que recebeu o título de patrimônio imaterial do país, pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A feira ao ar livre oferece produtos convencionais e o artesanato local, que inclusive, é também reconhecido pelas suas peculiaridades exclusivas. A cidade possui o primeiro Centro de Artes Figurativa de toda a América, que homenageia o Mestre Vitalino. Um dos principais artistas populares do Brasil, já levou sua obra para a Europa e algumas estão expostas no Museu do Louvre.

O nome da cidade tem origem nos índios cariris, cujo significado é até hoje motivo de controvérsias. Há informações de que se trata de um “alimento em abundância” ou “terra com fartura”, nome de uma planta e até um tipo de lagarto. Caruaru está localizada no chamado coração do agreste, que centraliza as criações de gado do Estado. Suas terras foram concessionadas para portugueses, como sesmarias.

Um dos proprietários da fazenda mais próspera, José Rodrigues de Jesus, deu início a expansão da região ao construir a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde um povoado começou a surgir. Inúmeras vezes reconstruída, a Igreja da Matriz, se transformou em catedral e centraliza até hoje a cidade. Antigo de Bonito, Caruaru se tornou vila em 1848 e emancipação em 1893, fazendo fronteira hoje com Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Tontama, Riacho das Almas, Bezerros, Altinho e Agrestina.

O clima semiárido do agreste, marca os verões como bastante quentes e invernos chuvosos, apesar de não ser uma região com índice alto pluviométrico. O bioma de caatinga, ainda mostra uma parte da Mata Atlântica e brejos, com vegetação com características muito marcantes como arbustos de galhos retorcidos, árvores de médio e grande porte.

A economia evidencia a desigualdade social da cidade, com média de um salário mínimo por morador. O setor primário, que engloba a agricultura e pecuária, é o que apresenta menor relevância na economia, seguido pelo setor industrial especialmente a produção têxtil. Já o setor terciário, que engloba comércio e serviços, é o que mais fortalece a economia da cidade.

Os principais produtos comercializados são frutas, roupas, calçados, artigos eletrônicos e importados. O maior shopping Center é o Caruaru Shopping, que também oferece uma área para educação e lazer. A saúde e educação ocupam papel importante em Caruaru, sendo uma das cidades que mais investem nos setores. Com 176 estabelecimentos de saúde e média de 627 leitos, que permitem uma longevidade de 73 anos médios para sua população. O mesmo ocorre com a educação, com boas instituições de ensino que vão desde a creche até doutorado.

Outra marca de grandiosidade conquistada por Caruaru é o Alto do Moura, uma comunidade de artistas que ganhou o título de maior Centro de Artes Figurativas das Américas. São mais de mil artesãos na região, que transformaram suas casas em ateliês, disponíveis para visitação dos turistas. No local também fica a Casa Museu Mestre Vitalino e Casa Museu Mestre Galdino.

Focada em organizar grandes eventos como o Festa Junina, a feira de artesanato, feira livre e a feira de sulanca, Caruaru possui o Vale do Tauá, o Autódromo Ayrton Cena, a belíssima vista do Morro do Bom Jesus, o Espaço Cultural Tancredo Neves e a belíssima Serra dos Cavalos.

Também conhecido como Parque Ecológico Professor João Vasconcelos, o local oferece mirantes, cachoeiras e trilhas, que deixam o turista próximo de sua rica fauna e flora.

Afeição pela tecnologia do QR Code

A Prefeitura de Caruaru tem investido muito no QR Code. Além de instalar os códigos bidimensionais em todos os seus pontos turísticos, ela vem utilizando o QR Code para informar a população, agilizar serviços e até para acesso a exames de postos de saúde públicos.

Ao permitir que o paciente tenha acesso aos seus exames via aplicativo ou site, o QR Code consegue aproximar pessoas dos mais variados perfis ao franco uso da tecnologia. Se o paciente fez um exame de sangue, basta que ele use seu smartphone, posicione no código e tenha acesso a todos os detalhes sobre o resultado.

Os pontos turísticos da cidade possuem três idiomas em suas descrições via QR Code, português, inglês e espanhol. A sua criação e distribuição só foi possível pela parceria com a iniciativa privada, tudo para incrementar ainda mais o turismo e auxiliar com dados históricos, mapas para acesso as outras localidades.

Já é comum encontrar o QR Code em cardápios e em catálogos pela cidade, também nas embalagens de mercado e propaganda. Assim como muitas instituições comerciais já permitem o pagamento via QR Code, para agilizar o atendimento e permitir que cada vez mais pessoas possa ter acesso ao consumo. Quer saber mais sobre o QR Code? Entre agora mesmo no site QR Paga.