QR Code Barretos – Como cobrar e pagar

O QR Code é um método de pagamento que pode ser adotado tanto em negociações presenciais quanto online. Em adição, o acesso fácil e a agilidade nas transações mostram o grande potencial para esse meio se transformar em algo tão recorrente como dinheiro ou cartões de crédito.

Para prosseguirmos com o tema, precisamos primeiro explicar o que é o QR Code. A sigla significa Quick Response Code em inglês, que pode ser traduzida para o português como código de resposta rápido. Esse mecanismo, como o nome já entrega, foi pensado para agilizar procedimentos previamente realizados pelos códigos de barras convencionais.

Antes de entendermos como o QR Code se encaixa na vida de quem faz comércio em Barretos, é imprescindível conhecer um pouco mais o perfil da cidade. E é sobre isso que trataremos a seguir.

Saiba mais sobre a cidade de Barretos

Barretos é um município brasileiro localizado no estado de São Paulo, pertencente à mesorregião de Ribeirão Preto. Em levantamento de 2019, a sua população foi estimada em 122.098 de moradoras, em uma área de 1.563,6 km². Essa localidade é renomada nacionalmente por receber a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, tida como o maior festival de rodeio e música sertaneja do Brasil. Também é conhecida pelo Hospital do Amor, uma referência internacional no tratamento de câncer.

A base econômica de Barreiros é composta, sobretudo, pela atividade agrícola, comércio e a prestação de serviços variados. A cultura de cana é responsável por 44% das plantações locais, mas o plantio de laranja vem ganhando espaço, correspondendo a 32%. As indústrias de laticínio, confecções, borracha, cutelaria e frigorífero também estão bem instaladas na região. Com um cenário econômico tão eclética e intensa, Barretos tem grande potencial para a implementação do QR Code.

Sobre a origem do QR Code

Como já mencionamos, apesar do QR Code só ter se difundido na última década, a sua criação data de 1994. Os responsáveis por essa invenção foram os engenheiros da Denso Wave, uma subsidiária do Grupo Toyota no Japão.

No começo, essa ferramenta foi pensada sobretudo para auxiliar na logística de armazéns e estoques de grandes empresas. Seu objetivo era facilitar a logística da companhia e superar algumas dificuldades presentes nos códigos de barras convencionais. E quais eram essas dificuldades?

Os operadores tinham que ler muitos símbolos e buscar inúmeras referências, que atrasava o trabalho. Outro empecilho significativo estava no fato de itens de tamanhos diferentes precisarem de códigos menores e capazes de se adequar às proporções do produto. Aqui, o QR Code surgiu como uma alternativa para solucionar essas questões.

Depois de se estabelecer como um instrumento útil para a área de logística, o QR Code ganhou espaço em outras etapas da cadeia produtiva. Além disso, hoje ele está presente na rotina muitos indivíduos na hora de pagar contas.

Conheça as vantagens e limitações do QR Code

Se você pretende empregar o QR Code para cobrar ou pagar em Barretos, é necessário saber os pontos forte e as desvantagens dessa estratégia.

Entre os benefícios que o QR Code traz para empresas e para o público, podemos destacar:

• Prazo de recebimento

Pagar com QR Code garante maior praticidade para todos os envolvidos. Com o código em mãos, o comprador não tem que procurar dinheiro ou cartões na carteira. Toda informação necessária está a um clique no próprio celular.

• Segurança

Quando comparado com outras formas de pagamento, o QR Code tende a ser mais seguro, particularmente em relação a cartão de crédito e dinheiro. Isso porque ele dispõe de um sistema de criptografia único, que protege contra o roubo de dados.

• Integração

Na atualidade, as novas “carteiras digitais” possibilitam que o indivíduo armazene todos os seus documentos e informações em um mesmo local. Ou seja, em um futuro próximo, será mais comum não carregar dinheiro e nem mesmo cartões de crédito com você.

E as limitações, quais são?

O maior desafio do QR Code está na propagação do código de barras, em especial no mercado nacional. As companhias já estão habituados a usarem os códigos de barras para o controle das suas mercadorias e se adequar ao QR Code demanda um esforço adicional. Portanto, pode levar algum tempo até a maioria dos negócios implementarem o QR em Barretos e demais cidades.

Como usar o QR para cobrar e pagar

Para cobrar e pagar por uma mercadoria ou serviço em Barretos é muito simples! Basta o cliente apontar a câmera de um dispositivo eletrônico, como smartphone ou tablet, para o código correspondente, com um aplicativo de leitura aberto. Na sequência, o próprio app conclui o escaneamento e direciona o usuário para a área de pagamento.

Esse processo costuma ser bastante seguro porque, ao escanear o QR Code, o consumidor sempre poderá acessas aos dados da cobrança antes de finalizar a compra. Os dados em questão são: CPF/ CNPJ do pagador, além das informações do emissor daquela cobrança, isto é, para onde o dinheiro irá.

Para cobrar, o vendedor deve escolher uma das tecnologias que aceitem receber pagamentos por QR Code. Entre as alternativas estão:

• Maquininhas digitais;

• Contas Digitais;

• Carteiras Digitais.

Conclusão

Para concluirmos, achamos pertinente reforçar que o QR é uma tecnologia bem compreendida por gestores no mundo inteiro e que deve continuar em ascensão nos próximos anos. Cada vez mais, existe uma demanda do mercado por maior eficiência e segurança em todas as negociações. Assim, nossa projeção é que o uso de QR Code para cobrar e pagar em Barretos se torne ainda mais difundido.

Nós esperamos que o presente artigo tenha ilustrado bem os benefícios de se usar o QR Code para comprar ou pagar. A economia diversa de Barretos ganhará em agilidade e segurança ao aderir a essa tendência, então aproveite.

Para finalizar, convidamos você a visitar o site da QR Paga para ler mais sobre essa tecnologia. Bons negócios