QR Code Brusque – Como pagar e vender

A Europa está bem representada pela cidade de Brusque, em Santa Catarina. Com média de 135 mil habitantes, a décima segunda maior população do Estado traz um pedaço da Alemanha para o Brasil. Conhecida por seus pratos típicos, eventos e cultura, Brusque também é uma referência têxtil do país.

Suas ruas mantém a arquitetura alemã, que proporcionam um aspecto europeu e que combina perfeitamente com o clima frio da região. Como é também um centro turístico, Brusque vem buscando na tecnologia, meios de dinamizar as informações principalmente com o uso do QR Code. Não só os pontos turísticos, mas também na parte administrativa e de pagamento, o uso do QR Code vem facilitando a vida de todos.

A Alemanha é também aqui!

Brusque é uma das sete cidades alemãs de Santa Catarina, que atrai pela sua história de colonização, suas características arquitetônicas e culturais, assim como as belezas naturais da região e eventos.

As margens do rio Itajaí-Mirim, antes da criação de Brusque havia uma disputa entre os índios Guaranis e os Kaingangs, até que o local foi destinado a colonização de imigrantes para exploração da madeira. Porém, a imigração em passa dos europeus só ocorreu a partir de 1860.

O Barão Von Schneeburg trouxe 54 imigrantes da Alemanha, da região de Baden, onde batizou como Colônia Itajahy. Até que nos anos seguintes mais alemães se juntaram ao grupo e em 1890 o local foi batizado de Brusque, em homenagem ao presidente da província que se tornou o Estado de Santa Catarina, Fernando Brusque.

Com a grande maioria de sua população vinda da Alemanha, é natural que Brusque tivesse as características europeias. Andar pelas suas ruas é ter uma experiência diferenciada, já que sua arquitetura é idêntica a das cidades do interior da Alemanha, assim como sua culinária, tradições e festas populares.

Mas mesmo sendo majoritariamente composto por alemães, imigrantes ingleses e irlandeses também chegaram em Brusque, em 1867. Em seguida, vieram os italianos, em 1875 e no mesmo período os poloneses.

Brusque é uma cidade industrializada, conhecida como “cidade dos tecidos” e “berço da fiação”. João Bauer deu início a indústria têxtil, reforçada pelos poloneses tecelões, onde Carlos Renaux deu sequência com teares de madeiras rústicos que deu início a Fábrida de Tecidos Carlos Renaux. Hoje a área de confecções se mantém com sucesso, por meio de fábricas como a Colcci.

Outras indústrias conhecidas também são de lá, como a Buettner, a Schlosser e a Consul. Já a Fundição Hercules S.A foi a pioneira na indústria metalúrgica, que impulsionou a mercado automotivo, de equipamentos eletromecânicos e de máquinas em geral. Além da Fundição Hercules AS também são conhecidas a Metalúrgica Brusque, Siemsem, Fischer, BOMASi, Atenas Metalúrgica e Kimak.

Brusque é dividida em 33 bairros, com clima ameno de temperatura média anual de 15°C, chegando até mesmo nevar no inverno do Vale Itajaí. Esse frio mais intenso e que contrasta com grande parte do Brasil e seu clima tropical, é uma das atrações turísticas.

O turismo é uma indústria muito valorizada na cidade, cuja destaque maior é para o de compras. A cidade possui grandes centros comerciais, para venda no atacado, o que facilita para comerciantes e vendedores autônomos de roupas de cama, mesa e banho, assim como vestuário.

Outro destaque é para o turismo religioso, especialmente para uma tradição vinda da Itália, precisamente de Caravaggio, que criaram o Santuário Azambuja. A região inclui a Gruta de Nossa Senhora do Azambuja, o Morro do Rosário, o Seminário Menor, o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e o Hospital Arquidiocesano.

Eventos como a Festa de Nossa Senhora de Azambuja, o FENAJEEP e a Fenarreco, trazem um bom número de pessoas para a cidade, que podem provar um dos seus pratos típicos mais famosos, o “Ente mit Rotkohl”, feito com marreco e repolho.

Já o turismo ecológico aborda os Parques como o Zoobotânico, que mantém mais de cem espécies de animais próximos de seu habitat natural, sendo próximo da Mata Atlântica. Ele possui um teleférico, que na maior parte das vezes está desativado por segurança.

Há ainda o Parque das Esculturas, com peças de artistas de várias partes do mundo, inclusive de Oscar Niemeyer, expostas ao ar livre. Já o Observatório Astronômico Tadeu Cristóvam Mikowski, possuium grande telescópio que ajuda bastante em pesquisas sobre o espaço.

Enquanto o Paço Municipal, onde estão a prefeitura, a câmara de vereadores e o fórum, se une a Arena Multiuso, casa do Brusque, Ponte Estaiada, o Terminal Urbano, a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, a Colina Evangélica e a Praça Barão Von Schneeburg para a visitação turística. Todos são parte do patrimônio histórico da cidade e se mantém em bom nível de conservação.

A tecnologia do QR Code

A tecnologia do QR Code, o código bidimensional capaz de inúmeras utilidades, já está presente na cidade de Brusque. Uma das primeiras ações criadas para o uso do QR Code foi sua inclusão em locais para comer na cidade.

O QR Code pode ser visto em praticamente todos os restaurantes e lanchonetes, seja como cardápio virtual, para fazer pedidos ou efetuar pagamentos. Outras lojas, inclusive de departamentos, têm adotado a tecnologia para expor seu catálogo de roupas e efetivar pagamentos com a facilidade do smartphone.

A prefeitura e a Câmara Municipal também utilizam a tecnologia do QR Code em suas atividades. É possível usar o QR Code para realizar inscrições em provas, concursos ou educação, emitir e retirar documentos, agendar atendimento entre outras formatações.

Também é possível acessar o QR Code nos locais turísticos, como os patrimônios históricos da cidade. Apenas posicionando o código se tem acesso a informações sobre a história da cidade e do local específico. Já nos hotéis e pousadas, o QR Code ajuda a indicar as opções turísticas, horários e serviços que podem ajudar ao turista.

Saiba mais sobre o uso do QR COde e todo o seu potencial de utilização, através do site