QR Code Camaçari – Como pagar e cobrar

Uma dos polos hippies do Brasil Camaçari consegue unir a vida prosaica dos pescadores, com uma indústria pujante e vigorosa. Cheia de contrastes, a cidade do recôncavo baiano une como ninguém a modernidade tecnológica de seus centros urbanos, com a beleza rústica da sua natureza litorânea.

Sua região litorânea honra as belezas clássicas da Bahia, assim como é um centro de empregos do Nordeste, provocado principalmente pela indústria petroquímica e automobilística local. Tudo isso gera uma forte atração de pessoas, seja por turismo ou emprego, fazendo com que seja necessário criar uma comunicação ágil e informativa, principalmente pelo uso do QR Code.

Praias e Indústrias no recôncavo baiano

Município da região metropolitana de Salvador, Camaçari é o quarto mais populoso do Estado. Cidade industrial, Camaçari se destaca por ter o sexto maior PIB do Nordeste e segundo da Bahia, pela alta produção local e a área de comércio e serviços que envolvem sua infraestrutura.

A população registrada de 304.302 habitantes foi formada, em grande parte, pelo seu atrativo industrial. Até a década de 1970, posterior a implantação do Polo Petroquímico da Petrobrás, Camaçari tinha um perfil rural. Conhecida como cidade de veraneio, seus moradores viviam da agricultura e pesca, até se unirem aos hippies e formarem uma comunidade bucólica e 100% voltada para a natureza.

A Polo Petroquímico mudou o setor urbano da cidade, impulsionando o surgimento de outras indústrias como a Ford Motor Company Brasil e outras tantas em diversos segmentos como de borracha, têxtil, celulose, energia eólica, bebidas e alimentos, cobre e outros metais entre outros. Com isso, são mais de 13 mil empregos diretos ofertados por essas indústrias, além dos mais de 20 mil terceirizados e 45 mil empregos indiretos, de infraestrutura.

A qualidade de suas águas minerais sempre trouxe turistas para cidade, mas bem longe de outras cidades do Estado como Porto Seguro e a própria capital, Salvador. Por muitos anos, Camaçari manteve seu aspecto rústico de vila de pescadores, com praias quase selvagens e de rara beleza. Os cuidados pertinentes para manter a natureza o mais intacta possível ainda surtem efeito, já que mesmo com o seu grande número de indústrias, Camaçari continua se mantendo um paraíso nordestino.

São 42 km de praias que torna Camaçari a segunda maior orla da Bahia, todas com águas cristalinas e belíssimas. São muitas opções de passeios, que vão desde águas mais calmas para famílias e contemplações, até as mais fortes voltadas ao esporte. O mergulho é um dos passeios mais interessantes, por meio do qual é possível conhecer a fauna marinha litorânea.

Um desses paraísos é a Praia de Guarajuba, que atrai pessoas mais jovens e que buscam o agito de bares, restaurantes e esportes aquáticos. Já a Praia de Busca Vida é mais voltada as famílias, enquanto Barra do Jacuípe preserva sua rotina de pesca e atrai turistas que desejam praticá-la.

Uma das praias mais interessantes é a de Interlagos. Fechada para veículos, por possuir um condomínio, ela tem acessibilidade a pé para qualquer turista interessado em conhecer suas águas. Uma parte da praia tem piscina natural, enquanto outra, dividida por suas dunas, tem ondas fortes.

Quem procura a paz e o romantismo do movimento hippie, encontra na Aldeia de Arembepe o meio de vida intacto de seus descendentes e nativos. A vida simples, cuja natureza é a estrela, se mistura a tradição nordestina de comida farta e que pode ser encontrada no Centro Turístico do local. Cercado de bares e restaurantes, o local também tem shows que apresentam a cultura nordestina.

Mesmo com sua beleza paradisíaca e atividade econômica intensa, Camaçari ainda não é tão procurada pelos turistas como outras cidades do Nordeste. O que ajuda a manter sua qualidade de vida de hábitos simples e a atrair turistas que ainda procuram locais mais calmos para aproveitar o verão.

A tecnologia do QR Code a serviço de Camaçari

A prefeitura de Camaçari vem utilizando o QR Code em praticamente todos os seus processos. Além de implantar o código bidimensional em todos os pontos turísticos da cidade, incluindo as praias mais acessadas, também ajuda nos processos de obtenção de documentos e registros.

O Sedap, implantou o QR Code nas feiras livres de Camaçari, onde é possível que o consumidor acesse a procedência do alimento, assim como se está comprando direto do produtor original ou de um distribuidor. Fixado nas barracas e em local visível, o código também ajuda a indicar o tempo do feirante no ramo, o tipo de cultura utilizada e comercializada, inclusive o seu contato telefônico.

Se no setor turístico o QR Code já é uma ferramenta essencial, até mesmo para viabilizar pagamentos, para a área industrial ele volta as origens e tem como principal função a de catalogar peças e produtos. Necessário para organizar estoques, o QR Code também é essencial para o setor de vendas e marketing, assim como também na administração.

De cidades grandes e muito populosas, até as interioranas, o QR Code já é uma realidade da tecnologia, a serviço do bem-estar da população. O mundo inteiro já utiliza o QR Code! Saiba mais sobre esse mundo grandioso e de inúmeras possibilidades, por meio do site