QR Code Cabo Frio – Como gerar e cobrar

A cidade de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos, ao norte do Rio de Janeiro, é um dos locais mais procurados para turismo nacional e internacional. Suas belas praias e infraestrutura são perfeitas para quem procura um local com natureza exuberante e que não tenha cedido a especulação imobiliária com tanta intensidade.

Mas engana-se quem acredita encontrar em Cabo Frio uma cidade rústica e com poucos centros comerciais. O local é centro de referência da região, focada na sua principal vocação, que é a de receber turistas. Com bons hotéis, pousadas, restaurantes e organização para abraçar o turismo, Cabo Frio já conta com a tecnologia do QR Code para informar e facilitar a vida de todos no seu dia a dia.

Um paraíso no Rio de Janeiro

Cabo Frio foi descoberta por Américo Vespúcio e recebeu o primeiro nome de Praia de Cabo Rama, onde se localiza atualmente da Praia dos Anjos. Foi a primeira feitoria de Vespúcio no Brasil, que deixou o local apenas com uma casa de barro e palha, com 24 homens para proteger.

Faz parte das cidades mais antigas do Brasil e de onde se iniciou a devastação da floresta para implantação de novas vilas e fazendas. Repleta de história, Cabo Frio foi local de guerras entre os portugueses e viajantes de outros países, que desejavam ali aportar e dominar. O Forte de São Matheus foi construído exatamente para proteger o litoral, das possíveis invasões estrangeiras.

Com tantas tentativas de invasões, os portugueses se estabeleceram definitivamente na cidade, contando também com os escravos para o seu desenvolvimento econômico. A cidade e suas praias foram um dos principais pontos de desembarque clandestino de navios negreiros, sendo aplacados pela Marinha do Brasil. E foi exatamente após a abolição, que o município teve uma queda drástica em sua economia, só voltando ao crescimento quando passou a focar na indústria do turismo, de sal e pesca.

O imperador Dom Pedro II visitou a cidade em 1847, doando uma quantia para a construção da Fonte do Itajuru e Charitas, assim como a criação de enfermarias para atender aos moradores de toda a região. Incentivou também o desenvolvimento da Salinas Perynas, que foi o marco inicial para a implantação do salineiro de Araruama.

O pescado de camarão e outros peixes também faz parte da economia de Cabo Frio, desde a sua fundação e se mantém entre os nativos. Assim como a construção naval, de cal e, principalmente, o parque salineiro que já dá sinais de exaustão. Hoje também há a indústria têxtil voltada para a moda praia, cuja Rua dos Biquínis é um shopping ao ar livre e que impulsiona a importação das peças para várias partes do mundo. Sem contar com os royalties originários do petróleo da Bacia de Campos.

Com a criação do Polo de Desenvolvimento de Cabo Frio, em parceria entre a FIRJAN e a prefeitura, a proposta é dinamizar a economia da cidade, aumentar a geração de empregos e renda. Um espaço de mais de 2 milhões de m², próximo ao aeroporto, rodovias e do Porto do Forno, o foco principal é a criação de indústrias tecnológicas, de sustentabilidade e de logística.

Cidade com a maior economia da Região dos Lagos, já teve como distritos Arraial do Cabo e Armação de Búzios. Mesmo com a beleza e charme dos municípios que tiveram sua emancipação, Cabo Frio continua sendo a mais importante rota de turismo do interior do Rio de Janeiro, principalmente da Costa do Sol.

Com a criação de novas ruas e melhora das vias de acesso, o turismo começou a ser valorizado. Foi crescente o número da procura pelas atrações de Cabo Frio, praticamente toda voltada para a natureza exuberante e encantadora da cidade. Até os anos de 1970, Cabo Frio ainda era para os aventureiros e poucos privilegiados, as partir dessa década, que culminou com a inauguração da Ponte Rio-Niterói, Cabo Frio foi finalmente descoberta pelo mundo.

Se até os anos de 1990 e 2000 Cabo Frio padecia de problemas sérios de infraestrutura local, mas começou a receber investimentos de todas as esferas governamentais para melhorar o abastecimento de água, esgoto, energia elétrica, telecomunicações, saúde e educação. Com isso, não só o turismo foi valorizado quanto também a cidade para moradia, incluindo o polo universitário.

Cabo Frio possui reservas arqueológicas como o Sambaqui do Forte, Boca da Barra e Dunas Brancas, quase sempre abertas a visitação e todas com uma beleza mais que especial. Mas são as suas praias que atraem tantos turistas. Algumas delas são consideradas na lista das mais belas do Brasil, como a Praia do Forte. Mais conhecida da região e popular, mesmo sendo urbana possui areia branca e fina, com águas cristalinas.

Das praias preferidas pelos surfistas são a Praia do Foguete, Praia do Peró e Praias das Dunas. Para quem deseja curtir águas mais calmas, pode ir à Praia do Pontal, Praia das Palmeiras, Praia das Conchas e a Ilha do Japonês.

Cheias de dunas brancas e um clima muito atraente quase todo o ano, quase todas as praias possuem quiosques. Em geral, as praias abrigam todos os perfis de famílias, jovens, adolescentes, aventureiros, casais, solteiros em busca de paquera, que podem aproveitar bons restaurantes e bares tanto nas praias como ao redor da cidade.

A tecnologia sempre presente

A cidade de Cabo Frio também vem se modernizando e implantando o QR Code no seu dia a dia. Em especial durante a pandemia, ele tem sido fundamental para dinamizar os serviços, como a emissão de voucher digital para ter acesso a cidade. Esse procedimento também tem sido testado pela rede hoteleira e nas casas de aluguel.

Cabo Frio também lançou o QR de Segurança, que permite aos turistas e cidadãos da cidade interagir com a PM local. Dessa forma, poderão acessar endereços e telefones de proteção, assim como dicas de segurança para se proteger.

A prefeitura também direcionou recursos para implantar painéis de informações em todos os seus pontos turísticos, com a impressão de QR Codes. Dessa forma, será possível acessar dados sobre o local, sua história, locomoção, comércio local e muito mais.

Conheça mais sobre as inúmeras utilizações de QR Code e essa tecnologia tão dinâmica, através do site Sempre com conteúdos originais e atualizados, com a melhor informação para você!