QR Code Cachoeiro de Itapemirim – Como comprar e como funciona

O município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, é conhecido como a cidade natal do cantor Roberto Carlos, estrela máxima do local. Mas o que muita gente desconhece são as belezas da região, com uma natureza exuberante que molda picos e cascatas, além da bucólica região metropolitana que mantém muito da arquitetura colonial.

Os patrimônios históricos culturais da cidade se misturam com a sua natureza e atraem bastante turistas. Os ares de aventura que os pontos turísticos oferecem são cercados da modernidade oferecida pelo QR Code. Distribuídos em todos os pontos turísticos e também como método de comunicação da prefeitura, o QR Code ajuda Cachoeiro de Itapemirim se conectar com o que há de mais moderno no país.

A pujança da natureza e da economia de Cachoeiro de Itapemirim

O nome de Cachoeiro de Itapemirim, dado pelo governador Francisco Alberto Rubim em 1819, foi criado pela sua localização às margens do Rio Itapemirim e em frente a uma das cachoeiras de seis léguas da região. Mas a grafia do nome só foi oficializada em 1885, por Alfredo Mário Pinto, através de sua Câmara Municipal.

Segundo polo econômico do Espírito Santo, atrás apenas da capital Vitória, Cachoeiro do Itapemirim possui uma das maiores jazidas de mármore do país, assim como outras rochas ornamentais. O extrativismo é o principal mercado da cidade, que também exporta granitos e calcários. Também é a sede da Viação Itapemirim, que corta o Brasil com seus transportes, e da Fábrica de Cimento Itabira, a maior do grupo João Santos, e que a torna o maior polo da indústria de cimentos do Brasil.

Outras indústrias, como a de calçados e laticínios também se destacam, assim como a pecuária e a cafeicultura. Mas toda essa expansão demorou a acontecer na cidade, que teve presença tímida na economia brasileira no século XIX, mas começou a se destacar no século XX, mesmo período de uma maior colonização.

A Companhia de Jesus foi a responsável pelo início de seu povoamento, mas não foi bem sucedido devido ao seu relevo montanhoso. Os nativos da região eram quase exclusivos, apesar das investidas dos mineradores. O advento do café trouxe migrantes para expandir a região e tornar a comercialização de produtos agrícolas de Cachoeiro de Itapemirim mais ativo e atrativo.

Hoje, Cachoeiro de Itapemirim tem um núcleo urbano de suma importância para toda a região Sudeste, sendo muito próximo da Capital e que foi beneficiado por rodovias que interligam a cidade a todo o Brasil.

O turismo é basicamente voltado para a natureza. Trilhas rumo aos Picos do Frade e Freira, Pedra de Itabira, Pico de Itabira, assim como as suas cachoeiras como a Cachoeira Alta, Cachoeira da Abundância, Cachoeira do Centro, Cachoeira da Prata e Cachoeira de Bom Jardim, as margens da bela Bacia do Rio Itapemirim, oferecem passeios cheios de aventura e beleza.

Outro ponto muito procurado para o turismo de aventura é a Rampa de Parapente do Mirante. Um verdadeiro espetáculo visual, seu acesso é o único de asfalto, possui instrutores de parapente e voos duplos e tem restaurante próximo.

Já monumentos como a Estação Ferroviária, remete o turista aos tempos auges da comercialização do café. O Arquivo Histórico da Casa da Memória, a Igreja Nosso Senhor dos Passos, a Fabrica Pios, Palácio Bernardino Monteiro e o Teatro Rubem Braga mostram a diversidade da arquitetura da cidade.

Há vários cidadãos ilustres nascidos em Cachoeiro de Itapemirim e alguns possuem centros culturais em homenagem e eles, tal como a Casa de Cultura Roberto Carlos. A casa onde o cantor nasceu e morou com sua família durante a infância, guarda muitos objetos que pertenceram a ele e mantém a mobília da época.

Já a Casa dos Braga também é o local de nascimento e moradia do escritor Rubem Braga. A casa foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura e atualmente é uma biblioteca.

QR Code em toda a cidade

O QR Code já está introduzido em toda a cidade de Cachoeiro do Itapemirim. Desde pontos turísticos até a documentação da cidade, o uso da tecnologia vem dinamizando a vida dos turistas e moradores do local.

Cada ponto turístico possui o QR Code, que permite acesso a informações sobre o local, sua história e acessibilidade. O código também é usado para orientar e prevenir sobre a covid-19, a partir de materiais de higienização e aglomeração.

A Viação Itapemirim já oferece passagens através do QR Code, tanto para o pagamento quanto para o acesso ao transporte. O QR Code também é facilmente encontrado na publicidade local e nas embalagens do comércio. O QR Code também está disponível nos ônibus com informações sobre a empresa e sua frota, assim como dicas de viagens.

Já na prefeitura, vem utilizando o QR COde para emissão de documentos como identidade, certidões, concursos e outros ofícios. Toda a comunicação da prefeitura, incluindo material didático e informativo nas escolas, também utilizam a tecnologia para atingir um maior número de pessoas com apenas um toque pelo celular e com acesso a internet.

Conheça mais sobre o mundo do QR Code, visitando nosso site Lá você encontra informações sobre sua utilização e muito mais!